TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação nas Empresas

Por:   •  6/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

Projeto de Pesquisa de Metodologia Científica

Estudante: Gilson Scheibe da Costa

Tema: Comunicação Empresarial

Palavras-chave: comunicação, informação, organização.

A Comunicação nas Empresas

Introdução

       Empresas são um organismo vivo com uma estrutura complexa que envolve muitos colaboradores (empregados), que interagem ao mesmo tempo direta ou indiretamente entre si, e isso não se aplica à somente empresas de grande porte, mas também aquela empresa pequena como por exemplo o Mercado do bairro. Talvez nunca tenha se perguntado: qual o significado e a finalidade do ponto de vista da comunicação?

       O papel da empresa de mostrar a sua cultura organizacional na construção da imagem corporativa a sua importância para o desenvolvimento, tem se estudado e pesquisado sobre a informação que, mal interpretadas poderão causar prejuízos financeiros gigantescos, constrangimento organizacional e pessoal que na maioria das vezes não tem como recuperar. A questão chave é identificar o público envolvido no processo comunicativo e isso pode dependendo do ponto de vista organizacional ser clientes, revendedores, estagiários, fornecedores, acionistas entre outros. Para isso uma rede bem estruturada de comunicação e a saúde da empresa se tornou essencial o círculo de informações para determinados tipos de informação, com a vinda da tecnologia implantou-se a Web 2.0, para familiarizarmos é os meios de comunicação tipo Myspace, Orkut, Facebook, Twitter e até o Youtube um meio direto e nítido de informação, mas alguns já caíram em desuso.

        A palavra dita é a forma de informação mais eficaz e rápida de comunicação e a mais utilizada. A forma escrita tem uma vantagem de registrar e perpetuar a informação. Uma forma simples de transmitir o pensamento.

         Segundo Silva (1983, p. 102-119), há vários canais através dos quais a comunicação pode ocorrer: canais descendentes – orais e visuais; discurso anual; reuniões; entrevistas; relação direta; rádios; alto-falantes; telefones; semáforos; indicadores por números; informação anual; jornal da empresa; cartas diretas ao pessoal; manual de recepção; circulares, panfletos; boletins murais.

Objetivo Geral

         Para se ter uma comunicação eficiente e o sucesso da empresa criou-se uma linguagem de alinhamento para atingir um alto nível de eficácia da comunicação e compreender as diretrizes organizacional.

Objetivos específicos

        Uma comunicação eficiente com seu público os membros de uma organização concretizam a sua identidade humana das relações do ambiente de trabalho com credibilidade e transparência a informação.

Metodologia

         Com as mudanças tecnológicas a Gestão Empresarial necessita se aperfeiçoar com estas modernidades não especificamente em um único setor mas em toda a organização, podemos dizer que as Empresas são “máquinas de gerar sentido” para conseguir uma resposta do seu público alvo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com