TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempo e espaço na sala de aula

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 4

Uninter

TEMPO E ESPAÇO DOS SUJEITOS E INSTITUIÇÕES ESCOLARES

UNINTER

Resumo

As palavras tempo e espaço são utilizadas cotidianamente no âmbito da escola refletir o significado de tempo e espaço como elementos mediadores do processo de aprendizagem. É preciso observar que há possibilidades de organização e distribuição do tempo e do espaço para efetivar de maneira significativa a aprendizagem dos alunos em qualquer faixa etária.

Palavras-chave: Escola. Educação. Organização.

 A criança, no ambiente escolar, necessita de um espaço povoado de objetos que lhe proporcione a imaginação, criação, construção, interação, expressão de emoções, elaboração de conceitos e brincadeiras pedagógicas.

A relevância da organização do tempo e do espaço na Educação é verificada quando compreendemos que estes contribuem para o processo de aprendizagem, para a formação da autonomia, para a estabilidade e segurança emocional da criança. Segundo Frison (2010), “para bem desenvolver sua identidade a criança precisa sentir-se protegida e inserida num universo estável, conhecido e acolhedor.” Afirma a autora que, ao pensar a organização do tempo e do espaço nas instituições de Educação, precisamos levar em conta as dimensões cognitivas, motivacionais e contextuais potencializadas pelas crianças ao utilizarem como elementos de aprendizagem o imaginário, o lúdico, o artístico e o afetivo.

O espaço físico escolar externo também precisa ser pensado, pois nele a criança amplia seus conhecimentos enfrentando espaços que não conhece tanto nos quais elas podem desenvolver atividades livres e espontâneas, que a estimulam a desenvolver-se em seu sentido intelectual e afetivo.
A organização espaço e tempo do fazer pedagógico é desafiadora e, muitas vezes, reveladora da forma os professores, concebem e realizam o trabalho docente. Pensar nesse espaço de atuação pedagógica é pensar que a primeira presença se faz pelo corpo que ocupa um espaço e estabelece sentido. Confirma-se, então, a nova significação dada à linguagem e à expressão corporal, que para Amorim (2004) “são constructos integradores para a vivência da diversidade e amplitude do estudante”.

Dessa maneira, o cuidado, um olhar mais sensível, às estratégias pedagógicas diversas e a organização do tempo e espaço escolar fazem a diferença na formação do homem mais feliz, consciente de si e dos outros. E essas relações, promovidas por um espaço e tempo bem organizados e estimulantes, segundo a mesma autora, possibilitam outras formas de relacionamentos e de aprendizagens. 

A organização do espaço é fundamental para o desenvolvimento das crianças, pois influencia positivamente as funções motoras, sensoriais, simbólicas e lúdicas. Por isso, ao pensar nesses espaços eu montaria três espaços importantes que me ajudaria envolver as disciplinas estudadas de maneira interdisciplinar. O espaço interfere no desenvolvimento cognitivo da criança e auxilia na construção das relações interpessoais, interfere no aprendizado, pois leva a criança à exploração, ao movimento.

O espaço deixa marcas capazes de despertar autonomia e a criatividade da criança, tendo importante papel pedagógico. De acordo com Horn (2004, p.28) “É no espaço físico que a criança consegue estabelecer relações entre o mundo e as pessoas, transformando-o em um pano de fundo no qual se inserem emoções [...] nessa dimensão o espaço é entendido como algo conjugado ao ambiente e vice-versa.” Todavia é importante esclarecer que essa relação não se constitui de forma linear. Assim sendo, em um mesmo espaço podemos ter ambientes diferentes, pois a semelhança entre eles não significa que sejam iguais.

Eles se definem com a relação que as pessoas constroem entre elas e o espaço organizado. O tempo também é muito importante na educação pois o mesmo organiza o espaço, a organização do tempo se repete diariamente, sendo chamado de rotina, é construída a partir de um conjunto de atividades que transmitem segurança e possibilitam a iniciativa, a confiança, a autonomia.

Porém para organização do tempo é necessário fazer um planejamento pensando em cada local onde será realizar determinadas atividades.
           Para dispor de tais atividades no tempo é fundamental organizá-las tendo presentes às necessidades biológicas das crianças como as relacionadas ao repouso, à alimentação, a higiene e à sua faixa etária; as necessidades psicológicas que se referem às diferenças individuais como, por exemplo, o tempo e o ritmo que cada uma necessita para realizar as tarefas propostas; as necessidades sociais e históricas que dizem respeito à cultura e ao estilo de vida, como as comemorações significativas para a comunidade, onde se insere à escola e também as formas de organização institucional da escola infantil. ( BARBOSA, HORN, 2001, p. 68). “Portanto para os objetivos sejam alcançados se faz necessário uma organização das atividades no tempo e espaço, sendo que o espaço e tempo devem ser bem planejados em busca do melhor aproveitamento e desenvolvimento de cada criança.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (186.5 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com