TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Consultoria Empresarial

Por:   •  9/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.399 Palavras (14 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 14

Sumário

1 Introdução 5

2 Consultoria 6

2.1 levantamento de literatura 6

2.1.1 Conceituando consultoria empresarial 6

2.1.2 Motivos contratar um consultor. 6

2.1.3 Necessidade de maior conhecimento. 8

2.2 Tipos de consultoria 9

2.2.1 Consultor interno e externo 9

2.2.2 Consultor interno 9

2.2.3 Consultor externo 11

2.3 Consultoria artesanal 12

3 HIPÓTESE 15

4 Objetivo geral 16

4.1 Objetivo específico 16

5 Problema 17

6 Justificativa 18

7 METODOLOGIA DA PESQUISA 19

7.1 Participantes da pesquisa 19

7.2 Escolha dos participantes 19

7.3 Caracterização do local 19

7.4 Materiais 19

7.5 Procedimento Geral 20

8 Cronograma 21

9 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 22

1 INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas estão crescendo rapidamente, por conta de alguns fatores, como a mudança de cultura e o desenvolvimento da tecnologia, ocasionando um mercado competitivo em que as pessoas buscam sempre o melhor produto, ou seja, o que possui melhor qualidade, mas sem esquecer também o preço mais em conta.

A consultoria entra exatamente aí, ela é a chave para a empresa conseguir o diferencial em seu produto, através de conselhos, que visam o aprimoramento de produtos ou serviços através da resolução de problemas que devem ser identificados pelo consultor. Fazendo assim crescer cada vez mais o mercado de consultoria empresarial e despertando o interesse para essa área de atuação.

2 CONSULTORIA

2.1 LEVANTAMENTO DE LITERATURA

2.1.1 Conceituando consultoria empresarial

Consultoria empresarial, é conceituada por Oliveira (1996, p.21) como sendo uma ação interativa “de um agente de mudanças externo à empresa”, que é responsável no auxílio dos “executivos e profissionais da referida empresa nas tomadas de decisões, não tendo, entretanto, o controle direto da situação”, isso porque, de acordo com Parreira (1997) apud Oliveira, Crocco e Gutimannn o profissional é contratado apenas para auxiliar, apoiar e orientar o trabalho administrativo, embora Crocco e Gutimannn destacarem que pode ocorrer situações de interferência, o que acaba gerando “desgaste e tornando-se motivo de piadas”.

Também de acordo com Parreira (1997) “é o ato de um cliente fornece, dar, solicitar e pedir pareceres, opiniões e estudos a um profissional contratado para que o mesmo auxilie, ajude e oriente o serviço administrativo”.

Conforme o Institute of Management Consultants, da Inglaterra, é o serviço prestado por uma pessoa ou um grupo de pessoas, autônomas e habilitadas para reconhecer e investigar problemas que dizem a respeito da política, organização, procedimentos e métodos, de modo que possam indicar a ação apropriada e oferecer o auxílio na implementação dessas indicações.

Outras associações e autores, como Djalma usam definições e conceitos parecidos, demonstrando que a consultoria empresarial é um emprego específico e um auxílio fundamental e acessível aos administradores.

2.1.2 Motivos contratar um consultor.

Queiroz apresenta cinco causas para a contratação de uma consultoria empresarial. A primeira é o Foco, sendo que segundo o autor, a empresa geralmente não tem pessoas em excesso para cumprir “determinados projetos e eles precisam acontecer”.

O autor ainda destaca a Agilidade, visto que em vez de capacitar-se por experimento e erro, o empreendimento diminui o tempo de introduzir e executar um projeto empregando um consultor que já tem experiência no assunto.

É citado ainda pelo mesmo autor o Conhecimento Especializado, em que o Empreendimento necessita dispor com determinados conhecimentos especializados somente por um prazo pré-determinado; bem como o Know How, visto que diversas vezes o administrador sabe o que precisa ser feito, mas é necessário saber o como fazer, a consultoria saber o que e como fazer.

O último foco destacado por Queiroz é a Isenção, pois é relevante ter uma visão externa para comparar ou comprovar as visões internas.

Por outro lado, o site www.mettodo.com.br traz sete bons motivos para contratar um consultor. O primeiro deles é a Transferência de tecnologias de gestão.

É uma das circunstâncias mais constante. A companhia compreende a necessidade de abraçar tecnologias que não domina, portanto contrata um profissional na área. O convívio com o consultor nestes casos pode ser limitado a palestras, seminários ou, o que é mais eficaz, por meio de seguimento do projeto de implantação de tecnologia em pauta, destaca o site www.mettodo.com.br.

Outro motivo destacado pelo site é o Critério de administração de Projetos. Menos evidente que a causa anterior, costuma ser seguido por empreendimentos que sabem a complexidade de inserir projetos complexos sem ajuda de um critério bem elaborado. Há diversos casos em que a complexidade vem não da tecnologia, mas do número de pessoas a serem envolvidas no projeto. O Contador auxilia a empresa, os empregados, e ajuda a definir os critérios do projeto, destaca o mesmo site.

Assegurar a agilidade e respeito ao cumprimento das etapas do projeto, é outro motivo destacado por www.mettodo.com.br Motivo menos óbvio, no entanto é uma das grandes ajudas que um consultor externo pode levar para um projeto de implantação bem-sucedido. O consultor é contratado para mudar os hábitos dos administradores, já que o administrador sabe o que deve ser feito, porém a pressão do dia a dia faz com que ele não faça o que deve ser feito.

Uma má administração do tempo dos executivos faz com que o tempo de dedicação necessário à implantação de tecnologias se transforme em um verdadeiro problema no meio das agendas tribuladas. O acompanhamento do contador na empresa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (155.7 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com