TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDITORA PROMINAS E ORGANIZADORES

Por:   •  28/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 6

EDITORA PROMINAS E ORGANIZADORES. Curso. In: NOME DA DISCIPLINA, Módulo (coloque aqui o número do seu módulo). 2012, página (p.).

A ciência política é reportada ao estudo da política, dos sistemas políticos, das organizações políticas e também dos processos políticos. Por de traz desta definição, tem-se um mundo, uma diversidade de outras conceituações com envolvência de pretensões e cientistas que acabam se debruçando em teorias e divagações que nem todavia fazem agrados para todos.

Esta ciência encontra embasada em dois suportes de grande importância: a ciência como forma de conhecimento e estudo e a política, maneira de administração do Estado.

A Ciência Política não é somente divagações para a satisfação da curiosidade ou dar assas para a imaginação. O intuito é o fornecimento de visões claras do que seja um bom governo, na promoção do bem comum.

Mesmo que numa análise da história tenha-se um mau governo com retrato, é a Ciência Política que acabará apresentando críticas e modelos que precisam de seguimento no intuito da busca do bem comum.

O papel com estabelecimento pela Ciência Política é possuinte uma visão crítica para a análise de qual papel o governo exerce juntamente a população, e se buscas em sua governabilidade o bem comum que é de grande importância para o êxito do modelo de governo em proposição. Se não estiver agindo desta maneira, fazer-se-á fundamental alterações paradigmáticas, releituras do modelo em proposição e a reavaliação das pressuposições fundamentais para que tudo possa ter contorno e a população que oferta ao governante uma procura com um certo tempo, e não com plenos poderes para a utilização e abuso do que não seja de interesse da população, faça a devolução destes poder a quem direito, a todos que fazem a composição da nação e esse oferte a quem possa trazer o que é esperado de um governante.

Se tratando de Estado em sua formação, que é seu intuito, tem surgimento a necessidade de tratamento da temática política, e para isso, usa a maneira da conduzir do governo como contraponto para um melhor entendimento da política.

A política é um dimensionamento fundamental na vida das pessoas, assim, é possível inferir que, seu intuito tem consistência na organização da sociedade de maneira que, nela exista a possibilidade a cada cidadão viver uma vida virtuosa e feliz e não somente de forma material confortável. Neste contexto, a existência humana é fundamental política devido ao fato que, homem é dotado não apenas de linguagem, como também de razão.

As pessoas precisam de diálogo, da negociação dos pactos sociais, necessitam refletir perante os problemas reais que acabam atormentando o Estado, deixando-as todavia em clima de insegurança, e isto vai desde Platão e Aristóteles.

A política tem sua divisão em quatro conceituações que poderão ter definição da seguinte maneira: 1) suas instituições, pelo quadro social concreto e com estabelecimento dentro do qual tem participação os atores; 2) seus recursos, pelos meios com utilização pelos atores; 3) seus processos pela atividade principal que faz a consagração dos atores; 4) sua função pelas consequências de sua atividade para a sociedade global de que era parte integrante.

Várias questões que a filosofia tem vistas a realizar investigações, é possível questionar de como é e deveria ser a convivência em sociedade. Caso tenha investigação, o termo política, tem relação com as temáticas da cidade. É nesse contexto que, em filosofia política é perguntado acerca da natureza das leis, do governo, a origem da organização social e perante qual seria a melhor maneira de convivência perante as pessoas. Todas essas temáticas acabam levando a pensar acerca do espaço público, que é o espaço da política. Além do mais, a filosofia política é parte integrante da filosofia, possuindo como intuito em especificidade indagações no contexto dos fenômenos políticos.

Platão faz relatos da teoria política de Sócrates em sua obra ‘A República’, onde te seu posicionamento de forma crítica perante a democracia direta grega, fazendo proposição de um regime onde os reis fossem sábios e os sábios fossem reis.

Fez a escrita da temática especialmente em duas obras: “A República” e “As leis”. Nestas obras, acaba apresentando a ideia de que, uma sociedade com boa ordenação é considerada aquela onde cada pessoa desempenha a função onde tem mais habilidades. Os hábeis com as mãos precisariam ser artesãos, os fortes precisam fazer a proteção da cidade e os sábios precisam governa-la.

Platão pensa também acerca de como precisa ser a educação nessa cidade ideal, para que seja conseguido o desenvolvimento em cada criança seu potencial no intuito de que possa fazer a execução melhor sua função. Cada pessoa, se tornará livre quanto estiver cumprindo leis, com criação no objetivo de melhor fazer a condução da cidade.

Já Aristóteles teve uma menor preocupação com as hipóteses de uma sociedade perfeita e mais na compreensão da realidade política do seu tempo, no estudo das leis de distintas cidades e as maneiras de governo que existiam.

A melhora maneira de organização política, com defesa por ele, é um sistema misto de democracia e aristocracia, denominado de politia, evitando os conflitos de interesses perante ricos e pobres. É dele também a ideia de que a pessoa é um animal político, ou seja, que é parte integrante do caráter humano se organizar de forma política. Na Grécia Antiga, a política precisa ter estudo a pólis e suas estruturas e instituições.

Na obra “Política”, Aristóteles faz argumentações que, governar é considerado um exercício de magistratura, assim, como o governo é detentor da autoridade suprema na cidade, este governo acaba se tornando a própria constituição. Com isso, toda constituição com vistas ao bem comum é correto. De outro lado, as constituições onde o intuito é o atendimento dos interesses pessoais dos governantes possuem defeito e poderão ter consideração formas de despotismo. Com isso, todo Estado poderá ser governado por um indivíduo, por uma parcela com seleção de cidadãos, ou partindo da maior parte das pessoas que residem naquela cidade, e mesmo assim ser justa ou não, com dependência do intuito do governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com