TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Constituição de Uma Empresa

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ANÁLISE DA EMPRESA 5

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 7

3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 7

4 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

APÊNDICES 10

APÊNDICE A – Questionário 11

1 INTRODUÇÃO

A cada dia que se passa, o mercado de trabalho apresenta grandes desafios para quem inicia uma carreira. Para isso, é necessário ter persistência, mostrar-se competitivo e muitas vezes desenvolver habilidades desconhecida pelo próprio profissional.

Toda e qualquer atividade exercida que envolve troca, permuta e intermediação de produtos ou mercadorias entre os produtores e consumidores, na forma de compra e venda, é considerada uma atividade comercial.

Muitas vezes, é complicado conseguir uma colocação no mercado de trabalho que dê bons resultados e que satisfaça seus sócios, considerando questões relacionadas os objetivos de vida e características pessoais. Assim, a maneira mais eficaz de abrir uma empresa e não correr o risco de encerrar depois de um tempo é realizando um bom plano de negócios. Segundo Dornelas (1999) plano de negócios é um documento que pode indicar ao empreendedor que o empreendimento tem grande potencial de sucesso, mas também pode dar evidencias de que o empreendimento é irreal, evitando, como isso prejuízos decorrentes da formalização de um negócio sem estudos preliminares e sem planejamento.

Para a modelagem do negócio, faz-se necessária a análise detalhada dos aspectos ambientais, em especial o mercado e o cliente-alvo, principalmente quanto aos conceitos de valor, utilidade, necessidades, expectativas de satisfação, de qualidade e atendimento, bem como aplicação relacionada ao produto ou ao serviço que será oferecido.

No trabalho apresentado, foi possível analisar desde a abertura de uma empresa, mercado atingido, quais tarefas são designadas a cada funcionário da empresa e a abertura de uma filial.

2 DESENVOLVIMENTO

Tatiane Werlang Zanatta, juntamente com o marido Ednei de Oliveira e seu irmão Rafael Zanatta, decidiram investir num sonho; abrir sua própria empresa. Ednei e Rafael eram mecânicos e Tatiane trabalhava em uma grande empresa, numa rede de supermercado na cidade de Foz do Iguaçu.

Após conseguirem juntar um dinheiro resolveram abrir uma oficina mecânica, os três realizaram uma pesquisa de mercado e encontraram um ponto comercial próximo de lojas de autopeças e revenda de carros, desta forma, o primeiro passo foi concluído.

Já no segundo passo, surgiu a empresa Zanata e Oliveira Ltda, inaugurada em 01/02/2008, como Ednei e Rafael já tinham experiência na área mecânica, a parte administrativa ficou com Tatiane, mesmo sem muita experiência, mas com muita força de vontade foram encarando os desafios que obtiveram pela frente. Começaram com anúncios na rádio para a divulgação e no cardápio de um restaurante, num bairro próximo ao da oficina, no começo não tinham muito para investir, mas como o trabalho em mecânica é todo voltado em prestação de serviços; foram verificando em primeiro lugar o defeito do veículo, para depois comprar a peça com defeito.

Após dois anos de sociedade e com uma procura grande de prestação de serviços da mecânica, resolveram que Rafael abriria mais um ponto e que ele ficaria com a parte mecânica do automóvel e Ednei juntamente com Tatiane ficaram na parte especializada em câmbio manual e automático. Em 11/02/2010 a empresa da Tatiane e do Edinei continuou como Zanatta e Oliveira Ldta, com nome fantasia (da loja) Auto Câmbio Central.

Atualmente ela na parte administrativa e o Edinei supervisionando o trabalho nos automóveis e gerenciando a equipe, que conta com mais dois funcionários mecânicos e uma funcionária para faxinas gerais ambos todos registrados.

.

2.1 ANÁLISE DA EMPRESA

Podemos analisar que na empresa os funcionários apenas exercem as tarefas que lhe são ordenadas, conforme a teoria cientifica de Taylor e Ford, notamos que, por ser especializada apenas em câmbio automático e manual, se torna sim um trabalho monótono e com isso os funcionários se tornam especializados no que fazem e conseguem atingir seus objetivos de término num curto período de tempo.

Já como estudamos na teoria Clássica com Fayol, vimos que essa parte é de inteira responsabilidade com a Tatiane, por ser mais da parte administrativa, é ela quem está em contato direto com o cliente, planeja, organiza, coordena e controla tudo na empresa.

Desde quando o cliente liga dizendo que o carro na anda mais é ela que liga para o guincho ir buscar o carro, após os mecânicos verificam o defeito e novamente a Tatiane liga para o cliente passando orçamento, após o orçamento ser aprovado, encomendando a peça, faz o pagamento da peça, e o Ednei que ordena a troca que após o carro estar pronto, retorna novamente a Tatiane que liga para o cliente avisando que o carro está pronto, que vem buscar o carro e faz todo o acerto com a Tatiane.

Em termos de comunicação, como dito anteriormente, a empresa trabalha num ambiente familiar, em que a comunicação, é informal, não havendo barreiras nem falhas na comunicação. A integração entre os setores ocorre através de churrasco fornecido pela empresa, amizade fora do ambiente de trabalho e a amizade em pagina de redes sociais (facebook).

Em relação ao meio externo; há contato sim; através de anuncio na rádio, no cardápio de um restaurante próximo e principalmente no famoso boca a boca em um cliente sai de lá satisfeito e já indica a oficina para outra pessoa.

Como a empresa presta serviços especializados em câmbios, ela por si já presta serviço de guincho e auto socorro de mecânico.

A tendência é de termos cada vez mais automóveis circulando não só com câmbio automático, mas também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com