TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciências Humanas e Sociais

Por:   •  26/9/2017  •  Resenha  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]                                 [pic 3]

Administração de Empresas                                                                                                  Disciplina: Ciências Humanas e Sociais                                                                                     Professor: Diego Cavalcante                                                                                                                           Adria Cibele Moraes de Sales – 141013461

Analise da abertura dos Simpsons partindo dos pressupostos da teoria de Marx sobre alienação do trabalho.

              Neste trabalho, desenvolverei uma a análise de Marx das relações sociais e das formas de dominação que caracterizam a sociedade capitalista pode ser mais proveitosamente reinterpretada pelo repensar das categorias centrais de sua crítica à economia política.  Com este objetivo, procurarei desenvolver conceitos que preencham dois critérios: primeiro, que os mesmos devem apreender o caráter essencial e o desenvolvimento histórico da sociedade moderna; e, segundo, serem capazes de superar as familiares dicotomias teóricas entre estrutura e funcionamento, significado da vida e vida material. Com base nesta abordagem, reformular a relação entre a teoria marxiana e os atuais discursos da teoria política e social, de uma forma tal que tenha significação teórica, hoje, e forneça uma crítica básica às teorias marxistas tradicionais e ao que foi denominado de ”socialismo realmente existente“. Os fundamentos de uma análise crítica da formação social capitalista, diferente e mais poderosa; uma crítica mais adequada ao final do Século XX. Tal compreensão do capitalismo com base na análise de Marx, distinguindo conceitualmente o núcleo fundamental do capitalismo, na atualidade, das formas que assumia no Século XIX. Fazer isso significa questionar muitos dos pressupostos básicos das interpretações marxistas tradicionais. O capitalismo em termos de uma forma historicamente específica de interdependência, com um caráter impessoal e aparentemente objetivo. Esta forma de interdependência concretiza-se através de formas das relações sociais historicamente específicas, que são constituídas por formas determinadas de prática social e, além disso, tornam-se quase independentes das pessoas engajadas nessas práticas.

           A irreverência dos Simpsons, histórica série de animação feita por Matt Groening e exibida desde 1989 pelo canal americano Fox, atingiu um nível novo no episódio que foi ao ar. Uma das características do programa é mostrar sempre um trecho diferente na parte final da abertura, quando a família se reúne em frente à televisão após um dia normal. O inusitado desta vez foi que após o encontro familiar o episódio mostra uma sequência de imagens de trabalhadores orientais infantis em regime parecido com o de um campo de concentração fabricando imagens, bonecos e uma série de produtos que normalmente são lançados para faturar sobre marcas de cinema, desenho, quadrinhos etc. A sequência foi feita por Banksy, um artista de rua inglês recluso que ficou famoso por grafitar e pintar muros e paredes nas cidades de Bristol e Londres. Polêmica – Apesar de os produtores do desenho garantir que não há nada parecido com o que acontece na abertura na fabricação da animação e dos produtos licenciados, o fato é que a Fox, empresa que produz o seriado, poderia não gostar das insinuações. A maior parte do trabalho de animação dos Simpsons e de outros desenhos da emissora é terceirizada. Um impacto no inicio, uma leve reflexão e nenhuma mudança, uma critica ao trabalho escravo, na pratica é o maior consumidor dos frutos dessa escravidão capitalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com