TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DESCRIÇÃO DE CARGOS

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 6

  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho é apresentado a estrutura e caracterização de uma empresa fictícia, denominada J.A. Confecções cujo ramo de atuação se caracteriza pela fabricação e venda de roupas e acessórios contemplando assim, o público feminino e masculino. A empresa conta com mais de 100 filiais em todo o território nacional com funcionários que se distribui pelas principais áreas funcionais: diretoria, finanças, marketing/vendas, e recursos humanos. Também será detalhada a descrição de cargo no qual o Gestor de Recursos Humanos irá contratar para ocupar o cargo de Gerente Comercial.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. DESCRIÇÃO DE CARGOS

  1. Cargo: Gerente Comercial

  2. Setor: Comercial

  3. Cargo do Superior Imediato: Diretor Comercial

  4. Responsabilidade do Cargo:

Na descrição do Cargo de Gerente Comercial é detalhada as responsabilidades do cargo que se resume em: gerenciar e definir estratégias para conquistar clientes e aumentar o faturamento; comandar equipes, estabelecendo metas para o crescimento das vendas; desenvolver estudos sobre o potencial de vendas a fim de atingir os objetivos da empresa e aumentar a participação no mercado.

  1. Atribuições do Cargo – O que faz? Como faz? Para que faz?

 - Gerencia e coordena equipes, estabelecendo estratégias de como alcançar as metas e definindo preço e local de vendas, a fim de atingir os resultados esperados ao passo que garanta ao cliente preço e local acessível.

- Responder pela qualidade dos serviços prestados pela sua equipe, identificando problemas e orientado tecnicamente para melhor solução com a finalidade de garantir melhor atendimento aos clientes.

- Atuar junto aos gerentes de outras áreas, identificando potenciais clientes e desenvolvendo meios de mantê-los, para atingir metas estabelecidas pela diretoria.

  1. Requisitos para o Cargo:

2.1.6.1 Competências Técnicas (Conhecimentos)

- Formação Superior em administração de Empresas.

- Conhecimento em Word, Excel e Power Point.

2.1.6.2 Competências Comportamentais

- Planejamento e Organização

- Comprometimento

2.1.6.2.1 Descrição

- Planejamento e Organização: É a capacidade administrar bem o tempo, saber organizar o espaço de trabalho para atingir os resultados estabelecidos.

- Comprometimento: Capacidade de envolver-se efetivamente com a empresa, tarefas e responsabilidade que lhe foram atribuídas.

  1. RECRUTAMENTO

  1. Tipo de Recrutamento

O Recrutamento significa um meio de atrair pessoas que tem determinados requisitos a se candidatarem à vaga. Assim “O recrutamento de pessoal, entendido como que tem como o objetivo de atrair pessoas para trabalhar na organização” (ELGENNENI, 2009, pag. 51).

O Tipo de recrutamento utilizado foi o interno. Conforme ELGENNENI (2009, pag. 60): “são aqueles realizados utilizando mão de obra de profissionais que já fazem parte do quadro de funcionários da empresa”.

Esse tipo de recrutamento possibilita que os funcionários que já compõem a empresa se sintam motivados e reconhecidos. Assim as pessoas se empenharão a dar o melhor de si, pois, acreditam que a organização sabe reconhecer as suas habilidades e talentos, ocorrendo assim uma valorização recíproca.

  1. Técnica de Recrutamento

Após a divulgação da vaga, por meio da intranet e do mural em local visível e acessível, foi realizado testes para avaliação técnica das suas habilidades e conhecimentos para melhor aproveitamento do funcionário mais adequado às exigências da vaga.

  1. TÉCNICAS DE SELEÇÃO

Para (ELGENNENI, 2009, pag. 72):

 ”O objetivo das técnicas de seleção, de forma geral, é conhecer os candidatos e possibilitar a escolha do candidato adequado para preencher a vaga. Elas permitem que o selecionador avalie os candidatos a partir das amostras do comportamento que obtém durante a utilização das técnicas.”

  1. Quais serão as técnicas?

Entrevista;

Técnica de simulação.

  1. Como serão aplicadas?

A entrevista foi a 1º etapa da seleção sem roteiro definido, com temas relacionados às atividades que irá exercer ou sobre situações que o funcionário já vivenciou dentro da organização. A segunda etapa foi a técnica de simulação usada como complemento à 1ª etapa onde será apresentada uma situação hipotética em que o candidato é submetido a uma dramatização de algum evento relacionado à atividade que irá desempenhar na organização, fornecendo ao candidato uma visão mais prática e realista da função sobre sua atuação futura.

2.3.4 Quais recursos serão utilizados?

O candidato deverá criar uma situação hipotética em que como gerente Comercial sua equipe está passando por uma fase não tão positiva ou poderá utilizar-se de exemplos já vividos na empresa e deverá criar meios de estimular sua equipe e até mesmo descobrir o que está provocando a desmotivação, a partir disso, deverão apresentar soluções utilizando-se de programas slides/vídeos/animações.

  1. CONTRATO DE TRABALHO

O candidato escolhido terá Contrato Individual de Trabalho acordado por escrito e por prazo indeterminado, conforme legislação trabalhista em vigor - CLT. O empregado exercera a função de Gerente Comercial, com remuneração mensal de R$ 4.000,00 e jornada de 8 horas diárias iniciando a sua jornada diária das 8 horas ate às 17 horas, com intervalo de 1 hora para repouso e alimentação, totalizando a jornada de 44 horas semanais. As horas excedentes da jornada normal de trabalho serão remuneradas como horas extraordinárias. As alterações no contrato só poderão acontecer mediante acordo entre as partes – empregado/empregador – e de forma que não traga prejuízos ao empregado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com