TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dinâmica demonstrada em aula sobre gestão do tempo

Por:   •  27/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 6
  1. O que aprendemos com a dinâmica demonstrada em aula sobre gestão do tempo?

Não importa o quão ocupado seu tempo está, se for do interesse, você vai arranjar um tempinho para fazer mais alguma coisa.

As vezes as pessoas pensam, não tem como eu fazer mais coisas, mas não verdade se pensar melhor, fazer um pequeno esforço que seja, se pode ver que na verdade há sim tempo para mais alguma coisa.

  1. Qual a importância do capital intelectual para as empresas na contemporaneidade?

Capital Intelectual é de fato importante e o seu estudo é necessário em qualquer empresa, pois no mercado atual e competitivo o diferencial entre as empresas está no conhecimento. 

Capital intelectual são conhecimentos adquiridos e acumulados de uma organização, são os conhecimentos acumulados de uma empresa inerentes a pessoas, projetos, patentes, sistemas, metodologias e a interatividade do ativo humano para com a missão da empresa.

Um exemplo perfeito é uma empresa que investe em pesquisas e cria metodologias que difere sua produção e promove rendimento econômico e ambiental, mais valor e conceito a organização adquirirá.

  1. A Fábula de Esopo “a galinha dos ovos de ouro” traz qual a mensagem para o ambiente organizacional?

Muitas vezes não ajuda em nada manter o foco somente no presente, pois é preciso pensar mais longe, no longo prazo.

Não adianta agir com eficácia no momento e não pensar nas consequências q tais atitudes trarão depois.

Eu não posso produzir milhares de um produto rapidamente, e não pensar na qualidade desse produto, se ele vai atender a necessidade do cliente da forma esperada, ou mesmo não me preocupar com o meu próprio bem estar, ou saúde.

  1. Qual a concepção de Joseph A. Schumpeter sobre "destruição criativa"?

Processo de inovação, que tem lugar numa economia de mercado em que novos produtos destroem empresas velhas e antigos modelos de negócios. Para Schumpeter, as inovações dos empresários são a força motriz do crescimento econômico sustentado a longo prazo, apesar de que poderia destruir empresas bem estabelecidas, reduzindo desta forma o monopólio do poder.

 Para Schumpeter o processo de destruição criativa, é o fato essencial do capitalismo.

  1. Defina o empreendedor social. Cite três exemplos de tecnologias sociais:

 Trata-se de uma ação inovadora voltada para o campo social cujo processo se inicia com a observação de determinada situação-problema local, para a qual se procura elaborar uma alternativa para supera-los. O empreendedor social existe para realizar mais iniciativas, programas e ações que permitam para uma comunidade, cidade ou região se desenvolverem de maneira sustentável. 

Os exemplos de tecnologias sociais são:  

Cisternas de placas pré-moldadas que atenuam o problema da seca;

Encauchados de Vegetais da Amazônia, que geram renda para populações indígenas e seringueiros, ao agregar valor à borracha nativa;

Oferta de microcrédito, pequenos empréstimos para pessoas de baixa renda, ou para o micro empreendedor.

  1. Quais os objetivos do empreendedorismo social?

O empreendedor social é a pessoa que tem o perfil de ajudar a provocar mudanças sociais, visando buscar soluções para os problemas da comunidade, problemas ambientais e até mesmo econômicos. O objetivo do empreendedor social não é gerar lucro, mas ganho em qualidade de vida.

  1. O que é criatividade? E, como podemos definir inovação?

Criatividade é a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas.

Nas empresas, os funcionários criativos são muitas vezes recompensados, porque conseguem pensar em soluções eficazes para diversos problemas.

O conceito de inovação é bastante utilizado no contexto empresarial, ambiental ou mesmo econômico. Neste sentido, o ato de inovar significa a necessidade de criar caminhos ou estratégias diferentes, aos habituais meios, para atingir determinado objetivo, explorar novas idéias. Inovar é inventar, sejam ideias, processos, ferramentas ou serviços.

  1. O que significa o termo “inovatividade”?

A inovatividade organizacional, é definida como a propensão da empresa em inovar ou desenvolver novos produtos. Também tem sido definida como a propensão da empresa em adotar inovações. A inovatividade de um produto que uma empresa coloca no mercado ou adota não é uma medida de inovatividade organizacional. 

  1. O que é mapa conceitual? Para que serve?

É uma estrutura gráfica usado para organizar idéias, conceitos e informações de modo esquematizado.

Serve para o estudo e aprendizagem, onde o conteúdo é classificado de modo hierárquico para auxiliar o indivíduo que esta analisando. Quem idealiza um mapa conceitual consegue criar ligações entre os diferentes assuntos que fazem parte de determinado conhecimento.

  1. Quais as dimensões foco que a literatura apresenta sobre criatividade e inovação aplicada às organizações?

A literatura sobre criatividade e inovação aplicada às organizações tem foco em três dimensões: 1) as características das pessoas altamente criativas e inovadoras; 2) o ambiente favorável à expressão da criatividade e inovação; 3) as habilidades cognitivas do pensamento criativo e inovador. Todas têm abordagem sociointeracionista da criatividade, a qual inclui as seguinte condições para que o processo criativo ocorra: a pessoa criativa, as relações interpessoais, o ambiente organizacional e as relações do sujeito criativo coma organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com