TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Descrição da Empresa

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.109 Palavras (9 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 9

Descrição da Empresa 

Nome: Obácy Consultoria.

Localização: Av. Dr. Jose Maciel, 25 - Jd.Maria Rosa - Taboão da Serra

Segmento que atua: Empresarial.

Porte/Tamanho: Microempresa 

Introdução

O Senhor Luís Augusto, gerente da loja de departamento Casa Ceará, percebeu que os funcionários não estavam sentindo-se como parte da empresa. Os setores de caixa, almoxarifado, administrativo, T.I e limpeza, não conseguem entender que também fazem parte da equipe de vendas, não se sentem parte de um todo, e isso o Senhor Luís, identificou como um grande problema, pois é justamente através desses setores, que a empresa mostra a sua imagem. Primeiramente foi preciso identificar quais eram os reais problemas da loja. As dificuldades individuais e em grupo, o tipo de comunicação utilizada entre os funcionários, às instalações e benefícios que a mesma oferecia a seus colaboradores, a relação com os fornecedores, a qualidade dos produtos e etc. Todas essas causas, são transmitidas ao consumidor final, de forma positiva ou não.

Para melhor entender o negócio, pesquisamos outra empresa do mesmo ramo, super Tuber vimos que as dificuldades eram muito parecidas. Conversamos com o gerente da loja super Tuber, o Senhor Claudio e ele nos expôs muito simpaticamente como elaborou um processo de motivação nos colaboradores. A princípio foram feitas dinâmicas em grupo, forte participação no lucro e acompanhamento dos funcionários em decisões e dificuldades da empresa. Com pequenas atitudes estão se colhendo bons resultados.

O que é o comportamento organizacional

Comportamento organizacional é uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para sua empresa e que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações. Consistem no estudo do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações.
O comportamento Organizacional é uma ciência aplicada, que engloba conceito de psicologia, sociologia e administração entre outras disciplinas. Um dos Desafios no comportamento organizacional é encontrar formas de motivar trabalhadores e manter a competitividade global das organizações. 
Busca melhorar o comportamento ético, criando um clima eticamente saudável para seus funcionários. Aumenta a produtividade e a qualidade dos produtos de uma empresa. Melhoria nas habilidades humanas como: Motivação, liderança, treinamento, satisfação com o trabalho, avaliação de desempenho, comunicação eficiente. Administrando a diversidade da força de trabalho. Fortalecendo as pessoas. Estimulando a inovação a mudança. Ajudando os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Por isso pode se dizer que o comportamento organizacional tem o foco no ser humano Uno e Múltiplo.

Pensamento Sistêmico 

Vivemos em meio as descobertas, onde a sociedade ocidental vem nos dizer que vivemos em sistemas, o que são grupos coordenados que buscam o mesmo objetivo. Sendo assim afirmam que até nós, seres humanos somos um sistema feito por um conjunto de órgão de faz nosso organismo funcionar.
Temos um equilíbrio do nosso corpo, mente e meio- ambiente, que ao funcionar nos proporciona bem estar e saúde, caso não estejam em equilíbrio podem nos trazer doenças como um sinal de alerta. Precisamos então manter o equilíbrio destes elementos para estar saudáveis , pois somos seres biopsicossocial , nossa constituição depende de aspectos biológicos( físico), Psicológico (mental) e a relação com o meio (social).Somos nós os responsáveis para cuidar por administrar nosso equilíbrio, não deixando que os outros ou situações diversas tenham influência em nosso bem estar .
Entendendo isso vamos ver que, pessoas fazem parte das empresas o que as torna um sistema dentro de outro sistema , onde desenvolvendo suas competências conseguem chegar no objetivo esperado . Está visão sistêmica veio para mudar o paradigma, pois, é uma forma de visualizar os problemas do sistema, cuidando assim em partes com mais facilidade para a resolução dos mesmos, sem perder a visão de um todo.

Liderança

Um líder é uma pessoa que dirige ou aglutina um grupo, podendo estar inserido no contexto de indústria, no exército, etc.

O líder tem a função de unir os elementos do grupo, para que juntos possam alcançar os objetivos dos grupos. A liderança está relacionada com a MOTIVAÇÃO, porque um líder eficaz sabe como motivar os elementos do seu grupo, ou equipe.

Maiêutica

Foi elaborada por Sócrates no século IV a.c. Através dessa linha filosófica ele procura dentro do homem a verdade. E famosa a sua frase “Conhecer-te a ti mesmo”, que dá início à jornada interior da humanidade, na busca do caminho que conduz à prática das virtudes morais. E a arte de planejar, é um método ou técnica que pressupõe que a verdade está latente em todo o ser humano, podendo aflorar aos poucos na medida em que se responda a uma série de perguntas simples.

Objetivo

Nosso objetivo é analisar a empresa “Casa Ceará”, com esse diagnostico em mãos,iremos apresentar um projeto de ações motivacionais que irão incentivar e estimular os colaboradores da área de vendas,bem como, proporcionar a integração de todas as áreas, para juntos poderem alcançar os objetivos.

Parte da Empresa:

Gerar uma boa relação com os funcionários, não trata-los como maquinas, mais como seres humanos, que tem qualidades, que depende de estimulo para serem apresentadas. Não só dinheiro, mais reconhecimento pelo trabalho prestado.

Da Equipe:

Colaborar com o código de ética da empresa, fazer do seu ambiente de trabalho um local agradável e bom se trabalhar, tendo bom relacionamento com os colegas de trabalho, e tratar seu cliente como ele gostaria de ser tratado, com respeito e verdade.

Relatório

Empresas x Pessoas

As empresas “são as pessoas que nelas operam”, sendo assim, a forma de agir, pensar e sentir de cada indivíduo ira impactar diretamente no todo. É necessário que cada pessoa conheça a si próprio, para que tenha domínio de seus sentimentos, com isso a convivência com as outras pessoas se tornam mais fáceis. Por vezes, o ambiente de trabalho ainda traz vestígios de uma forma antiga de pensar. A empresa vendo somente o lucro como o principal objetivo, acaba esquecendo de valorizar seus colaboradores, sendo que eles são parte essencial dessa “engrenagem”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (111.4 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com