TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade cultural nas organizações

Por:   •  9/11/2017  •  Resenha  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

Diversidade cultural nas organizações

Diversidade cultural são os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outros aspectos próprios de determinados grupos humanos que habitam em um território.

Cada vez mais os nossos locais de trabalho acolhem uma maior diversidade cultural, portanto é preciso saber lidar de uma forma a não criar situações complicadas, preconceitos ou possíveis discriminações, visto que essa diversidade proporciona novas ideias e novas dinâmicas à organização.

A diversidade de culturas quando bem gerenciada é sempre um ponto positivo dentro da empresa e os gestores têm ciência disso. Várias ideias, geralmente, produzem melhores resultados do que várias pessoas a partilharem do mesmo pensamento.

Com a aclamada globalização em questão, que promove a integração tanto econômica, social, cultural e política, permitindo assim, o compartilhamento de múltiplas ideias de todos o cantos do mundo, podemos confirmar sem dúvida alguma que isso é uma realidade que as organizações precisam se adaptar.

Um dos grandes erros que se comete com alguma frequência é o de acharmos que podemos catalogar as pessoas pela sua aparência física e o de pensarmos que essa mesma aparência nos revela quase tudo sobre as origens dessas mesmas pessoas.

Muitas das vezes cometemos erros bastante ofensivos quando tiramos conclusões sobre as pessoas apenas por olharmos para as suas características mais óbvias. Outro erro habitual é partirmos do princípio que a nossa cultura e sociedade é melhor que outra e não entendermos que, quando falamos de identidades culturais, a questão não reside em ser melhor ou pior mas tão somente em ser diferente.

Este tipo de comportamentos abre a porta para tratamentos discriminatórios e injustos. A diversidade cultural ou racial vai para além daquilo que conseguimos visualizar porque pode, muitas vezes, estar escondida e a identidade cultural de alguém é tão importante como a sua identidade étnica.

Então qual é a melhor atitude a tomar? Esquecer todos os seus preconceitos e estereótipos e dedicar algum tempo a tentar conhecer a cultura e valores desse seu colega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com