TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura e Clima

Por:   •  20/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

Digamos que você, docente de uma sala de aula (virtual ou presencial) se deparou com tensões entre sua práxis e alguns alunos, cujas expectativas em relação ao seu modo de ensinar não foram completamente atingidas.  Você deverá, diante dessa situação, propor uma intervenção para diminuir ou até mesmo extinguir essas tensões.

 A proposta deste colocando em prática é a de que você, como professor, construa um questionário breve com 10 perguntas pontuais a respeito de sua aula que poderia ser aplicado aos seus alunos.  Após apontar as perguntas, nos apresente de que maneira você aplicaria e, de posse das resposta, quais modificações você faria em sua aula, caso fosse necessário?

Considerando que a resolução de tensões é condição primeira para que o ambiente de sala de aula seja propício para o aprendizado, visto estar a relação ensino-aprendizado ancorada em pressupostos emocionais e psicológicos, cabe ao professor tomar a iniciativa de estabelecer com seus alunos uma relação afetiva e positiva. Um professor com pouca experiência, ou uma sala de aula composta por alunos novos podem produzir alguns problemas de comunicação que, caso diagnosticados no início são resolvidos sem muita dificuldade. É fundamental que a postura do professor seja tal que permita aos alunos sentirem-se à vontade para revelar seus medos, expectativas ou ansiedades em relação à disciplina. Ocorre que na maioria das vezes os alunos sentem-se constrangidos em dizer abertamente o que “pensam” da aula do professor. Ao utilizar-se de um questionário, de uma enquete sobre suas aulas, a possibilidade de o professor receber um feedback confiável é maior. O que o professor precisa ter consciência é de que toda ação necessita de uma reação. Ao receber o feedback o profissional precisa estar preparado para as críticas, muitas vezes negativas, assim como precisa diferenciar as críticas em relação aos aspectos técnicos daqueles relacionadas às questões pessoais. De posse desse feedback, o professor precisa conversar amigavelmente com a turma e estabelecer, com eles, propostas de mudança, sejam pedagógica, sejam de relacionamento, sejam sobre os conteúdos da disciplina, seja sobre os modelos de avaliação. Propor o feedback  e continuar “na mesma” provoca, ainda mais, um clima de insatisfação e frustração na turma, portanto, o professor precisa estar pronto para estabelecer negociações, que podem e devem ser feitas de ambas as partes.

O professor precisa se impor por meio de seu conhecimento técnico e pedagógico. Ele deve ganhar a confiança e o respeito dos alunos mediante seu comportamento, por sua atuação. Firmeza nas propostas, segurança na defesa da disciplina e envolvimento dos alunos como agentes fundamentais naquele processo são atitudes que irão deixá-los mais seguros em relação à figura do docente. Esperamos que essa atividade contribua com o seu crescimento, não somente acadêmico para também profissional.

Bom trabalho!

A avaliação da atividade ocorrerá por meio da elaboração do questionário, contendo no mínimo dez perguntas E de soluções para três problemas contidos no questionário.

(SIMULAÇÃO)

  1. O aluno deve elencar possíveis situações em sala de aula e quais as opiniões dos alunos em relação ao comportamento técnico e pedagógico do professor.

  1. Elaborar questões claras e objetivas;
  2. Assegurar aos alunos que o questionário não necessita de identificação;
  3. Recolher o questionário e analisar as respostas, fazendo um ranqueamento dos problemas detectados;
  4. Levar esse raqueamento ao conhecimento dos alunos;
  5. Propor uma ação conjunta de mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com