TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EAD COMO MODELO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL

Por:   •  3/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.692 Palavras (7 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 7

A EAD COMO MODELO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL

Ananda Letícia Nascimeto dos Santos ¹ Ítalo Bruno da Silva Barbosa²

RESUMO

Este resumo expandido tem como tema EAD como modelo de inclusão educacional, e tem com objetivo analisar o sistema EAD como um modelo de inclusão educacional numa perspectiva de benefícios para as pessoas que por diversos motivos não estão inclusas nas instituições de ensino. Para um maior embasamento teórico foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre tema traçando paralelos com conceitos de alguns autores que poderão ser lidos ao longo dos resultados e discussão deste resumo expandido. Para isso, partiu de algumas definições de Educação a Distância (EAD), em seguida foram traçados indicadores que mostram que a EAD é um sistema de ensino que faz a inclusão educacional acontecer, pois pessoas que por diferentes motivos não estariam inseridos em alguma instituição de ensino, tem acesso ao conhecimento através da EAD. Concluímos que o sistema EAD vem se tornando o modelo de aprendizagem mais utilizado no Brasil por ser um modelo democrático, que consegue abranger um maior numero de pessoas, tornando-se assim um modelo de inclusão educacional.

Palavras chave: EAD. Inclusão. Educação. 

INTRODUÇÃO

O Ensino a Distância (EAD) no Brasil, vem sendo nos últimos anos cada vez mais utilizado como modelo de aprendizagem. É uma forma de ensino que ganhou mais espaço com a evolução da internet. Para alguns autores a EAD é uma aplicação da tecnologia na educação, não tendo limites de lugar, tempo, ocupação ou idade, uma vez que o ensino convencional há todos esses empecilhos.

O Ensino a Distância, mostra-se como uma ferramenta muito importante no processo de inclusão social. No Brasil, o acesso ao ensino muitas vezes tem uma limitação de localidade, pois no modelo tradicional, o aluno tem que ir até a fonte de ensino, para poder ter o aprendizado, já com a utilização da plataforma EAD, o ensino vai até o aluno, bastando para isso o acesso à tecnologia.

A própria criação da internet teve como objetivo esse estreitamento de limites na educação. Apesar de ser um projeto de origem militar dos Estados Unidos da América, chamada de ARPANET, cujo objetivo principal era a interligação das bases militares norte-americanas, porem seus objetivos secundários também se dava pela implantação desses mecanismos de comunicação nas universidades americanas, para que seus cientistas e pesquisadores compartilhassem estudos, pesquisas e projetos.

Com isso o presente trabalho tem como tema ¨A EAD como modelo de inclusão educacional ¨, justifica-se em expor se o sistema EAD é ou não um modelo de inclusão educacional, e tem com objetivo analisar o sistema EAD como um modelo de inclusão educacional numa perspectiva de benefícios para as pessoas que por diversos motivos não estão incluas nas instituições de ensino. Para um maior embasamento teórico foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre tema traçando paralelos com conceitos de alguns autores que poderão ser lidos ao longo dos resultados e discussão deste resumo expandido

MATERIAIS E MÉTODOS

Este resumo expandido tem como tema A EAD como modelo de inclusão educacional, é de natureza qualitativa, onde nesta abordagem tornou possível a contextualização e analise dos assuntos estudados. Para instrumento de estudo foi utilizada a pesquisa bibliográfica, que neste caso proporcionou um embasamento teórico e diálogos entre autores, que reforçaram os argumentos neste resumo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Educação a distancia (EAD) é a modalidade educacional na qual os alunos e professores que estão separados fisicamente, e por esse motivo utilizam meios tecnológicos, para Chaves (1999) A Educação a Distância, no sentido fundamental da expressão, é o ensino que ocorre quando o ensinante e o aprendente estão separados (no tempo ou no espaço). No sentido que a expressão assume hoje, enfatizam-se mais a distância no espaço e propõe-se que ela seja contornada através do uso de tecnologias de telecomunicação e de transmissão de dados, voz e imagens (incluindo dinâmicas, isto é, televisão ou vídeo).         

A Educação a Distância (EAD) é a modalidade de educação que mais cresce no cenário atual do Brasil, por ser um modelo de educação que consegue atender uma demanda maior de pessoas buscando uma educação, pois conta com diversos recursos tecnológicos que facilitam o acesso ao conhecimento. Tornando assim a Educação a Distancia (EAD) uma educação inclusiva, pois todos aqueles que não têm acesso a educação tradicional ou presencial, por diversos motivos, passam a ter acesso a uma educação de qualidade. Segundo Ainscow (1997) A educação inclusiva se destina aos alunos pertencentes a minorias sociais que, por diversos motivos, não estavam, anteriormente, presentes nas escolas e salas de aula regulares.

Com a Educação a distancia (EAD) a exclusão que existia antes de espaço geográfico, problemas de aspetos sociais, econômicos, físicos e outros passa a não existir, pois onde existia precariedade de ensino, através da EAD, notasse uma grande mudança. Segundo Carmem Maia e João Mattar (2007, p.XIII): “Talvez nenhuma novidade tenha produzido um impacto tão intenso na história da educação quanto o desenvolvimento da educação à distância, especialmente na educação on-line, nos últimos anos.”

A inclusão educacional acontece quando pessoas que residem em localidades de difícil acesso dos centros urbanos ou pessoas de baixa renda tenham acesso à inclusão digital, pois assim as pessoas passam a ter acesso ao conhecimento.

Na opinião de Landim (1997), a EAD é a modalidade de ensino aprendizagem mais apropriada para reduzir as distâncias e os “isolamentos geográficos, psicossociais, econômicos e culturais”, caracterizando uma nova revolução na democratização do conhecimento

Assim a EAD passa a ser um instrumento de acesso ao conhecimento para as pessoas que moram em regiões de difícil acesso e pessoas de baixa renda, pela possibilidade de quebra de barreias geográfica e barateamento de custos, apesar do cenário atual de crise no país a EAD ainda assim tem melhor custo beneficio que a modalidade tradicional ou presencial de ensino.

A inclusão educacional também esta presente com as pessoas que precisam trabalhar, mas querem ter acesso ao conhecimento. Segundo o Censo EAD Brasil 2016 da ABEAD – Associação Brasileira de Educação a Distancia o perfil dos alunos que estudam a distância no Brasil é um indicador seguro do caráter inclusivo da modalidade. São “trabalhadores que estudam”, e não “estudantes que trabalham”. Em outras palavras, são alunos mais velhos que seus colegas do ensino presencial, e já estão no mercado de trabalho em proporção maior. Ou seja, as pessoas que não podem sair do mercado de trabalho, através da EAD conseguem conciliar trabalho e estudos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com