TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Descrição e Desenvolvimento do Projeto

Por:   •  6/3/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.432 Palavras (6 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 6

         

[pic 1]

                           Carro Propulsão à Vapor

AUTOR:

Luiz Llemque ullas Boas                   R.A. T38511B-4

 Anderson Felipe Asbahr                  R.A. B2217C-8         

 Allan da Silva                                   R.A. B316BH-0

 Odenir rodrigues de azevedo          R.A B5668F-7

 Marcelo Batista dos Santos            R.A B436CA-2

 Jean carlos de Souza                      R.A B2031D-4

                                                                               

CURSO: Engenharia Basica

CAMPUS: Limeira

ORIENTADOR: Prof. Mario

                   Sumario

1- Objetivo do Trabalho ------------------------------------

2- Pesquisas sobre Propulsão à Vapor -----------------

3- Descrição e desenvolvimento do Projeto ----------

4- Conclusões ------------------------------------------------

5- Comentários e sugestões ------------------------------

6- Desenhos --------------------------------------------------

7- Orçamento--------------------------------------------------

8- Bibliografia--------------------------------------------------

Objetivo do Trabalho

Objetivo deste trabalho e projetar e construir um carro que seja tracionado com um mecanismo de propulsão a vapor que permita o transporte de massa padrão de 100g por uma pista de dimensões pré-estabelecidas em linha reta e cronometragem de tempo. Fazer pesquisa sobre motor a propulsão a Jato.

A tarefa consiste em desenvolver e projetar um conjunto de peças com um recipiente fechado sob pressão a tabela da figura 01 mostra as restrições do projeto demonstrando teorias e cálculos vistos em aulas

           

Pesquisa sobre Propulsão à Vapor

Neste trabalho vou falar sobre a maquina a vapor que foi símbolo da revolução industrial, inventada por James Watt em 1769. Como funciona, em que é que foi aplicada, os seus antepassados e as suas consequências na população, na indústria, entre outros.

Até os dias de hoje não se sabe ao certo quem foi o descobridor dos princípios da propulsão a jato. Alguns historiadores afirmam que tenha sido o sábio e matemático Egípcio Heron que teve a primeira ideia de uma maquina a vapor chamada “aeolipili” (figura 02) constituído de uma esfera de cobre pequena e oca rotativa, movida por vapor d’ água saindo através de bocais presos à referida esfera em fora de L. Passava para esfera, colocada sobe um tripé sobre o fogo, à água fervia e o vapor escapando pelos bocais fazia a esfera girar, este motor, não fazia nenhum atrito útil.

A primeira maquina térmica realmente verdadeira é deixada pelo físico Denis Papin que utilizou vapor para impulsionar um mecanismo com êmbolo e cilindro. Foi Palpin que inventou um aparelho semelhante á panela de pressão e, para evitar que explodisse, concebeu a primeira válvula de segurança conhecida. Em 1698 a primeira maquina a vapor de interesse industrial, idealizada por Thomas Savery, um engenheiro militar e mecânico inglês. Esta maquina era uma bomba que tinha por objetivo retirar agua dos poços de minas de carvão, porem poderia explodir devido á utilização de vapor de alta pressão. (figura 03).

Em 1712, o Inglês Thomas Newcomen um ferreiro inglês, aperfeiçoando as maquinas de Savery e Papin idealizou uma nova maquina térmica. Esta maquina tinha como objetivo o esvaziamento da agua de infiltração das minas. (figura 04).

Exemplo de motor à propulsão mais conhecido e uma locomotiva é uma maquina propulsionada por um motor a vapor que funciona a carvão e água. Tudo se processa dentro de uma caldeira, em que tubos e válvulas fazem circular o vapor da agua quente. Depois e canalizado por um sistema de êmbolos e pistões para uma biela unidas a roda dando tração a locomotiva.    Turbina a vapor é uma maquina rotativa que consome energia térmica do vapor transformando-a em energia mecânica. Sua maior aplicação é acionamento de bombas, compressores e geradores de energia elétrica embora inventada e conhecida haja alguns séculos seu desenvolvimento e aplicação de forma pratica se deu principalmente nas embarcações, no entanto tem utilizado as turbinas de propulsão desde a sua invenção no final do século 19. Os tipos de turbinas mais comuns usadas para propulsão são turbinas a vapor e a gás sendo que ambas têm suas próprias vantagens e desvantagens. Do ponto de vista termodinâmico a turbina a vapor o culpa uma das posições favoráveis transformando energia mecânica relativamente grande parte da energia térmica que consome sua eficiência pode ser considerada boa especialmente nas turbinas de grande capacidades acionadas por vapor de alta pressão. Do ponto de vista mecânico a turbina a vapor pode ser considerada ideal, pois a força de propulsão é aplicada diretamente no elemento de rotação da maquina não sendo necessário como no caso das maquinas alternativas a vapor um dispositivo do tipo biela e manivela para transformar o movimento alternativo em rotativo.

Apesar de seu baixo torque, as turbinas a vapor ainda não são usadas em veículos terrestres. A maioria de veículos acionados por turbinas a vapor, portanto empregam engrenagens de redução. Uma alternativa para as engrenagens de redução e uma unidade turbo- elétrica em que a turbina gira um gerado para alimentar um motor elétrico.

Descrição e desenvolvimento do Projeto

Compreende se de um sistema propulso de movimentos á base de vapor consistindo de  uma turbina uma caldeira com agua aquecida por um fogareiro rodas de carrinho de supermercado um eixo com rolamentos  um recipiente contendo álcool liquido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (606.5 Kb)   docx (532.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com