TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Benefícios da Controladoria nas Empresas

Por:   •  22/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.146 Palavras (21 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 21
  1. Maria iris cristina barros de oliveira

RENATA DE OLIVEIRA CAMPOS

        

  1. Bacharelado em Ciências Contábeis

                   

 

  1. OS BENEFÍCIOS DA CONTROLADORIA NAS EMPRESAS

Tutor: Prof. Fernando César Rinaldi

Claretiano - Centro Universitário

BURITIS/RO

2016

  1. OS BENEFÍCOS DA CONTROLADORIA NAS EMPRESAS

Resumo: As empresas têm apresentado a necessidade de se atualizarem e se modernizarem ao mercado, utilizando mecanismos que venham torná-las mais competitivas e eficazes, utilizando  métodos que venham lhes aumentar o tempo de sobrevida no mercado e a sua expansão. Com a globalização e com o aumento da concorrência, tanto no mercado interno como externo, permanecerão aqueles que são capazes de oferecer a um público mais exigente, preços acessíveis aliados a mercadorias de qualidade, aliando a esses dois: ecomonicidade dos recursos financeiros e materiais. Para atender a essas necessidades, há um grande número de empresas que estão apostando na implantação de um órgão de controle interno capaz de gerenciar as mais diversas informações e assegurar a eficácia através do aprimoramento dos seus resultados, a Controladoria, que por sua vez engloba em si, conhecimentos de diversas áreas como: Administração, Contabilidade e Estatistica. Nesse contesto um departamento que tem sido imprescindível à Controladoria no desempenho de seu papel é a Tecnologia da Informação tem oferecido suporte ao trabalho desse órgão, que precisa contar com informações que sejam geradas de maneira rápidas e confiáveis, que venham a atender a realidade do momento e que possam trazer base para uma previsão do mercado futuro, oferecendo por fim uma base sólida para as tomadas de decisões.

Palavra-Chave: Controladoria, Tecnologia da Informação, Contoller, Benefícios da Controladoria.

INTRODUÇÃO

        Neste trabalho será apresentado como a implantação da Controladoria por uma empresa pode lhe beneficiar na busca de sua consolidação no mercado, e crescimento sem abrir mão da qualidade dos seus produtos e cuidando dos seus recursos humanos, materiais e financeiros. A Controladoria conta com recursos vitais que são capazes de oferecer confiabilidade, velocidade, segurança e fluidez das informações e ao processo de tomada de decisão. (CHRISTO 2008, p.1), ou seja a Controladoria possui meios de juntar as informações necessárias para a elaboração de uma plano de trabalho a ser construído.  

        Isso demonstra uma concentração de esforços deste setor, que utiliza todos os meios disponíveis para garantir informações atualizadas e confiávies para respaldar as tomadas de decisões, ou seja, a Controladoria não tem se mostrado apenas como um método contábil, ela envolve todo sistema de gestão organizacional. (MONTEIRO et al. 2015, p. 05). As novas técnicas e tecnologias trarão o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas, visando sempre o crescimento no mercado e vantagem em frente aos concorrentes, utilizando ferramentas que irão permitir uma melhor organização da empresa, evitando desperdícios e transtornos, otimizando os recursos e consequentemente diminuindo os custos, e nesse ponto a  Controladoria conta como forte aliada, a Tecnologia da Informação, que disponibilizará dados  pontuais e mais precisos para o desenvolvimento do seu trabalho.  

        A análise qualitativa de pesquisas bibliográficas, bem como consulta a sites específicos e artigos acadêmicos, são a bases para o desenvolvimento deste artigo.

        A apresentação deste se dá em três capítulos, sendo que o primeiro trata das origens e definições da Controladoria e a Tecnologia da Informação como peça chave para o desenvolvimento do trabalho do Controller, o segundo aborda as características e perfil do Controller e no terceiro será apontado os benefícios da Controladoria para as empresas, resolvendo, assim a problemática do presente ensaio, qual seja: são os benefícios que a implantação da controladoria pode trazer no âmbito de uma empresa.

O presente estudo tem por objetivo mostrar as responsabilidades da controladoria dentro da organização, os pontos positivos de sua atuação e quem é que lhe dá suporte neste desenvolvimento.E a problematização a ser resolvida é que o mercado atual exige solução inovadoras e ágeis, então a empresa deve buscar concorrer com outras de forma satisfatórias para se posicionar diante do mercado se tornando ativa e solida a fim de estar presente neste mesmo mercado no futuro, mostrando os benefícios da controladoria para a mesma.

1. CONTROLADORIA –  ORIGEM E CONCEITOS

        De acordo com o levantamento histórico feito por Ricardino Filho (1999, p. 217), “há relatos da Controladoria desde o século XV, onde a principal atividade do Controller era de direcionar a economia tanto em repartições públicas como privadas”.

        Já no início do século XX, a Controladoria está concentrada nos Estados Unidos, onde sua atuação é somente no setor público, porém com o mercado crescente, empresas privadas como a General Eletric e General Motors veem-se diante da necessidade de se organizarem o máximo possível, então fazem a sua implantação (RICARDINO FILHO 1999, p. 219).

         O objetivo dessa implantação, foi obter o controle rigoroso das corporações, que por terem crescido, passaram a ter filiais, departamentos e divisões por todo o território Norte-Americano e em outros países. (BEUREN 2002, p. 20)

        Ainda de acordo Beuren (2002, p.20), “o desenvolvimento da Controladoria no século XX, se deu pelo crescimento geográfico das organizações, a complexidade dos processos, a verticalização e diversificação”, ou seja, as companhias estavam crescendo, surgindo novos mercados à serem alcançados, era necessário um órgão de apoio que fizesse essa ligação entre matriz e filiais.         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (228 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com