TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTROLADORIA NA ADMINISTRAÇÃO DAS EMPRESAS DO SÉCULO XXI

Por:   •  29/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  6.055 Palavras (25 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 25

FACULDADES INTEGRADAS DE CASSILÂNDIA

JOVIANA CANDIDA GARCIA

CONTROLADORIA NA ADMINISTRAÇÃO DAS EMPRESAS DO SÉCULO XXI

CASSILÂNDIA-MS

2017


JOVIANA CANDIDA GARCIA

CONTROLADORIA NA ADMINISTRAÇÃO DAS EMPRESAS DO SÉCULO XXI

Trabalho apresentado como requisito obrigatório para obtenção do Título de Bacharel em Ciências Contábeis, orientada pela Prof.ª Especialista Marina Gonçalves Souto Alves Belarmino.

CASSILÂNDIA-MS

2017

CONTROLADORIA NA ADMINISTRAÇÃO DAS EMPRESAS DO SÉCULO XXI

Joviana Candida Garcia1

Marina Gonçalves Souto Alves Belarmino2

1,2Faculdades Integradas de Cassilândia, 79540-000, Cassilândia-MS, Brasil

RESUMO

Em um mundo cada vez mais competitivo, as empresas necessitam de uma estrutura organizacional bem estruturada para sua sobrevivência.  Através de estudo bibliográfico, o intuito desse trabalho é identificar e elucidar os benefícios e a importância da Controladoria e o Controller como ferramenta auxiliar para a tomada de decisão na gestão organizacional. Este gestor controla, organizando dados importantes, buscando sempre alcançar objetivos traçados e a eficácia nos negócios de forma plena. A controladoria tem o papel de zelar pelo o bom desenvolvimento e continuidade eficiente das organizações, sendo a área responsável por coletar as informações adequadas ao processo decisório e monitorando as atividades desenvolvidas nas empresas, coordenando todos os processos, analisando o desempenho atual e um possível comportamento futuro da organização. Desta forma, constatou-se a necessidade da implantação da controladoria através do profissional dessa área pode proporcionar resultados positivos e significativos para a empresa.

Palavras-chave: Controladoria. Controller. Empresas. .

ABSTRACT

The abstract should be written in just one paragraph (usually between 100 and 150 caracters) using an objective and concise discourse with respect to the original article’s content and structure. It is relevant condensed peace of information that reflects the article’s significant information, i.e., research goals, methodology, tests and results, insights and conclusions. The abstract paragraph must show a direct association with the article keywords. It should not be confused with the introduction and must not contain abbreviations, symbols, formulas, diagrams, footnotes, references to literature or figures. Besides, the description of e personal criticism or points of view is not acceptable.

Keywords:


RESUMEN

El resumendebeser en untextoescrito en una forma cursiva (sin párrafos y con al menos 100 y no más de 150 palabras), concisa y objetiva, respetando al mismotiempo la estructura del original y de jugarsólo la informaciónmásimportante, comoporejemplo: objetivos, metodología de investigación, resultados y conclusiones. Limitado a unpárrafo y debeincluirpalabrasrepresentativas de la materia (palabras clave). evitar, en el resumendebeser: abreviaturas, símbolos, fórmulas, diagramas y notas al pie que no seanabsolutamentenecesariasparasucomprensión, asícomo los comentarios, lascríticas y el juicio personal; palabras y / o expresionesinnecesarias.

Palabras clave:lista de palabras clave. Separadosporpunto.letrainicialmayúscula. De tres a cincopalabras clave.

 1 INTRODUÇÃO

 

Nota-se um crescente interesse na área da contabilidade e, na área de conhecimento denominada controladoria, que tem como base científica a contabilidade, os princípios e os fundamentos da gestão empresarial (CATELLI, 1999).

        Existe uma necessidade natural dos gestores e dos grupos de ampliarem a visão de seus negócios, a fim de obterem um entendimento sobre todo o complexo empresarial.

        A visão e o entendimento sobre gestão esta cada vez mais sendo ampliado e sofrendo várias mudanças radicais.

        Alguns acontecimentos contribuíram positivamente para a nova visão da gestão empresarial, desta forma é inevitável que haja uma mudança da visão do antigo contador, devendo tornar-se um analista voltado para a nova versão da contabilidade, mostrando-se observador dos fenômenos patrimoniais com uma visão de relações gigantescas e deixando aquelas restritas do passado (PADOVEZE, 2005; CATELLI, 1999).

O presente artigo abordará primeiramente a origem da contabilidade e sua evolução, para atender às novas demandas organizacionais. Posteriormente, evidenciar dentro da gestão da organização os procedimentos e metodologias utilizados pela controladoria para promover o aperfeiçoamento das informações e a sustentabilidade de forma eficiente e eficaz, com objetivos específicos: descrever o conceito, função e o papel da controladoria nas organizações como geradora de informações adequadas no processo decisório. A seguir, será definido o Controller que desempenha um papel fundamental na organização, identificando problemas atuais e futuros que possam vir afetar o desempenho da empresa, apresentando alternativas de soluções, monitorando as ações dos gestores para que os objetivos almejados sejam cumpridos, por último a importância da controladoria e do planejamento para o futuro da organização, finalizando com as considerações finais, onde será apresentada a conclusão desta pesquisa.

2  A ORIGEM DA CONTABILIDADE

Segundo Iudícibus (2000, p. 29), descreve que a contabilidade é tão antiga quanto à história da civilização. Historiadores remontam que os primeiros sinais da existência de contas aproximadamente a 4000 a.C. Entretanto antes disso os povos primitivos, já estavam praticando uma forma rudimentar de contabilidade, na contagem de seus rebanhos e ânforas de bebidas, e ao inventariar o número de instrumentos de caça e pesca disponível.

Os primeiros indícios de atividades comerciais surgiram a 4500 a.C., onde civilizações dos assírios, caldeus e sumérios, da Mesopotâmia dedicavam-se à agricultura, desenvolvendo atividades comerciais e fazendo surgir cidades.  O registro dessas transações era feito em placas de argila, onde eram constatados os resultados obtidos numa colheita, os objetos trocados, os impostos e taxas coletadas pelas seitas religiosas (PALHARES; RODRIGUES, 1990).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.1 Kb)   pdf (180 Kb)   docx (388.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com