TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dificuldade na Gestão de Recursos

Por:   •  13/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.488 Palavras (10 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

O IMPACTO DOS CUSTOS PARA AS EMPRESAS

INTRODUÇÃO

  • No século acelerado que presenciamos, o progresso dos meios comunicativos e a necessidade da preparação de informações rápidas e precisas resultou no crescimento do cenário competitivo das empresas. Para sobreviver, as empresas precisam se adequar com a velocidade intensa na mudança da linha produtiva, com a intenção de conseguir produzir seu produto com a melhor qualidade e economizando o maior volume de produto possível.
  •         Para que isso se tornasse possível, estas tiveram que rever seu planejamento e critério de avaliação de custos, para não perder suas chances de permanecer atuante no mercado.

Demonstramos do que se trata a gestão de custos, e os conceitos básicos para entender o enquadramento de cada um dentro do impacto as empresas. Ressaltamos em seguida a importância do controle de custos, onde apresentamos um pouco da história e como a organização precisa estar se atualizando com o mercado.

  •         De forma resumida, é mencionado o que é necessário para ter uma boa analise de custos, para que serve, e como fazer, apresentado por modos de custeios.

O QUE É GESTÃO DE CUSTOS?

  • Antes de definir o verdadeiro sentido da gestão de custos, é preciso saber o que é o custo, podemos compreender como todo o valor investido para que a empresa consiga realizar as suas atividades, seja estas de fabricação de um produto ou a prestação de um serviço. Os custos podem apresentar despesas fixas ou variáveis e incluem a mão de obra, energia elétrica, compra de equipamentos e matéria-prima, transporte, entre outras coisas. Para isso é preciso visualizar, calcular e controlar todo o valor desses recursos, de forma simplificadas isso é o que chamamos de Gestão de Custos. Conforme Horngren (2004), explica que os custos se expressam como recursos sacrificados ou renunciados para conseguir um objetivo final. Estes representam a quantia que precisa ser investida para se conseguir o produto e serviços.
  •         Quando o gestor possui este pilar de estratégia em seu negócio, é mais visível o valor que precisa vender o produto para alcançar o lucro necessário, para conter o máximo de lucratividade em seu produto. Essa estratégia é um dos pilares para a sustentabilidade e sobrevivência de um negócio. Então, quando executada de maneira inadequada, a gestão de custos pode interferir diretamente na produtividade, nos resultados e, conseqüentemente no faturamento da empresa ocasionando falência da mesma.

[pic 2]

CONCEITOS

  • Dentro do estudo de impacto de custos para as empresas são utilizados conceitos, que são aceitas por maioria dos autores. Pois há várias nomenclaturas para uma só definição e uma só nomenclatura para várias definições. Vamos esclarecer os mais utilizados: gastos, custos, despesas, sucatas e como identificar o custo.
  • Gastos: Segundo Martins (2001), todo gasto é um sacrifício financeiro adquirido em troca de um produto ou serviço qualquer, ou seja, gasto é a obtenção de bens ou serviços. Só existem gastos quando houver reconhecimento contábil da dívida ou redução do ativo dado em pagamento. Os gastos podem ser classificados como investimentos e ao serem consumidos passam a ser custos ou despesas.
  • Custo: O custo tratasse do consumo relativo a um bem ou serviço que é empregado na produção de algum produto. O custo é classificado como um gasto, mas somente reconhecido como custo no ato de sua utilização para fabricação de algum produto ou execução de um serviço diz (MARTINS, 2001, pg. 26). São exemplos de custos toda a matéria-prima e a embalagem. Os custos podem ser identificados em diretos, indiretos, variáveis e fixo. Como apresenta Martis (2001, pg. 51) os custos diretos “[...] são facilmente identificados no produto final, incide nos materiais usados na fabricação do produto e sua mão-de-obra. Os custos diretos são aqueles em que os custos podem ser apropriados diretamente ao produto”. Já o custo indireto necessita a utilização de algum critério de rateio para apropriação de custos, são os custos em que não são identificados com clareza no produto final. Custos variáveis: este custo depende da quantidade de produção, pois quanto maior o número de produção maior será o gasto com mão de obra, embalagem, impostos diretos de venda (ICMS / SIMPLES / ISS / PIS / COFINS / IPI / IRPJ / CONTRIBUIÇÃO SOCIAL), entre outros. O custo irá variar de acordo com a quantidade utilizada
  • Despesas: As despesas não estão relacionadas a atividades de produção da empresa. Todas as despesas estão diretas ou indiretamente relacionadas à obtenção de receita, além disso, são itens que reduzem o patrimônio líquido da empresa. Pois não gera retorno, você está só pagando para ter um serviço.
  • Sucata: é qualquer resíduo cuja utilização é inviável para sua proposta inicial, porém é reciclável e passível de utilização em outros sistemas produtivos (WIKIPEDIA).

