TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EFICIÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Por:   •  13/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.396 Palavras (10 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA

MODALIDADE A DISTÂNCIA

MARISA  CORDEIRO BAQUETA

        

EFICIÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

[pic 2]

ASSAÍ - PARANÁ

2.015

MARISA CORDEIRO BAQUETA

EFICIÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Trabalho apresentado ao Curso de especialização em Gestão Pública - Universidade Estadual de Maringá - para a disciplina Monografia.

Profº Marcio Pascol Cassagrande e Tais Pasquotto Andriolli.        

        

        

ASSAÍ – PARANÁ

2.015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

  1. OBJETIVO GERAL....................................................................................4
  2. OBJETIVO ESPECIFICO...........................................................................4
  3. JUSTIFICATIVA.........................................................................................4

2. REVISÃO DE LITERATURA        5

3. PROCEDIMENTO METODOLOGICO        8

4. CRONOGRAMA        9

REFERENCIAS.................................................................................................10


1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa sobre a eficiência na administração pública tem como objetivo estudar a eficiência nas tarefas e obrigações, proporcionando a sociedade à satisfação das necessidades serem cumpridas, tais como a segurança, cultura, saúde e o bem-estar social. Para melhor eficiência, é necessário identificar os conceitos básicos da administração com isso interpretando para que haja a aplicação, e por fim formular métodos para a melhoria na administração pública.

O renomado Hely Lopes Meirelles (1998) referiu sobre a eficiência como um dos deveres da administração. Definiu-a como “o que se impõe a todo agente público de realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento funcional”. O autor ainda acrescenta que o dever de eficiência corresponde ao dever de boa administração.

Para a professora Maria Sylvia Zanella Di Pietro (1999) a eficiência é um princípio que se soma aos demais princípios impostos à Administração, não podendo sobrepor-se a nenhum deles, especialmente ao da legalidade, sob pena de sérios riscos à segurança jurídica e ao próprio Estado de Direito.

O administrador deve sempre procurar a solução que melhor atenda ao interesse público. Assim visa-se atingir os objetivos, traduzidos por boa prestação de serviços, do modo mais simples, mais rápido, e mais econômico, elevando a relação custo/benefício do trabalho público. Para que aja uma ótima administração, a eficiência é extremamente indispensável.

O ato de administrar não é fácil sobretudo em um mundo tão dinâmico, mas o conhecimento tem sido uma ferramenta indispensável para o sucesso de um administrador, um bom administrador deve a cada dia buscar refletir sobre suas ações considerando seu trabalho e objetivos, sobretudo a visão que traz a eficácia e eficiência devem nortear todos os trabalhos de maneira integral e simultânea, pois a eficácia é imprescindível para resultados e por outro lado a eficiência serve para otimizar a utilização dos recursos. Utilizando-se desses dois conceitos de maneira equilibrada proporcionará a organização um excelente desenvolvimento, pois estará utilizando adequadamente seus recursos no alcance de seus objetivos.

1.1 OBJETIVO GERAL

Analisar a eficiência nas tarefas e obrigações, podendo assim cumprir os seus objetivos na administração.

A eficiência no ambiente de trabalho pode ser vista como o tempo necessário para se executar uma determinada tarefa. Gestores e funcionários eficientes, utilizando estratégias que economizam tempo, completam tarefas no menor tempo possível e utilizando a menor quantidade de recursos disponíveis, enquanto que gestores e funcionários ineficientes costumam tomar o caminho mais longo para executar determinada tarefa, o que demanda mais tempo e utilização de recursos.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Identificar os conceitos básicos da administração.

- Interpretar esses conceitos para a aplicação.

- Formular métodos para a melhoria na administração pública. 

A eficiência, assim, caracterizar-se-ia em “um conceito econômico, que introduz, no mundo jurídico, parâmetros relativos de aproveitamento ótimo de recursos escassos disponíveis para a realização máxima de resultados desejados. Não se cuida apenas de exigir que o Estado alcance resultados com os meios que lhe são colocados à disposição pela sociedade (eficácia), mas de que os efetue o melhor possível (eficiência), tendo, assim, uma dimensão qualitativa. A eficiência diz respeito ao cumprimento das finalidades do serviço público, de modo a satisfazer necessidades dos usuários, do modo menos oneroso possível, extraindo-se dos recursos empregados a maior qualidade na sua prestação.”

1.3 JUSTIFICATIVA

Este estudo visa conscientizar para que haja a melhor eficiência na administração pública, beneficiando-os com o melhor atendimento e proporcionando-os resultados.

O “eficiente é a atuação administrativa que promove de forma satisfatória e os fins em termos quantitativos, qualitativos e probabilísticos. Para que a administração esteja de acordo com o dever de eficiência, não basta escolher meios adequados para promover seus fins. A eficiência exige muito mais do que mera adequação. Ela exige satisfatoriamente na promoção dos fins atribuídos à administração. Escolher um meio adequado para promover um fim, mas escolher um fim de modo insignificante, com muitos efeitos negativos paralelos ou com pouca certeza, é violar o dever de eficiência administrativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (206.8 Kb)   docx (38.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com