TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Por:   •  4/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.202 Palavras (13 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 13

A CONTRIBUIÇÃO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Kleber Teles

RESUMO

Este estudo tem por objetivo analisar como está estruturada o uso da tecnologia na Escola de Ensino Fundamental Santa Maria de Ovídio, município de Cametá, estado do Pará, no que tange a perspectiva de iniciação a leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. A priori, meu intuito é, além de grafar a verdadeira realidade dos alunos das séries iniciais no interior da Amazônia, pertencente à Cametá/Pa., procuro fomentar e contribuir com as reflexões coletadas no campo d trabalho, onde este artigo revelará as ansiedades, carências e anseios da criança ribeirinha no que diz respeito ao aprendizado de uma forma mais abrangente. Quanto a metodologia utilizando nesta pesquisa é de corte qualitativo, onde o ponto de partida foi um questionário semi-estruturado e os participantes foram professores da escola Santa Maria de Ovídio, atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental. É  preciso evidenciar que mesmo com todos os esforços realizados no dia-a-dia pelos educadores, os resultados nos mostram que o uso do data show, do computador, da televisão e do DVD, ainda é bastante “acanhado”, uma vez que, a aproximação entre a Informática e a Educação, na região das ilhas no município de Cametá, não corresponde a realidade da zona urbana, onde essa aproximação é um processo natural, pelo menos é como vem se desenrolando os discursos  proferidos pelos responsáveis pela educação deste município, para as crianças ribeirinhas, revelam-se complexidades que acompanham o próprio processo de informatização da escola( falta de uma sala específica para o laboratório de informática, números de aparelhos, energia elétrica, formação do docente para esta nova realidade, questão cultural, dentre outros). Portanto, para a escola ribeirinha o tema tecnologia educacional ainda apresenta carências latentes que independem a aplicabilidade no uso das ferramentas mais simples e isso impede os caminhos para se chegar a tal objetivos em outras regiões de nosso do estado do Pará, assim como do Brasil como um todo. Introduzir a criança ribeirinha no universo da informática na escoa, onde a tecnologia ainda é novidade, é uma tarefa árdua, para os professores, até porque parte dos pais e/ou responsáveis desconhecem o tema, acham que o educador está “enrolando” ou não querem que seus filhos enveredem por esse caminho, isto porque, sua ideologia religiosa proíbe. É de importância informá-los que tais fatores  deixam inseguros os professores no momento que irão ministrar as aulas de iniciação a informática pois, sentem-se ao meio de um fogo cruzado, de um lado a necessidade de próprio processo de informatização e de outro a realidade por parte da escola e dos pais.

Palavras-chave: Tecnologia na educação, Leitura e Escrita anos iniciais do ensino fundamental, Formação Profissional.

I – INTRODUÇÃO

Nos últimos anos vem crescendo as possibilidades para dinamizar o ensino escolar por meio das tecnologias consideradas como ferramenta importante no desenvolvimento da leitura e do processo ensino aprendizagem na formação das crianças no âmbito educativo.

Sendo assim, este artigo busca traçar reflexões acerca das tecnologias junto a EMEF Santa Maria de Ovídio, bem como suas contribuições, tanto na leitura quanto nos processos de construção de conhecimentos na formação do educando, pois constituem um dos meios mais prazerosos na investigação que leva a descoberta para o mudo de diferentes saberes.

É de suma importância evidenciar que a escola não pode ver a informática como “luxo” de poucos alunos privilegiados, isto é, resumi-la em uma pequena sala ou as vezes junto a uma sala que funciona diretoria, secretaria e alguns poucos livros, lá fica um computador simplesmente para conectar a internet ou digitar alguma coisa ou para uso de trabalhos burocráticos da escola.

A informática passara a exercer sua verdadeira identidade na escola quando a mesma for vista como um mecanismo de apoio de uma forma geral, isto é, seja vista como o principal elo de ligação de todas as atividades exercidas na sociedade escolar. Então, logo a informática na escola deverá abranger duas grandes áreas que são: a informática pedagógica e a informática técnica.

Aqui farei um resumo sucinto sobre essas áreas da informática: a pedagógica, é aquela que entra na sala de aula com o professor no dia-a-dia, onde o mesmo utilizará um computador para auxiliar suas atividades com softwares específicos da disciplina que está sendo ministrada naquela aula, entendo que esse educador nesse instante, em sala de aula, está propondo à sua “clientela” uma forma diferente e divertida de aprendizagem pois, além do aluno está aprendendo de forma prazerosa, ainda, pode praticar o entretenimento, navegando no mundo da internet, acessando jogos e outra diversões. Não posso esquecer que a informática pedagógica oportuniza alunos de baixa renda, entrar em contato desde cedo, mesmo não possuindo um computador ou celular de uso eminente seu.

Com relação a informática técnica, mostra os mecanismos de apoio que é primordial via de ação para todas as atividades exercícios pela sociedade, analisa diversos sistemas de apoio ou equipamentos que possam então levar o indivíduo à utilização.

Atualmente o MEC oferece para a educação escolar a internet, para desenvolver melhores atividades escolares, dentre tais atividades encontra-se o incentivo a leitura e a escrita no ensino das crianças das séries iniciais da educação fundamental. É justamente o que os professores das séries iniciais da EMEF Santa Maria de Ovídio no município de Cametá, estado Pará, vem desenvolvendo no dia-a-dia com as crianças das séries iniciais, no que tangem o ensino da leitura e da escrita pois, eles(professores) vem utilizando-se da informática pedagógica para atraírem o interesse dessas crianças e tornarem suas aulas mais dinâmicas e prazerosas, isto porque essa nova forma de educar abre novos horizontes e, além do mais, oferece entretenimento na hora do aprendizado, dessa forma aprender a ler e a escrever na EMEF Santa Maria de Ovídio tornou-se atrativo e acessível aos meios que facilitam a desenvolver as capacidades e habilidades na construção dos conhecimentos.

É notório a preocupação dos educadores das series iniciais do ensino fundamental da EMEF Santa Maria de Ovídio, no que se refere a questão de identificar as tecnologias como um meio que vem atribuir sentido e significado para a leitura, pois a criança quando utiliza tais meios para expor suas experiência, consegue ultrapassar as barreiras que as vezes impede o seu desenvolvimento. Desta forma, os professores estão vendo as tecnologias como parceiras da EMEF Santa Maria de Ovídio pois, entendo que esse trabalho que ali vem sendo desenvolvido é uma semente que está germinando e contribuindo com a leitura e escrita, assim coo o senso crítico na formação daquelas crianças pois, essa interação entre tecnologia e sujeito, torna o ensino mais dinâmico, a leitura volta a ser uma realidade nessa escola e o próprio ensino vem sendo mais ativo por parte das crianças também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (91.6 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com