TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Consultoria Empresarial

Por:   •  27/12/2016  •  Seminário  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

Consultoria empresarial

Consultoria empresarial é o serviço de apoio aos gestores ou empresários, para auxiliar nas tomadas de decisões estratégicas, com grande impacto sobre os resultados atuais e futuros da organização.

Seu foco é definir a melhor alternativa de ação num ambiente de negócios repleto de duvidas, riscos e competição, que representam para os gestores da empresa um problema confuso e de grande valia.

Consultoria Externa e Interna

O profissional consultor pode estar ou não vinculado a uma organização específica. O consultor que se dedica totalmente a uma organização é chamado Consultor interno (normalmente empregado da empresa). Já aquele que presta serviços casuais é chamado Consultor externo, podendo ser um empregado ou proprietário de uma empresa de consultoria.

Vantagens e Desvantagens do Consultor Interno

A vantagem é que este profissional esta diariamente em contato com os procedimentos internos possuindo um maior conhecimento dos acontecimentos informais, do acesso a pessoas e grupos de interesses. Por outro lado, o consultor interno necessita de formação continuada. Seus conhecimentos são adquiridos de maneira teórica, por este não ter oportunidade de aplicar esses novos conhecimentos em diferentes casos e empresas. Por esse mesmo motivo, o consultor interno geralmente possui menos experiência que o consultor externo. Por exemplo, dentro da empresa, suas ideias frequentemente tem menor aceitação dos gestores e por e ter vínculo empregatício com o cliente, tendem a ter menos  liberdade para dizer e fazer seu trabalho.

Vantagens e Desvantagens do Consultor Externo

O consultor externo possui maior experiência prática que o interno por estar sempre em atividade em empresas diferentes, logo com problemas também diferentes. Por esse mesmo motivo, o consultor externo pode trabalhar com maior imparcialidade, tendo dos gestores da empresa um maior nível de confiança. O consultor externo, ao contrário do interno, pode correr maiores riscos.

Mas também existem desvantagens: o consultor externo possui menor conhecimento dos atalhos e vícios organizacionais, pois normalmente não está presente diariamente na empresa cliente.

Como discutido em sala, existem diferentes tipos de consultoria disponíveis e aplicados dentro do contexto organizacional, estão as consultorias jurídicas, empresariais, de RH, marketing, financeira, econômica e a consultoria em Coaching. Esta última é bastante utilizada nos dias de hoje, visto que o Coaching é uma poderosa metodologia de desenvolvimento e capacitação humana que tem sido cada vez mais difundido e aplicado no âmbito empresarial, visando a conquista rápida e eficaz de grandes e efetivos resultados para empresas e corporações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com