TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIAS DE MARKETING UTILIZADAS PELO PUB DIRTY OLD MAN PARA CAPTAÇÃO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

Por:   •  27/4/2020  •  Artigo  •  8.082 Palavras (33 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 33

ESTRATÉGIAS DE MARKETING UTILIZADAS PELO PUB DIRTY OLD MAN PARA CAPTAÇÃO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

Carlos Eduardo Alves Rodrigues*

RESUMO

O presente estudo identificou as estratégias utilizadas pelo pub Dirty Old Man, localizado em Porto Alegre/RS, na captação e fidelização de clientes. Os métodos de captação são baseados na propaganda feita pelos próprios clientes e as estratégias de fidelização são focadas na qualidade do atendimento, um leque de bebidas e drinks que costumam fazer sucesso com os frequentadores e um ambiente agradável. O estudo demonstrou um elevado grau de satisfação dos clientes, conforme os diversos elogios feitos aos colaboradores e ao cardápio de bebidas/comidas, porém foram realizadas críticas com relação ao tempo de espera e na forma de divulgação do bar. O trabalho propôs duas ações de melhoria, quais sejam, uma divulgação mais ativa do bar nas redes sociais, com o intuito de captar novos clientes e uma promoção mensal de chopp aos clientes mais assíduos, com objetivo de fidelizar e aumentar a frequência dos clientes. A fim de obter os dados necessários, utilizou-se um sistema descritivo quantitativo e qualitativo, por intermédio de um questionário aplicado aos frequentadores do pub, com questões abertas e fechadas. Após uma amostragem por conveniência, foi realizada análise de dados, através da Análise de Conteúdo e da Estatística Descritiva. Concluiu-se que o Dirty Old Man não está muito preocupado com as nuances que possam ocorrer no mercado ao não promover seu empreendimento, a fim de captar novos clientes, nem tampouco em manter a marca do pub em foco.

Palavras-chave: Fidelização. Captação. Clientes.

  1.  INTRODUÇÃO

3) Reestruturação

No ano de 2016, ocorreu uma reestruturação marcante na Força Aérea e afetou a rotina dos militares. Foi criada uma nova Organização que ficarei responsável pelas tarefas não operacionais da Força Aérea (Administrativa, Subsistência, Licitações e entre outras) com o objetivo de "desafogar" os militares que possuem funções meramente operacionais, passando essas funções aos militares dessa nova organização. Foi um período de bastante turbulência por diversos fatores (implantação de novos sistemas, realocação de pessoal, novas estruturas...) e principalmente ocorreu uma mudança da cultura organizacional.

A Força Aérea é uma organização antiga (BUSCAR DATA DE CRIAÇÃO) e sua constituição é nacional. Porém, era moldada por uma época…

Bases e Unidades muito próximas com os mesmos fins

chegada de novas aeronaves para remodelar

 hábito de alimentar-se fora de casa está cada vez maior na população brasileira. Conforme pesquisa realizada pelo Instituto FoodService Brasil, os gastos com alimentação fora do lar alcançaram o patamar de 34%, no ano de 2016 (Instituto FoodService Brasil, 2016), trazendo um aumento de 3% com relação a 2015. Se levarmos em consideração o estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por intermédio da Pesquisa Orçamentária Familiar de 2008-2009 (IBGE, 2009), temos um aumento de 9% de 2009 até o ano de 2016 nos gastos de alimentação fora do lar. Apesar do grande percentual de aumento, o ano de 2016 apresentou um panorama bastante nebuloso para os empresários. Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), o setor contava com 33% das empresas operando com prejuízo e, com isso, candidatas a fecharem os seus estabelecimentos. Porém, esse percentual caiu em 2% no primeiro trimestre de 2017 (ABRASEL, 2017) o que gerou um otimismo no setor, conforme pesquisa realizada pela ABRASEL.  

Diante do cenário apresentado, as organizações enfrentam novos desafios tais como redução das estruturas operacionais, procura de flexibilidade, agilidade nas soluções e constante adaptação às necessidades do mercado que, segundo Kotler (2006), passa a exigir cada vez mais qualidade e serviços superiores, além de customização. Pode-se dizer que a abordagem em massa do marketing tornou-se obsoleta e foi substituída pelo marketing relacional que está mais centrada em uma relação a longo prazo com os clientes (GRÖNROOS, 1993).

Em virtude disso, cada vez mais as empresas buscam aperfeiçoar suas estratégias a fim de se manter e ampliar no nicho no qual estão localizadas. Este trabalho busca identificar, entender as técnicas e estratégias utilizadas pelo Dirty Old Man Cocktail Pub com intuito de captar novos clientes e fidelizar os já existentes. Inserido no mercado de bares e restaurantes da cidade de Porto Alegre, cuja concorrência é cada vez mais acirrada, e as empresas inseridas nesse segmento buscam aperfeiçoar suas técnicas para conseguir uma fatia maior desse mercado.

Localizado no bairro Cidade Baixa, na cidade de Porto Alegre/RS, o estabelecimento possui uma temática em homenagem ao célebre escritor norte americano Henry Charles Bukowski Jr. , possui uma capacidade em torno de 100 pessoas e, nos finais de semana quando o movimento de clientes é maior, chega a atender mais de 500 pessoas por noite. Criado no ano de 2011, em um dos lugares mais boêmios da capital gaúcha, o pub ganhou, no ano de 2012, o prêmio de bar revelação da revista Veja Porto Alegre: Comer e Beber Porto Alegre (VEJA BRASIL, 2012).  

Assim, o presente estudo tem como objetivo primário e geral apresentar os métodos utilizados pelo Dirty Old Man para ampliação e fidelização dos seus clientes. Além disso, o trabalho apresenta os seguintes objetivos específicos: a) estudar os métodos de captação de clientes do pub; b) avaliar as estratégias de fidelização adotadas pelo Dirty Old Man; c) verificar a percepção dos clientes com relação às estratégias adotadas pelo pub e d) propor ações a serem adotadas para melhorar a captação de novos clientes e fidelização dos já existentes.

Para o trabalho acadêmico ter seu valor reconhecido, se faz necessário ter um embasamento bibliográfico a fim de dar solidez ao estudo. Esse embasamento tem seu início a partir do referencial teórico que conforme demonstrado por Cruz e Ribeiro (2004, p. 117), “o referencial teórico constitui-se no embasamento que dá sustentação ao objeto de estudo”. Sendo assim, é nessa parte do trabalho que se utiliza a pesquisa bibliográfica como um alicerce para os temas levantados.

O primeiro tema a ser abordado é a captação dos clientes. Antes de sabermos o quê o Dirty Old Man tem de diferente da sua concorrência, faz-se necessário esmiuçar o significado dessa técnica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.8 Kb)   pdf (319.8 Kb)   docx (221.1 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com