TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Conscientização Da População Do Descarte Correto De Lixos

Por:   •  10/5/2023  •  Monografia  •  2.343 Palavras (10 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO PAULA SOUZA

ETEC PORTO FELIZ

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

CAROLINE CASTRO DOS SANTOS

EMILY RENATA SCOPARO

IAGO JOSÉ BUENO

ISABELLE CHRISTINNY PEREIRA AMÉRICO

VANESSA FERNANDES DOS SANTOS

O DESCARTE CORRETO DE LIXOS
A conscientização da população do descarte correto de lixos

PORTO FELIZ

2019

Introdução

O descarte de lixos é um problema existente em todas as partes do mundo, pois, geralmente, todas as populações o fazem de forma incorreta. Tendo isso em vista, é notável que a população não tem uma conscientização sobre o assunto, tampouco sabem do impacto que o lixo gera no meio ambiente. Portanto, o problema não está somente em como o lixo é descartado e sim em como a população se encontra indiferente e ignorante perante a esse grande problema social. Por fim, notamos que a solução não se limita somente em achar maneiras mais sustentáveis de fazer com que esses resíduos retornem ao planeta, mas vai além, sendo o mais importante a educação correta das pessoas para que não causem impacto tão vasto.

 

 Metodologia

Os dados aqui colocados foram coletados através de pesquisas bibliográficas, on-line e análises de documentos. A abordagem foi de caráter qualitativo, onde analisamos dados e fatos de maneira estreita e cautelosa com o objetivo de chegar a resultados concretos sobre os impactos que os seres humanos causam no meio ambiente, para que assim se conscientizem e passem a descartar seus resíduos sólidos de maneira mais responsável.


  1. A importância da conscientização sobre o descarte adequado de lixo

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 80 mil toneladas de lixos são descartadas diariamente de maneira incorreta no Brasil, isso é mais que 40% do lixo coletado. O descarte de lixo em lugares não apropriados acarretam em vários problemas que afetam diretamente nossa sociedade e natureza, tais como doenças que advém das águas paradas em sacos plásticos e recipientes jogados nas ruas, acidentes com objetos pontiagudos sofridos pelas pessoas que trabalham coletando esses resíduos, impactos ambientais irreversíveis etc. Por ano, o aumento de lixos que são descartados corretamente é de 6,2%, “esse índice tem evoluído a passos lentos, e o volume absoluto de resíduos dispostos de forma inadequada tem aumentado gradativamente”, afirma o representante do instituto Ekos Brasil, Ricardo Scacchett”, ou seja, essa porcentagem não é o suficiente para que tenhamos um futuro sustentável.

Quando o lixo produzido pela sociedade não é descartado de maneira responsável, a própria está contribuindo para seu padecimento e o das demais espécies. O lixo é o local ideal para a proliferação de animais como baratas e ratos e com eles há riscos de diversas doenças. As baratas, quando passam pelos lixos, entram em contato direto com diversas bactérias, assim, quando elas entram nas casas das pessoas, elas transmitem essas bactérias que podem causar complicações na saúde humana. Já o rato é o causador da leptospirose que, segundo a chefe da Divisão de Zoonoses e Intoxicações da Secretaria da Saúde, Tânia Portella, é uma doença endêmica transmitida por uma bactéria encontrada na água contaminada ou na urina dos roedores.

Em períodos onde há mais chuvas, como o verão, o risco da leptospirose aumenta, pois há maior probabilidade de haver enchentes, inundações e, consequentemente, maior contato com o transmissor da doença. A leptospirose é uma doença grave, que pode levar até a morte, mas que pode ser tratada.

Então, ao tomar os devidos cuidados na hora do descarte de lixos, o risco da proliferação de doenças diminui significativamente.

O impacto ambiental que esses resíduos causam na natureza é imensurável. Os resíduos sólidos, sendo mal geridos, causam poluição visual, poluição do solo, do ar e do lençol freático. Além disso, na fabricação desses produtos são usados água, energia e oxigênio, quando não os reciclamos para que se tornem novamente úteis, estamos desperdiçando matérias-primas que são extraídas da natureza, fazendo com que mais água, mais energia e mais oxigênio sejam extraídos para a fabricação de novos produtos. Além de poluir o meio ambiente com os resíduos, extraímos dela mais que o necessário, desperdiçando assim os nossos recursos naturais.

A conscientização do descarte correto de lixos é importante para que possamos construir um futuro sustentável. Quanto mais evoluída é uma população, mais lixo ela produz, então é necessário que as pessoas entendam e se preocupem com os rejeitos que elas produzem para que o tratamento correto desses resíduos cresça na mesma proporção. O resíduo é gerado no momento do consumo, então é o consumidor que tem o poder da decisão em mãos para escolher entre poluir ou reciclar. “A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) diz que a logística reversa, instrumento de desenvolvimento econômico e social que consiste num conjunto de ações, procedimentos e métodos utilizados para viabilizar a coleta e restituição de resíduos sólidos do setor empresarial, é responsabilidade de todos - setor privado, público e sociedade”, ou seja, o poder de decidir o futuro do planeta está nas mãos de cada um de nós cidadãos que consumimos esses produtos. Ações como usar as lixeiras seletivas para separar materiais recicláveis dos lixos, não jogar embalagens nas ruas, não jogar lixo eletrônico em qualquer lugar, pois são altamente tóxicos e prejudiciais ao planeta, tomar cuidado ao descartar produtos pontiagudos, colocando-os dentro de algum outro recipiente lacrado para que não corra o risco de machucar um catador na hora da coleta, diminuir o consumismo etc, são essenciais para construirmos juntos um futuro sustentável. A diferença é feita quando cada um se conscientiza e assume a responsabilidade que tem com a natureza. Descartar lixos de maneira incorreta é contribuir com a destruição do planeta e consequentemente com a destruição da raça humana e de todas as espécies, então é obrigação de cada um ser mais responsável com o impacto que gera na natureza.

  1. Logística reversa

Atualmente, a preocupação com a natureza tem aumentado e com ela a sensibilidade ecológica. Os produtos descartados de maneira incorreta causam grandes danos ao meio ambiente e por isso é necessário que uma conscientização de descarte pós-consumo em que esse material possa ser designado ao retorno e conseguindo assim a recuperação do produto utilizado. Essa técnica é chamada de logística reversa.

De acordo com Donato (2008) “a logística reversa é área da logística que trata dos aspectos de retornos de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (133.8 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com