TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIVERSIDADE CULTURAL: A LOGÍSTICA NAS REGIÕES DO BRASIL, ASPECTOS ORGANIZACIONAIS, ECONÔMICOS E DIFICULDADES NO SETOR LOGÍSTICO

Por:   •  4/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.452 Palavras (10 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO PAULA SOUZA

PROFª. MARIA CRISTINA MEDEIROS

TÉCNICO LOGÍSTICA

Gabriel Andrade Lessa

Marcos Antônio Martins

Rafael Andrade Benites

Rodrigo Anselmo Ferreira

Victor Meira Matozo

DIVERSIDADE CULTURAL: A LOGÍSTICA NAS REGIÕES DO BRASIL, ASPECTOS ORGANIZACIONAIS, ECONOMICOS E DIFICULDADES NO SETOR LOGÍSTICO

RIBEIRÃO PIRES-SP

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Gráfico 1 – Divisão Modal para o Ano de 2015        11

Gráfico 2 – Divisão por grupo de mercadoria para 2015        12

Gráfico 3 – Carregamento para cada modo de transporte por grupo de mercadoria para 2015        12


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA        5

2.1        ATUAÇÃO SEGMENTADA        5

2.2        INTEGRAÇÃO RÍGIDA        5

2.3        INTEGRAÇÃO FLEXIVEL        5

2.4        INTEGRAÇÃO ESTRATÉGICA        6

3        A LOGÍSTICA NAS REGIÕES DO BRASIL, ASPECTOS ORGANIZACIONAIS, ECONOMICOS E DIFICULDADES NO SETOR LOGÍSTICO.        7

3.1        ASPECTOS ORGANIZACIONAIS E ECONOMICOS: ESTUDO DE CASO DA CAPITAL REALTY        7

3.2        DIFICULDADES DO SETOR LOGÍSTICO        9

4        CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14


  1. INTRODUÇÃO

A importância da logística no Brasil é um assunto amplamente abordado e discutido entre os diversos meios de comunicação, sejam eles rádios, televisão e internet. Nos mais diversos âmbitos de atuação de uma organização a logística demonstra ser uma das partes fundamentais para o sucesso das operações internas e externas.

Com base neste contexto, este trabalho propõe discorrer sobre: Diversidade Cultural: A logística nas regiões do Brasil, aspectos organizacionais e econômicos, dificuldades no setor logístico.

Como metodologia de estudo, buscam-se artigos científicos, revistas e livros didáticos para discorrer sobre o tema, por fim, um vídeo será incluído como parte do conteúdo para demonstrar a importância do tema proposto.

  1. EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA

Segundo Novaes, 2007, a evolução da logística se divide em quatro fases, a saber: Atuação Segmentada, Integração Rígida, Integração Flexível e por fim Integração Estratégica.

  1. ATUAÇÃO SEGMENTADA

Após a Segunda Guerra Mundial, a indústria procurou preencher importantes lacunas de demanda existentes no mercado. Nessa época não havia os sistemas de comunicação sofisticados, sendo assim o estoque era o elemento mais importante para o balanceamento da cadeia de suprimento. (NOVAES, 2007)

Sendo assim, os varejistas e industrias concentravam-se em manter um estoque pulmão para abastecer as demandas dos consumidores.

  1. INTEGRAÇÃO RÍGIDA

Iniciou-se na década 70, com a utilização do MRP e MRP II, Os processos produtivos tornaram-se mais flexíveis, com maior variedade Marketing de Produto.

Crise do Petróleo o que encareceu a movimentação + Mão de Obra, fazendo-se necessário a racionalização da cadeia de suprimentos, diminuição de custos e aumento da eficiência, Iniciou-se o emprego da multimodalidade no transporte de mercadorias e a introdução da informática.

  1. INTEGRAÇÃO FLEXIVEL

Conforme Novaes, 2007, não foi somente o aumento da renda e o anseio por maior diversidade de produtos que caracterizaram a mudança de perfil do consumidor a partir da Segunda Guerra Mundial. A população apresentou mudanças profundas em seu perfil etário e em seus hábitos. De um lado, as necessidades econômicas e financeiras obrigaram a maioria das mulheres a trabalhar fora do lar, criando novas expectativas e preferências de consumo. Muitos casais deixaram de ter filhos ou se restringiram a apenas um. Por outro lado, a expectativa de vida da população aumentou bastante nas últimas décadas.

  1. INTEGRAÇÃO ESTRATÉGICA

Nesta fase, ainda segundo Novaes 2007, a alteração no perfil do consumidor é mais ampla. A questão da utilização do tempo, por exemplo, é característica. Com o crescimento do trabalho feminino fora do lar e com o aumento do número de pessoas divorciadas ou solteiras, as compras durante o dia ficaram mais difíceis de realizar. Como resultado, as lojas e supermercados passaram a ficar abertos durante um período maior, estendendo a operação até às 8 ou mesmo 10 horas da noite. O reforço do atendimento aos sábados, por outro lado, se tornou mandatório, pois é nesse dia em que mais se concentram as compras.

Identificar cada tipo de consumidor e entender seus hábitos e anseios é hoje uma necessidade premente para o comércio varejista. Evidentemente, os setores de marketing dos fabricantes de produtos e das grandes empresas varejistas conhecem razoavelmente bem muitas de suas nuanças.

  1. A LOGÍSTICA NAS REGIÕES DO BRASIL, ASPECTOS ORGANIZACIONAIS, ECONOMICOS E DIFICULDADES NO SETOR LOGÍSTICO.

Um dos fatores que mais atrapalham o desenvolvimento do ramo logístico no país é a falta de infraestrutura, principalmente no modal rodoviário. Enquanto a área de logística inova em alternativas para superar crises financeiras internas e externas, investe em espaço para armazenagem e faz de tudo para absorver e dar conta de variados tipos de demanda, o setor sofre por ter uma concentração de 60% das suas atividades em estradas, sendo que essas apresentam algum tipo de deficiência em 73,9% delas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (251.4 Kb)   docx (475.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com