A IMPORTÂNCIA DE TER UM CONTROLE DE CUSTOS

  • O conceito dos custos começou a ser mencionado e ganhou destaque desde a era industrial, com a intenção de determinar os custos para fabricação de produtos. A questão dos custos com certeza hoje é uma das mais importantes áreas estudadas e tratadas. Grande parte atua para fazer a redução de seus custos sem perder a qualidade do produto, assim, o custo é um impacto direto que determina a organização e a lucratividade que a empresa contém.
  •         As empresas necessitam cada vez mais a necessidade de uma boa gestão de seus custos, pois esta é uma das grandes maneiras de encarar os concorrentes, que muitas vezes, não estão preparados. Se destacando em qualidade e custo benefício. A organização precisa ter um planejamento bem traçado, ou um bom controle de informações do sistema, para poder fabricar com o menor custo possível. Para isso, se faz necessário o acompanhamento das tecnologias e oscilações. No cenário atual, o conhecimento e a preocupação na eficiência do controle dos custos são imprescindíveis para qualquer organização que se espera manter ativa e competitiva no mercado.
  •         É uma estratégia que propõe as empresas tenham uma noção dos gastos de produção e de serviços. Análise de custos mais que definição de sistemas de serviços com o critério indireto ou está relacionado a um controle de custos para alcançar um capital
  •         Conhecer as informações sobre sua empresa é entender como funciona as quais os gastos que possui. Análise de custos também desenvolve relatórios de importância para investir e definir um plano estratégico sendo que o maior benefício é o diagnóstico antecipado de possíveis problemas em relação à produção produtos e serviços.
  •         Análise de custos é um primeiro passo importante antes de avançar para outros tipos de estudo econômicos na busca em determinado projeto em potência possível ou apropriado. O conceito dos custos começou a ser mencionado e ganhou importância no início da era industrial. Mais a contabilidade começou mesmo durante a revolução industrial após o surgimento de empresas industriais com o intuito de determinar os custos dos produtos fabricados.
  •         Temos que ter uma análise estratégica para que possamos ter uma noção mais exata dos custos para que a empresa possa se manter operante.
  •         Para uma empresa investir em uma análise de custos para ter mais lucro que prejuízos, essas análises, vão servir para uma tomada de decisões com isso podemos definir preço com mais exatidão perante os nossos concorrentes. Para um negócio dar certo é preciso entendimento administrativos, financeiros e também conceitos e controle de custos, para que desta forma a empresa esteja preparada sempre, identificando seus pontos fortes e fracos, além de suas oportunidades e ameaças, possuindo base sólida para a tomada de decisões.
  • Ela fornece informações primordiais sobre o desempenho das atividades que vem sendo realizadas e qual é a situação da rentabilidade da empresa. Por esses dados é possível traçar um planejamento e pensar em mais detalhes, quais serão as próximas ações da organização.

[pic 3]

PARA QUE SERVE UMA BOA ANÁLISE DE CUSTOS

  • Ela fornece informações primordiais sobre o desempenho das atividades que vem sendo realizadas e qual é a situação da rentabilidade da empresa. Por esses dados é possível traçar um planejamento e pensar em mais detalhes, quais serão as próximas ações da organização.

  •         A análise de custo mostra uma medida bastante eficaz no sentido de auxiliar de maneira significativa a saúde financeira e organizacional da empresa. É essencial que essa análise seja feita com muito cuidado, pois se for mal feita pode interferir nos resultados que foram almejados, causando uma redução na produtividade e afetando os custos e lucros.
  •         Fazendo uma boa análise de custo e tomando as decisões certas baseadas nos dados que a análise proporciona, a empresa vai gastar menos e lucrar mais. Para definir preços de venda, é necessário compreender com a maior exatidão possível quais serão os custos envolvidos na operação de cada produto, dessa forma evita estipular valores que não se adéqua com a realidade.

COMO FAZER UMA ANÁLISE DE CUSTOS?

