TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CIÊNCIA E A FILOSOFIA

Por:   •  15/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA- UVA

A CIÊNCIA E A FILOSOFIA

REFLEXÕES FILOSÓFICAS ACERCA DA REVOLUÇÃO DA CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA

RIO DE JANEIRO

2016

A filosofia se distingue da ciência pelo modo como aborda seu objetivo: em todos os setores do conhecimento e da ação, a filosofia está presente como reflexão crítica a respeito dos fundamentos desse conhecimento e desse agir. A ciência permite a descoberta da fissão nuclear que pode ser voltada para gerar energia ou a construção de uma bomba atômica, através da fórmula de Einstein foi possível entender que massa e energia se relacionam e, com isso, seria possível transformar uma pequena quantidade de matéria em uma enorme quantidade de energia. Outros cientistas tiveram participação mais direta na criação das bombas, como por exemplo, os físicos alemães Hahn e Strassman e a física Lise Meitner, que descobriram a fissão nuclear, e Enrico Fermi que percebeu que era impossível uma reação em cadeia acontecer no urânio natural e que, para isso, era necessário o uso do urânio enriquecido. Através do estudo de vários filósofos foi possível entender que a ciência pode ser utilizada para trazer benefícios ou malefícios para a humanidade.

Após a descoberta da fissão nuclear na Alemanha, em 1938, pelos físicos Otto Hahn e Fritz Strassman e a física Lise Meitner, o uso da energia nuclear começou a ser discutido em jornais norte-americanos. Porém, grande parte dos cientistas norte-americanos duvidava que a energia nuclear pudesse ser usada para qualquer fim. Ao final do século XIX, a Filosofia se entusiasma com as ciências e técnicas (Segunda revolução industrial) passando a acreditar totalmente no saber cientifico e na tecnologia para controlar a Natureza, a sociedade e os indivíduos, com alguns fatos históricos ocorridos no inicio do século XX como, por exemplo: as duas guerras mundiais, o bombardeio de Hiroshima e Nagasaki, entre outros acontecimentos.

A tecnologia nuclear tem como uma das suas finalidades gerar eletricidade. Aproveitando-se do calor emitido na reação, para aquecer a água até se tornar vapor, e assim movimentar um turbo gerador. A reação nuclear pode acontecer controladamente num reator de uma usina nuclear ou descontroladamente numa bomba atômica. É uma fonte mais concentrada na geração de energia. Uma pequena quantidade de urânio pode abastecer um cidade inteira, fazendo assim com que não sejam necessários grandes investimentos no recurso.

A bomba atômica tem como princípio de funcionamento um processo denominado fissão nuclear, que ocorre quando um núcleo com número de massa grande se divide em dois fragmentos de números de massa comparáveis, liberando, assim, grande quantidade de energia. O que acontece na verdade é massa se transformando em energia e essa relação é explicada através da famosa equação de Einstein: E=mc². Ela pode ser espontânea ou induzida artificialmente. Esse processo de quebra do núcleo atômico se dá através do bombardeamento de nêutrons, gerando uma reação em cadeia, que é um conjunto de fissões nucleares e continuam espontaneamente pela captura de nêutrons originados das outras fissões. [GALLAS, 2014]

Em 6 de agosto de 1945,medindo 4,50 metros de comprimento e 76 cm de diâmetro, ás 8h16min45s Little Boy é lançada. A explosão de 60 kg de U235, equivalente a 12.500 toneladas de TNT, ocorreu 40 segundos mais tarde, a 580 metros acima da cidade, provocando a morte de 140.000 civis. O número de sobreviventes foi superior a 300.000, que apresentaram efeitos de curto e longo termo decorrentes de doenças provenientes da exposição à radiação. Em 9 de agosto de 1945, às 11h2min, uma segunda bomba nuclear, a Fat man, foi lançada em um bombardeiro B-29 sobre a cidade de Nagasaki. O alvo foi trocado de Kokura para Nagasaki em virtude das más condições de visibilidade. A explosão, equivalente a 22 mil toneladas de TNT, foi obtida usando 8 kg de plutônio 239, com uma bomba de 4.5 toneladas, que provocaram a morte de mais de 70 mil civis.

No hipocentro da explosão, o primeiro efeito é o surgimento de uma bola de fogo. Nessa área, todas as pessoas e animais morrem imediatamente por causa do calor e da radiação. Outro efeito imediato é a geração da radiação térmica, que provoca queimaduras e incêndios, levando os sobreviventes da explosão à morte por carbonização. Os efeitos da bomba não são apenas a morte e a destruição imediata, até hoje por causa da radiação continuam morrendo pessoas vítimas de problemas herdados geneticamente. Alguns nascem com má formação do corpo e doenças respiratórias, um efeito ainda pouco conhecido em 1945 foi a radioatividade espalhada pela explosão nuclear, que provocou câncer, leucemia e outras doenças. Ela disseminou um terror muito maior do que outras conseqüências, pois suas manifestações só apareceriam dias, meses e até mesmo anos após a explosão.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com