TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação é a condição necessária para o convívio e colaboração entre indivíduos

Por:   •  14/2/2017  •  Exam  •  4.692 Palavras (19 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 19

AULA 1: COMUNICAÇÃO

A comunicação é a condição necessária para o convívio e colaboração entre indivíduos.

1- Explícito: dados brutos, procedimentos codificados, princípios universais.

2- Tácito: conhecimento pessoal implícito baseado na experiência individual.

Processo de comunicação: Podemos defini-lo como a troca de informação entre um emissor e um receptor, e a percepção de significado que procede dessa troca de informação. Dentro deste contexto, a mensagem pode ser dividida em duas categorias: Símbolos e Comportamentos.

Essa visão de comunicação pressupõe uma distinção entre a transmissão da informação e a sua compreensão pelo receptor. Um modelo clássico de teoria da informação, chamado modelo de Shannon-Weaver, apresenta os mesmos componentes, renomeados como: Informação; Transmissor; Receptor e Destino.

Desta forma, existem quatro componentes que definem comunicação: Fonte de informação, Mensagem, Receptor e Interpretação.

O que é comunicação interpessoal?

A comunicação entre pessoas é um processo interativo pelo qual indivíduos trocam símbolos verbais e não verbais que contém significados e expectativas alimentadas por suas experiências de vida.

5 funções básicas da comunicação interpessoal

  1. CONTROLE: estabelecer responsabilidade e autoridade, fixar padrões e esclarecer deveres.
  2. INFORMAÇÃO: dar base para tomada de decisões.
  3. MOTIVAÇÃO: influenciar pessoas a se comprometerem à cooperação e a atingir metas e objetivos.
  4. EMOÇÃO: expressar sentimentos e emoções.
  5. DESENVOLVIMENTO: compartilhamento e aprendizagem.

Tipos de comunicação

  • Comunicação Verbal (Oral ou Escrita): é utilizada em palestras, conversas entre duas pessoas ou em grupo, dentre outros. Jargões e Perguntas.
  • Comunicação Simbólica: É caracterizada pelo uso de espaço, códigos e objetos.
  • Comunicação Não verbal: é caracterizada por gestos, expressões faciais e voz e tem as seguintes características: Pistas espaciais; Linguagem Corporal e Paralinguística (entonação de voz, ritmo e suas derivações como a ironia)
  • Comunicação Eletrônica: é caracterizada pelo uso da internet e intranets , sendo realizada por meio de E-mail e Emoticons.

Aprimorando a comunicação interpessoal

Felizmente, minimizar as dificuldades da comunicação interpessoal é simples e exige apenas aprimorar duas competências básicas

CAPACIDADE DE TRANSMISSÃO: habilidade de se fazer entender. Exemplos:

- Eliminar jargões e linguagem complexa;

- Evitar interferência física (disposição e organização do espaço);

- Usar vários canais de comunicação;

- Apresentar informações completas.

ESCUTA ATIVA: habilidade de compreender os outros. Capacidade de ouvir , sentir , processar a mensagem demonstrando atenção ao emissor. Exemplos:

- Empatia: se colocar na posição do outro indivíduo e tenta entende-lo.

- Reflexão: reformular cuidadosamente a mensagem recebida do emissor, evitando trazer à tona a postura defensiva.

- Feedback: Retorno de uma informação prestada ou desempenho de alguma atividade sendo este retorno positivo ou negativo

AULA 2: PROCESSOS GRUPAIS

De acordo com Zajonc existem 3 conceitos que surgem da influência de pessoas sobre outra, que são:

  1. Facilitação social: Tendência das pessoas de realizar melhor trabalhos simples e pior tarefas complexas ou novas aprendizagens, em consequência da excitação fisiológica ocasionada pela presença de outros.
  2. Indolência social: Tendência das pessoas de realizar melhor tarefas complexas e pior os trabalhos simples, como consequência da diminuição dos esforços individuais, quando as pessoas estão em grupo, porque não podem ser observados e avaliados facilmente.
  3. Desindividuação: Tendência do indivíduo "se perder na multidão" e agir de forma impulsiva. É ocorrendo um afrouxamento das restrições normais ao comportamento do indivíduo quando este se encontra no meio da multidão.

Por supor-se que um indivíduo isolado pode estar sujeito a todo tipo de caprichos e preconceitos, a decisão grupal se baseia na crença corrente de que duas ou mais cabeças são melhores do que uma para tomar de decisões.

Decisão grupal em diferentes tipos de tarefas

Há tarefas, denominadas divisíveis, que podem ser fracionadas em diferentes subtarefas e designadas a membros individuais do grupo. O principal aspecto a ser considerado em tarefas unitárias consiste em como reunir as contribuições dos membros para alcançar o objetivo do grupo. Ex: Construção de uma casa - carpinteiro, bombeiro, pedreiro, eletricista, etc. Mas há tarefas em que não é viável a divisão em subtarefas e que, portanto, são unitárias, como tirar o carro de uma vala.

Assim, a classificação proposta por Aronson, Wilson e Akert compreende três tipos de tarefas unitárias, de acordo com o tipo de desempenho que realizam, que são:

- Aditiva: Desempenho semelhante.

- Conjuntiva: Desempenho do mais fraco.

- Disjuntiva: Desempenho do mais forte

Acredita-se que os grupos conseguem melhor resultado se trabalham em uma tarefa disjuntiva desempenho com base no melhor membro - e confiam na pessoa que tem mais conhecimentos.

Mas há fatores que podem fazer com que o trabalho de grupos seja inferior ao de indivíduo em tarefas disjuntivas. Tais como:

- Perda de processo – Quando algum aspecto de interação do grupo impede a boa solução do problema.

- Falha na transmissão de informações exclusivas – Quando nenhum membro do grupo é especialista em todos os aspectos do problema e o grupo precisa conjugar os recursos.

Pensamento grupal

“O pensamento grupal pode levar as pessoas a realizar um processo de tomada de decisão de qualidade inferior, porque não leva em consideração toda a faixa de alternativas, não prepara um plano de contingência e não examina os riscos da escolha preferida”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (298.7 Kb)   docx (36.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com