TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CADEIA DE VALORES

Por:   •  27/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

                                       [pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

INSTITUTO TRÊS RIOS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

IH162 – ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Prof. Daniella Cristina Santos Quevedo

Prof. Lilian Cherrine

CADEIA DE VALORES

Isabella Cristina de Souza

2016630602

JULHO/2017

Cadeia de valor

Consiste em macroprocessos desde o insumo (input) até a chegada final ao cliente. Ela designa uma séria de atividades relacionadas e desenvolvidas pela empresa a fim de satisfazer as necessidades dos clientes, desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e venda até a fase da distribuição para o consumidor final. Cada elo dessa cadeia de atividade está interligado.

No entanto, cadeia de valor envolve muito mais do que aspectos gerenciais. A cadeia de valor de Porter é utilizada para um objetivo mais eficiente e amplo. É constituída por muitas atividades criadoras de valor, desde as matérias-primas básicas, passando por fornecedores de componentes e indo até o produto final entregue para o consumidor.

O objetivo da cadeia de valor é identificar os principais fluxos de processos dentro de uma organização. Um modelo essencial é um fluxograma de processos específicos de alto nível, interligados para mostrar fluxos de processo, os quais podem ainda ser divididos em subprocessos e suas atividades de apoio.

Para que possamos identificar as atividades é analisar que quanto mais pessoas e áreas funcionais participarem de um processo, ou quanto mais níveis de aprovação existirem, maior a probabilidade dele conter alta proporção de trabalhos que não agregam valor.

Elementos da cadeia de valor

  • Atividades primárias: Podemos identificar cinco atividades genéricas primárias, sendo elas: Logística interna, Operações, Logística Externa, Marketing e Vendas.
  • Atividades de apoio: Estas também podem ser divididas em uma série de atividades de valor distintas, específicas a uma determinada indústria, são classificadas em quatro categorias: Aquisição, Desenvolvimento de tecnologia, Gerência de recursos humanos e infra-estrutura.

Elos dentro da cadeia de valores

As atividades de valor são pontos fundamentais para a identificação da cadeia de valor, mas elas não são independentes, e sim interdependentes. Como Porter dizia, as atividades de valor estão relacionadas por meio de elos dentro da cadeia de valores, são relações entre o modo de como a atividade é executada e o custo ou desempenho de uma outra. Os elos mais óbvios são aqueles entre atividades de apoio e atividades primárias.

O correto gerenciamento de uma cadeia de valor, se torna diferencial competitivo visto que colabora para a rentabilidade do empreendimento por meio da identificação e eliminação de atividades que não adicionam valor ao produto. Trabalhar uma estratégia de produção levando em conta a cadeia de valor dá para se configurar na diferença entre o sucesso e o fracasso, uma vez que leva em consideração todas as etapas do processo do produtivo.

A produtividade de uma empresa é o elo sua vantagem competitiva e a cadeia de valor. Assim, se torna muito importante estudar a cadeia de valor e utilizar estratégias que diferenciem a empresa das demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (138.8 Kb)   docx (65.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com