  • Para realizar uma análise de custo de qualidade é necessário aplicar alguns métodos de controle e gerenciamento que forneçam em detalhes e de forma constante em registros organizados, como estão as operações financeiras da empresa. Existem diversas maneiras de construir uma análise de custo eficiente, as mais utilizadas são:
  •         Custeio por absorção: sem levar em consideração os custos fixos ou variáveis, todos os custos relacionados à fabricação do produto ou à prestação do serviço são absorvidos neste método. Sendo assim, os gastos são distribuídos ou rateados por todos os produtos ou serviços.
  •         Custeio direto ou variável: somente os custos diretos de produção de um determinado período serão considerados. Esse método de custeio tem como objetivo separar com clareza os custos em fixos e variáveis.
  • Custeio baseado em atividades: o chamado método ABC, considera as atividades que foram realizadas e geraram gastos na alocação de recursos entre os produtos desenvolvidos ou os serviços prestados. Considera-se os recursos, atividades e também o produto ou serviço. As atividades desenvolvidas na produção do bem ou serviço são direcionados de custos.
  • Uma boa análise permite o gestor tomar decisões com mais confiança e rapidez no momento da compra, negociando com mais sucesso e possuindo mais conhecimento no negócio.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA ANALISE DE CUSTOS PARA A EMPRESA?

  • Uma boa análise permite o gestor tomar decisões com mais confiança e rapidez no momento da compra, negociando com mais sucesso e possuindo mais conhecimento no negócio.
  •         Todos os detalhes fazem diferença e quanto mais conhecimento tiver, melhor. Valor total dos gastos entre os fornecedores, o gasto combinado total da empresa com uma classificação compreensível, os desperdícios de economia, a sobreposição de compras e a variação de preços, como os gastos da empresa podem ser comparados aos gastos de outras empresas do mesmo segmento, entre outras diversas situações.
  •         Uma análise de custo de qualidade dá a chance de a empresa aumentar o potencial competitivo no mercado, tornando mais forte para enfrentar as eventuais crises financeiras internas ou gerais, melhorando a produtividade, reduzindo os custos e conseqüentemente atingindo melhores resultados. Existem diversas maneiras de realizar uma análise de custo eficiente e cada empresa deve encontrar o melhor método para o seu negócio.

[pic 4]

O IMPACTO DA ANÁLISE DE CUSTOS NA SUA EMPRESA

  •         Muitos empresários analisam o desempenho financeiro das suas empresas apenas pelo faturamento, pelo movimento das contas a pagar e a receber ou pelo balanço patrimonial. Esses são números importantes, mas dizem pouco sobre o desempenho financeiro empresarial.
  •         Uma ferramenta muito importante para o administrador conhecer a sua empresa de forma completa, é a realização de uma boa análise de custos, o detalhamento financeiro de cada ação da empresa, já que com essa análise, se torna possível detectar perdas, ineficiências e inoperâncias. No nosso dia a dia, percebemos empresas que obtém um bom volume de faturamento e um certo lucro, mas as mesmas não percebem as perdas ocorridas nos seus processos, ou mesmo o quanto um funcionário despreparado causa de impacto financeiro negativo, com baixa produtividade, tempo parado, perda de peças e outros.
  •         É fundamental que as empresas saibam o quanto cada produto ou serviço do seu portfólio são rentáveis ou não, qual a rentabilidade de cada contrato ou cliente, qual a margem de contribuição de cada um deles no rateio dos custos fixos, entre outros números, para que assim o empreendedor possa tomar decisões assertivas e prosperar cada vez mais, saindo das decisões baseadas no “achismo” e empirismo, ou mesmo na experiência, que por hora podem até dar certo, mas com altíssimo risco de dar errado.

[pic 5]

CONCLUSÃO

  •         O sucesso de uma empresa não depende somente da implantação de um sistema de custos, é necessário e importante que tenha um aprimoramento nos seus processos incluindo o processo de gestão de custos com a participação de toda a equipe da empresa tendo um bom planejamento e boas estratégias facilitando a tomada de decisão. Neste planejamento pode ser utilizado o PDCA (planejar, executar, chegar e agir) e tirar feedbacks, se houver uma maior lucratividade com o mínimo de gastos necessário, a gestão da empresa estará sendo feita positivamente, aumentando sua receita obtendo um impacto positivo, e com crescimento garantindo, pois a mesma conseguira se reinventar sempre no mercado.
  • Caso contrário, se não tiver esta gestão de custos com mão de obra, matéria prima, etc. Pode levar o fechamento de uma empresa por gastar mais do que lucra, fazendo com que a empresa tome crédito, e com uma má administração não conseguirá obter lucro, podendo ocasionar o fechamento da empresa.

REFERÊNCIAS

  • Sucata: Entenda a diferença entre ferrosa e não-ferrosa». Blog da Polen - Disponível em:

<https://blog.brpolen.com.br/diferenca-entre-sucata-ferrosa-e-nao-ferrosa/ >. 8 de fev de 2019. Acesso em 30 de out de 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com