TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DESCRIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING PROMOCIONAIS UTILIZADAS NO STUDIO DE ESTÉTICA FACIAL

Por:   •  20/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.472 Palavras (10 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL – UERGS

UNIDADE UNIVERSITÁRIA EM ERECHIM

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ANNA LUIZA TOMCZINSKI

GIOVANE ISRAEL RIBEIRO

DESCRIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING PROMOCIONAIS UTILIZADAS NO STUDIO DE ESTÉTICA FACIAL RUHMATTIAS PERMANENT MAKEUP ACADEMY EM ERECHIM/RS

ERECHIM

2019

RESUMO

O presente trabalho consiste no estudo das estratégias de marketing promocionais, dentro de uma empresa localizada em Erechim, cujo nome é RuhMattias PMu Academy. Dento do estudo podemos citar diversos assuntos que foram abordados, como: evolução do marketing e sua importância nos dias de hoje, mix de marketing e estratégia de marketing promocional. O principal objetivo foi descrever para a empresa estudada, quais são e quais podem se tornar as estratégias promocionais de marketing para a melhoria do atendimento e relação com o cliente. Já os objetivos específicos, além de avaliar os componentes do mix de marketing, são identificar os clientes da empresa, os perfis e principais serviços oferecidos. Por meio das informações obtidas, constatou-se que sim, a empresa precisa de uma melhoria no marketing promocional, valorizando as ideias e sugestões dos clientes. Ao final, obtiveram-se pontos positivos e negativos que ajudaram para a realização de resultados, com intuito de alavancar seus serviços e criar um vínculo maior e mais duradouro com o cliente.

Palavras-chave: Empresa. Marketing. Marketing Promocional. Estratégias.

  1. INTRODUÇÃO

O marketing está relacionado diretamente com a vida das pessoas, promovendo produtos e serviços. O setor de serviços vem crescendo cada vez mais no cenário atual e um dos fatores para tal é o aumento do poder aquisitivo das pessoas. Isso faz com que os diversos profissionais apliquem técnicas novas para chamar a atenção do cliente em seus negócios, pois quanto mais os serviços crescem, mais importância tem, com isso mais exigente o cliente se torna.

Os centros de estética fazem parte de um setor altamente competitivo e estes procuram sempre estar dentro do mercado, se atualizando e oferecendo serviços cada vez mais variados ao cliente. Em meio à concorrência, busca-se sobressair sobre as demais empresas e manter essa constância, sempre dando ao cliente conforto, fidelidade e confiança nos trabalhos.

A organização do resumo expandido divide-se em capítulos, no primeiro capítulo encontram-se os objetivos e metodologia, no segundo capítulo está o referencial teórico, explicando o mix de marketing e um pouco sobre a história do marketing. Por terceiro temos os resultados, análise da organização e das estratégias utilizadas na empresa. Por último, as considerações finais e referências bibliográficas.

  1. OBJETIVOS

  1.  OBJETIVO GERAL

Descrever as estratégias de marketing promocionais utilizadas no Studio RuhMattias PMU em Erechim/RS.

  1.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Identificar os principais concorrentes diretos do negócio;
  2. Descrever os tipos de serviços mais utilizados no centro de estética;
  3. Pontuar o perfil predominante dos atuais clientes do Studio;
  4. Propor novas estratégias de marketing que ainda não são utilizadas na empresa.

  1. METODOLOGIA

A pesquisa será realizada no estado do Rio Grande do Sul, mais precisamente em Erechim, na empresa RuhMattias PMU Academy, levantando um conjunto de informações coletadas por meio de pesquisa exploratória, que segundo Gil (2007, pg. 43) “as pesquisas exploratórias tem a principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista, a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores”. Sem a aplicação de um questionário, apenas uma narrativa falada diretamente com os clientes, pedindo a cidade onde reside e idade.

A observação na coleta de dados também será utilizada, buscando dos sentidos para desenvolver um plano de Marketing Promocional. O material coletado será através de pesquisa qualitativa. Após o levantamento das informações coletadas, será dado início ao tratamento e análise dos dados.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Segundo Philip Kotler, “ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.”.

Ou seja, podemos dizer que o marketing nada mais é do que uma serie de estratégias, de práticas ou técnicas que tem o objetivo de agregar valor para alguma determinada marca ou produto, com finalidade de atribuir importância dos mesmos para os consumidores.

A origem do marketing pode ser descrevido por longos períodos históricos, onde o primeiro período pode-se dizer que é o produto como foco de mercado. Segundo Richers (1994, pg. 54) com o passar do tempo, e o início da revolução industrial, a oferta de produtos passa a ser maior que a demanda. O que faz a organização ir em busca de força para objetivas lucros.

Mais tarde os responsáveis pelo marketing começaram a ganhar mais respeito e simpatia dos consumidores, e então começaram a vender seus produtos através de propagandas como forma de instrumento promocional. Sendo assim, os “produtores” começaram a ver como o consumidor era importante para elevar seus negócios e mudaram suas atitudes, para que o produto não só fosse comprado, mas sim desejado.

A importância do marketing nos dias de hoje não é somente para promover um produto ou empresa, mas também precisa gerar a satisfação do cliente. Podemos definir a administração de marketing segundo Las Casas (1997) como sendo a “área do conhecimento que reúne todas as atividades referentes a relação de troca orientadas para satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores, buscando alcançar determinados objetivos da organização ou indivíduo...”.

Em qualquer planejamento de marketing, a primeira coisa a ser analisada é o público-alvo. O cliente deve sair tão bem quanto esperava, pois quando ocorre à satisfação, provavelmente ele voltará a buscar o serviço, por isso é tão necessário analisar o mercado-alvo.

4.1 MIX DE MARKETING APLICADO À EMPRESA

Também conhecido como Composto de Marketing ou 4P’s, este são as variáveis que ditarão e influenciarão na maneira como suas estratégias devem ser montadas e também atuaram na forma como o mercado responde às suas expectativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com