TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Benefícios da Controladoria nas Empresas

Por:   •  9/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.224 Palavras (17 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 17

Maria iris cristina barros de oliveira (1158470)

RENATA DE OLIVEIRA CAMPOS (1148576)

Bacharelado em Ciências Contábeis

OS BENEFÍCIOS DA CONTROLADORIA NAS EMPRESAS

Tutor: Prof. Fernando César Rinaldi

Claretiano - Centro Universitário

BURITIS/RO

2016

OS BENEFÍCOS DA CONTROLADORIA NAS EMPRESAS

Resumo: As empresas têm apresentado a necessidade de se atualizarem ao mercado, utilizando mecanismos que venham torná-las mais competitivas, e métodos que venha aumentar o seu tempo de vida no mercado. Com a globalização e com o aumento da concorrência, tanto no mercado interno como externo, permanecerão aqueles que são capazes de oferecer a um público mais exigente, preços acessíveis aliados a mercadorias de qualidade. Para atender a essas necessidades, há um grande número de empresas que estão se valendo da implantação de um órgão de controle interno capaz de gerenciar as mais diversas informações e assegurar a eficácia através do aprimoramento dos seus resultados, a Controladoria.

Palavra-Chave: Controladoria, Tecnologia da Informação, Contoller, Benefícios da Controladoria.

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado como a implantação da Controladoria por uma empresa pode lhe beneficiar na busca de sua consolidação no mercado, e crescimento sem abrir mão da qualidade dos seus produtos e cuidando dos seus recursos humanos e financeiros. Segundo Christo (2008, p. 1):

A utilização dos recursos da controladoria é de vital importância para dar confiabilidade, velocidade e segurança à fluidez das informações e ao processo de tomada de decisões. Ao lado da contabilidade, a controladoria emerge como uma instância crucial para as empresas, porque é por meio da controladoria que se pratica a boa contabilidade, que se produz as informações necessárias para várias instâncias e finalidades externas e internas.

Isso demonstra uma concentração de esforços deste setor, que utiliza todos os meios disponíveis para garantir informações atualizadas e confiávies para respaldar as tomadas de decisões, neste ponto Monteiro et al. (2015, p. 05) argumenta:

A Controladoria não é apenas um método contábil, ele envolve todo o sistema de gestão organizacional, a começar do planejamento até o controle efetivo das operações, assegurando assim uma coleta de dados importante para o desenvolvimento da missão, com a finalidade de agrupar o máximo de informações para a tomada de decisão.

As novas técnicas e tecnologias trarão o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas, visando sempre o crescimento no mercado e vantagem em frente aos concorrentes, utilizando ferramentas que irão permitir uma melhor organização da empresa, evitando desperdícios e transtornos, otimizando os recursos e consequentemente diminuindo os custos, e nesse ponto a Controladoria conta como forte aliada, a Tecnologia da Informação, que disponibilizará dados pontuais e mais precisos para o desenvolvimento do seu trabalho.

A análise qualitativa de pesquisas bibliográficas, bem como consulta a sites específicos e artigos acadêmicos, são a bases para o desenvolvimento deste artigo.

A apresentação deste se dá em três capítulos, sendo que o primeiro trata das origens e definições da Controladoria e a Tecnologia da Informação como peça chave para o desenvolvimento do trabalho do Controller, o segundo aborda as características e perfil do Controller e no terceiro será apontado os benefícios da Controladoria para as empresas, resolvendo, assim a problemática do presente ensaio, qual seja: quais são os benefícios que a implantação da controladoria pode trazer no âmbito de uma empresa?

1. CONTROLADORIA – ORIGEM E CONCEITOS

De acordo com o levantamento histórico feito por Ricardino Filho (1999, p. 217), “há relatos da Controladoria desde o século XV, onde a principal atividade do Controller era de direcionar a economia tanto em repartições públicas como privadas”.

Já no início do século XX, a Controladoria está concentrada nos Estados Unidos, onde sua atuação é somente no setor público, porém com o mercado crescente, empresas privadas como a General Eletric e General Motors veem-se diante da necessidade de se organizarem o máximo possível, então fazem a sua implantação (RICARDINO FILHO 1999, p. 219).

O objetivo dessa implantação, foi obter o controle rigoroso das corporações, que por terem crescido, passaram a ter filiais, departamentos e divisões por todo o território Norte-Americano e em outros países. (BEUREN 2002, p. 20)

Ainda de acordo Beuren (2002, p.20), “o desenvolvimento da Controladoria no século XX, se deu pelo crescimento geográfico das organizações, a complexidade dos processos, a verticalização e diversificação”, ou seja, as companhias estavam crescendo, surgindo novos mercados à serem alcançados, era necessário um órgão de apoio que fizesse essa ligação entre matriz e filiais.

No Brasil foram as multinacionais que trouxeram e implantaram a Controladoria, com sistemas de informação, teorias e práticas contábeis que melhorariam a forma de administrar as empresas. Nos meados dos anos de 1960 já se falava de Controladoria com frequência (RICARDINO FILHO 1999, p. 223), e a partir dos anos de 1970 surgiram as primeiras obras.

A Controladoria pode ser um órgão ou setor inserido em uma empresa que tem como objetivo controlar o andamento dos demais setores, viabilizando o ordenamento e planejamento desta, buscando meios para o seu crescimento pautado em informações atuais e precisas que correspondam as expectativas de seus gestores e do mercado. Acerca desse conceito, persiste o Professor Padoveze (2003), Controladoria é:

A unidade administrativa responsável pela utilização de todo o conjunto da ciência contábil dentro da empresa. Como a ciência contábil é a ciência do controle em todos os aspectos temporais – passado, presente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com