TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Depressão em Jovens

Por:   •  11/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.637 Palavras (11 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Paulista[pic 1]

Instituto de Ciências Sociais e Comunicação

Curso de Administração – Campus Pinheiros - Noturno

METODOS DE PESQUISA

(2º Semestre de 2014)

Tema: Depressão em Jovens na cidade de São Paulo

Aluno: Erivaldo Marques Santos  RA: A2163E-8  

                                                   SÃO PAULO

2014


Sumário

Introdução...................................................................................................................2

Definição de Depressão...............................................................................................3

Prevalência de Depressão em Jovens na capital Paulista.......................................................4

A Família e Sua Influência no Comportamento......................................................................................................................5

A Relação entre Suporte Familiar e Depressão em Adolescentes.........................................6

Tratamento.............................................................................................................................7

Investimentos e novas formas de combater a Depressão.....................................................8


Tema: Depressão em Jovens na cidade de São Paulo

Objetivo Principal: Estudar a prevalência de depressão entre jovens da capital paulista e fatores familiar associados.

Objetivos Derivados: Quais os motivos para o crescimento dessa Doença, investimentos na área da saúde para diagnosticar, prevenir e curar a Depressão.

Problema: Depressão será que esse mal pode atingir os jovens?

Hipóteses: o que levam os jovens  ficarem deprimidos? Problemas familiares, problemas financeiros, relacionamento amoroso, stress no trabalho, traumas por violência ?

Resumo

Distúrbios psicológicos que incluem a depressão ocupa o 1º lugar no ranking das dez doenças mais frequentes nos jovens de São Paulo O problema atinge cerca de 35% dos adolescentes. Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo Programa de Atenção Integral à Saúde do Adolescente, da Secretaria Estadual de Saúde, com base em cerca de 300 mil fichas de pacientes cadastrados no sistema. O trabalho revelou que praticamente um em cada cinco jovens atendidos na rede pública de saúde apresenta características depressivas.

o problema ao alto nível de estresse da vida moderna em uma grande capital esta entre os motivos que levam jovens a permanecerem depressivos. Mas não se trata de um fator determinante. "Está longe de ser a única causa. Uma pessoa pode ficar depressiva por conta de fatores genéticos, porque tem dificuldade de lidar com situações do dia a dia. Há também casos relacionados à ausência de suporte social e familiar.

é necessário hospitalizar o paciente para protegê-lo ou para cuidar de comprometimentos físicos causados pela depressão. O tratamento da depressão é essencialmente medicamentoso.A psicoterapia ajuda o paciente, mas não previne novos episódios, nem cura a depressão.

Palavras-chave: Depressão, jovem, família, São Paulo


Introdução

A depressão é definida como uma perturbação do humor, uma desordem dos sentimentos e emoções que podem variar de leves a graves em intensidade. A depressão provoca mudanças na percepção, no sonho e, portanto no modo de vida. Dentre os principais fatores predisponentes implicados nas manifestações depressivas dessa faixa etária, estão os relacionados ao ambiente familiar e social. Os principais fatores de risco envolvidos são: violência dentro do lar, perda de um dos pais, problemas psiquiátricos em um ou ambos os pais, outros eventos estressantes de vida e baixo nível socioeconômico e da vida moderna em uma cidade grande.

As diversas fases da vida, como a infância, adolescência, são caracterizadas por algumas particularidades que proporcionam um maior entendimento na forma como as pessoas se comportam dentro de seus nichos sociais.

levantamento  aponta a Cidade de São Paulo com alto índice de jovens depressivos. A pesquisa internacional foi coordenada pela Universidade de Harvard, EUA, e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o “Levantamento Mundial de Saúde Mental” (WMHS, na sigla em inglês). O Estudo aconteceu entre 2005 e 2007, A informação vem da “São Paulo Megacity”, pesquisa feita pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP)

De acordo com a gerente médica do Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental (PAI), Célia Gallo, casos relacionados à ausência de suporte social e familiar estão entres as principais causas da depressão nos Jovens da cidade de São Paulo.

DEPRESSÃO. SERÁ QUE ESSE MAL PODE ATINGIR OS JOVENS?

Definição

A depressão é um doença caracterizada por um período mínimo de duas semanas em que a pessoa se sente triste, melancólica ou “para baixo”, com sensações de aperto no peito (angústia), inquietação (ansiedade), desânimo e falta de energia. O indivíduo permanece apático, perde a motivação, acha tudo sem graça ou sem sentido, torna-se pessimista e preocupado. Tal estado afeta o organismo como um todo e compromete o sono, o apetite e a disposição física.

Aurélio Buarque de Holanda Ferreira define depressão como sendo "...abaixamento de nível, resultante de pressão ou de peso; baixa de terreno ou ainda, abatimento moral ou físico, letargia''.

Ricardo Moreno – Tristeza é um fenômeno normal que faz parte da vida psicológica de todos nós. Depressão é um estado patológico. Existem diferenças bem demarcadas entre uma e outra. A tristeza tem duração limitada, enquanto a depressão costuma afetar a pessoa por mais de 15 dias. Podemos estar tristes porque alguma coisa negativa aconteceu em nossas vidas, mas isso não nos impede de reagir com alegria se algum estímulo agradável surgir. Além disso, a depressão provoca sintomas como desânimo e falta de interesse por qualquer atividade. É um transtorno que pode vir acompanhado ou não do sentimento de tristeza e prejudica o funcionamento psicológico, social e de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (255.9 Kb)   docx (98.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com