TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO INTERNA COMO INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL COMPETITIVA

Por:   •  18/11/2015  •  Monografia  •  3.831 Palavras (16 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 16

A COMUNICAÇÃO INTERNA COMO INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL COMPETITIVA

Autor: Daniel Cavalcante de Holanda

Professor Orientador: Eduardo Neves

RESUMO:

Este artigo aborda um tema de estratégia organizacional que deve ser constantemente observado pelas organizações; a utilização da comunicação interna como inteligência empresarial competitiva, na qual a empresa utiliza recursos tecnológicos para uma melhor comunicação e conhecimento entre os funcionários internos da organização e a capacitação dos líderes, através de cursos que os adaptem às situações e problemas mais comuns no dia a dia de uma organização. Desta forma, a obtenção de vantagens se torna mais visível já que erros de produção serão bem menores e a consequente redução dos custos permitirão à organização vislumbrar uma vantagem competitiva capaz de lhe trazer melhores resultados. O percebido foi que, praticamente todas as organizações que utilizaram desta ferramenta para determinar suas estratégias competitivas obtiveram resultados positivos.

Palavras-Chave:  Comunicação interna, Organização, Capacitação.

INTRODUÇÃO

O presente artigo tem por objetivo analisar a importância da comunicação como fator preponderante para um crescimento favorável de uma organização. Nenhum grupo pode existir sem comunicação: a transferência de significados entre seus membros. Apenas através dessa transferência é que as informações e as idéias conseguem ser transmitidas. A comunicação, entretanto, é mais do que simplesmente transmitir um significado; ele deve ser, efetivamente, compreendida.

As falhas de comunicação em uma empresa podem ocasionar erros na produção, o que acarreta mais trabalho já que uma nova proposta de negócio vai demorar para ser aprovada, transtornos com os clientes, que muitas vezes desistem de realizar a operaçã, gerando perda de clientes, conflitos entre os funcionários e prejudicando todo o processo de trabalho da empresa.

A valorização dos recursos humanos ou a construção de imagem compatível do mercado se faz necessário e exige que a empresa invista para ser bem informada e para informar bem.

Desta forma, surge como alternativa a necessidade de se estabelecer métodos eficazes como procedimentos a serem adotados por uma organização a fim de melhorar a comunicação entre seus setores, alcançando uma melhor eficiência nos resultados.

Para que a empresa funcione de forma prática e eficaz, o projeto tem como melhoras na comunicação dos setores as seguintes hipóteses:

  • Capacitação de líderes;
  • Implementação do sistema de Intranet.

Após a identificação e diagnóstico do problema, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para a obtenção de um referencial teórico necessário ao desenvolvimento de uma solução efetiva.

Com o resultado desta pesquisa, foi elaborado o presente projeto que consiste na implementação de capacitação dos líderes e a reestruturação nos processos de comunicação, através da instalação da intranet, como ferramenta capaz de integrar o público interno, fazendo com que eles participem cada vez mais da geração das propostas de negócios a serem tomadas em prol de um resultado final eficaz para a empresa.

Como já dito anteriormente, a melhoria da comunicação entre os departamentos é fundamental para a empresa, então o projeto torna-se oportuno, pois as falhas de comunicação dentro das empresas geram consequências desastrosas do ponto de vista financeiro além da insatisfação dos clientes devido à demora na aprovação e má qualidade da proposta, prejudicando assim toda a estrutura e processos da empresa.

O projeto torna-se necessário pelo fato de que a discussão da presente temática fará deste um material de importância para futuras pesquisas de administradores e outras áreas a fins, o que ainda, demonstra a relevância para o estudante de Administração de Empresas e para a sociedade de um modo geral, que no mundo globalizado, necessita de conhecimento para uma melhor comunicação na vida pessoal e profissional.

Dessa forma, a justificativa para a realização deste estudo se encontra na demonstração de como a comunicação dentro de uma empresa é essencial para que as metas da organização sejam atingidas de forma eficaz.

REVISÃO DE LITERATURA

Existem diversas formas de comunicação – e a empresarial é uma delas.

Juarez Bahia afirma que a comunicação empresarial é o conjunto de métodos, técnicas, recursos, meios, etc. – pelo qual a empresa se dirige ao público interno (seus funcionários) e ao público externo (seus consumidores).

A comunicação empresarial constitui um processo em que as informações são transmitidas a diversos setores e implica uma estratégia a ser seguida de modo competente.

A comunicação empresarial insere-se num conceito de permanência, e deriva da cultura da empresa. Isto quer dizer que, quanto mais for esclarecida a empresa sobre seu papel social, mais apta estará a informar. (Bahia, 1995)

Até os anos de 1970, a comunicação existia nas organizações de forma pouco agregada, ou seja, havia a comunicação, porém sem um conceito integrado. Isto porque eram raras as organizações que possuíam departamentos específicos para organizar e planejar ações de comunicação. Foi nesta década que surgiram os primeiros cursos nas áreas de comunicação, assim não havia profissionais suficientes para suprir a demanda, além disso, a comunicação era vista como despesa nas organizações e não como investimento. (Tavares, 2009, p. 12)

Margarida M. K. Kunsch, (2009, p.12), afirma que, no final da década de 1970, a função da comunicação como alavanca de mobilização aparecia como eixo da estratégia de mobilização dos trabalhadores em torno da meta de dar o melhor de si à organização.

Neste período, apesar das deficiências em capacitação de pessoal e de estratégias voltadas para a comunicação, já se notava a idéia de inter-relação entre os funcionários para que a empresa obtivesse um melhor resultado produtivo.

Para que a comunicação empresarial seja integrada, significa que todo o esforço de trabalhar a comunicação (interna ou externa) deve ser planejado. Hoje não mais existe espaço para ações fragmentadas de comunicação. Todos os públicos de interesse devem não só conhecer, mas também participar do processo de comunicação, isto é extremamente importante. Sendo assim, a comunicação empresarial integrada passa a ser vista como estratégica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (158.6 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com