TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Definição da Tecnologia da Informação .

Por:   •  23/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.339 Palavras (10 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir os principais problemas enfrentados pelas micro e pequenas empresas, com a eminente entrada da tecnologia da informação no mundo dos negócios. Em decorrência deste fato, a Tecnologia da Informação (TI) passou a ser um importante componente competitivo para as organizações. A TI tem um grande potencial para transformar os dados obtidos em oportunidades, podendo trazer também ganhos significativos para as organizações, mas este sucesso depende muito do entendimento das estratégias adotadas e das consequências que elas podem trazer (MORAES, TERENCE e ESCRIVÃO FILHO, 2004).

Lunardi, Dolci e Maçada (2009) chamam a atenção para organizações que implantam sistemas de TI sem nenhum planejamento, o que pode causar impactos tanto financeiros quanto organizacionais. Esta falta de planejamento faz com que muitos gestores tenham diversas dificuldades de tomar decisões, pois um projeto de TI mal elaborado pode trazer mais incertezas do que facilidades. Além disto um ambiente desorganizado pode gerar um clima de desconfiança para o planejamento e tomada de decisões.

         A diminuição dos custos de implantação de sistemas tem trazido um grande aumento da implantação dos mesmos em Micro e Pequenas Empresas (MPE), este fator evidencia a importância de planejar a implantação e execução deste recurso, medindo os impactos e as variáveis que podem ser causadas, principalmente nas MPEs que representam 98% das empresas no país segundo o SEBRAE, 2014 (BASSO, 2015).

No setor das micro e pequenas empresas ainda é comum que não se registre o conhecimento e nem suas informações, sendo assim as empresas que tem utilizado os sistemas de TI de forma estratégica e adequada tem maiores possibilidades de se destacar no mercado. Antes o mercado atuava de forma mais estável, mas com a abertura de mercado, concorrentes mais fortes e clientes mais exigentes, fizeram com que as pequenas empresas buscassem se desenvolver para que não perdessem espaço no novo mercado (MORAES, TERENCE e ESCRIVÃO FILHO, 2004)

Sendo cada vez maior o impacto das micro e pequenas empresas na economia do país, é importante buscar o conhecimento sobre os processos de adoção e implantação, mas também saber os grandes motivos desta necessidade de informatização das empresas. Sendo assim poderemos conhecer os principais problemas enfrentados pelos pequenos negócios, antes e depois da implantação de sistemas de TI (Lunardi, Dolci e Maçada 2009).

REVISÃO DA LITERATURA

Tecnologia da informação

A definição de Tecnologia da Informação é algo que engloba mais dos que os aspectos técnicos como gerenciamento de dados, sistemas, hardware e software, ela também está envolvida com questões administrativas, coordenação, fluxos de trabalho ou qualquer outro método de interação humana (Laurindo, Shimizu, carvalho e Rabechini Jr 2001).

Quando se refere ao começo do século XXI, o que se remete é o grande começo de uma era de tecnologia e informação em alta velocidade. Esta nova sociedade vem se mostrando cada vez mais conectada, transformando a tecnologia e sua agilidade em um novo modelo de fazer negócios. Sendo assim, a complexidade dessa nova rede vem sendo cada vez mais material de estudo, para através destes, tentar se sobressair no novo mercado sem fronteiras (Abreu, Morais e Olegário 2015)

No início desta transição tecnológica havia uma grande preocupação, pois este significava um grande processo de redefinição das atividades e operações. A informação se tornava cada vez mais dinâmica, e principalmente seus mecanismos de armazenamentos. A evolução das organizações se tornaram cada vez maiores e mais dependentes da evolução tecnológica (Cano, Becker e Rodrigues 1998)  

Silveira e Paula (2016) evidenciam a grande importância que esses mecanismos exercem nos resultados e no desenvolvimento econômico de qualquer país do mundo. Os produtos e serviços estão sendo oferecidos em qualquer lugar do Brasil ou do mundo, e fazer este elo não só entre o consumidor, mas também na gestão do negócio tem se tornado um grande fator para o sucesso de uma empresa.

A Tecnologia da Informação deixou de ser uma indicação e um apoio a gestão de uma organização e passou a se desenhar como ferramenta de tática e artimanha para o sucesso e nível de competitividade no mercado, eliminando fronteiras mercadológicas e fazendo com que as redes surgissem como grande diferencial para os negócios (Laurindo, Shimizu, carvalho e Rabechini Jr 2001).

As definições de alguns conceitos são primordiais para se entender o papel da TI no mundo globalizado e integrado, efetividade e êxito traduzem bem estes conceitos e nos ajudam nesta percepção. Efetividade está associado a funcionar bem, e êxito em fazer a coisa correta, sendo assim conseguimos vincular os efeitos da tecnologia com os insucessos ou desenvolvimento dos negócios (Laurindo, Shimizu, carvalho e Rabechini Jr 2001).

No que tange ao integrar os serviços tecnológicos ao mercado é importante destacar que estes serviços precisam estar relacionados as necessidades mercadológicas, pois assim teremos a maiores chances de efetividade e êxito ao mesmo tempo. A prestação de serviços ou compra de produtos estará sempre vinculada a existência de um cliente, que estará utilizando este serviço simultaneamente a quem está prestando a atividade (Silveira e Paula 2016).

As subjetividades dos sistemas tecnológicos trazem ao contexto uma grande incerteza com relação a aplicação destes à atividade cotidiana da empresa, a resultante disto é que os usuários buscam cada vez mais diminuir essa insegurança investigando possíveis vestígios de qualidade do serviço. A intenção é diminuir os impactos de um sistema mal implantado e que possa gerar algum prejuízo ao invés do retorno que lhe é esperado (Silveira e Paula 2016).

A investigação no momento de levantar a função da TI nas organizações aponta para uma grande dificuldade de definir o tema em poucas palavras, deixando assim uma gama de assuntos em que se pode colocar em várias diretrizes, seja ela mercadológica, comercial ou tecnológica, mas sempre visando o fortalecimento e o desenvolvimento humano (Laurindo, Shimizu, carvalho e Rabechini Jr 2001).

Micro e Pequenas Empresas

A atividade empreendedora vem crescendo cada vez mais no Brasil, analisando isso podemos observar que é primordial que esta atividade cresça não apenas em números, mas também em efetividade na economia brasileira. Atualmente as Micro e pequenas empresas representam 98% das empresas no país, no setor de comercio representam 53,4% do PIB no setor. (SEBRAE 2014)

Estas estatísticas nos mostram o quão importante a atividade empreendedora das micro e pequenas empresas representam para economia, sendo assim nota-se uma grande preocupação em qualificar e desenvolver este setor do mercado, pois elas sozinhas representam pouco, mas quando se vê o somatório desta força podemos notar que não se pensa na economia brasileira sem mencioná-las (SEBRAE 2014)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (167 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com