TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EMPRESA VIRTUAL

Por:   •  18/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.543 Palavras (7 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ

Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas

Danúbia Neves De Oliveira – 726911

Eber Alves de Melo Calixto – 723200

Francisco Vinicius Cabello Lima – 727281

Jonatas Lima Leal – 727714

Vinicius Matheus Mariusso – 723203

William Belém de Oliveira – 726525

EMPRESA VIRTUAL

SANTO ANDRÉ – SP

2018

Danúbia Neves De Oliveira – 726911

Eber Alves de Melo Calixto – 723200

Francisco Vinicius Cabello Lima – 727281

Jonatas Lima Leal – 727714

Vinicius Matheus Mariusso – 723203

William Belém de Oliveira – 726525

EMPRESA VIRTUAL

Trabalho acadêmico apresentado a Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas do Centro Universitário Fundação Santo André, na 4ª Série, turma B, como avaliação da Disciplina Logística e Administração de Serviços.

Orientador: Prof. Me. Carlos Alberto Pellegrini

SANTO ANDRÉ - SP

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

EMPRESA VIRTUAL        5

Definição        5

Características        5

Maiores empresas do comercio eletrônico        6

VANTAGENS E DESVANTAGENS        7

Vantagens        7

Desvantagens        7

CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10


INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar o tema: Empresa Virtual, verificando assim sua definição, tendo em mente que a muitas delas funcionam pela plataforma da internet e muitas vezes inclusive sem estabelecimentos fixos. Apresentando o grande crescimento no mercado tendo como principal vantagem: efetuar compras onde estiver, 24horas por dia, sem pegar filas, e de forma rápida, se tornando assim uma necessidade dos consumidores. Além da facilidade de comprar, a plataforma de recebimento é muito abrangente, pois a mercadoria chegar ao estabelecimento escolhido em poucos dias, ou até mesmo o consumidor pode agendar para o dia que achar melhor recebê-la no conforto e praticidade do seu lar ou empresa. Serão abordadas também as desvantagens das empresas virtuais, tendo como exemplo a segurança como aspecto fundamental, já que com o crescimento do uso da internet para realizar compras e vendas, em paralelo cresce também o número de pessoas que buscam se aproveitar de possíveis fragilidades que estas plataformas podem apresentar, fragilidades que obviamente também encontramos por parte dos usuários que desconhecem os riscos. E enfim apresentaremos a conclusão com base nas pesquisas e no estudo elaborado pelos presentes alunos.

EMPRESA VIRTUAL

Definição

 É um tipo de atividade econômica que se realiza principalmente na internet, e cada vez mais as empresas independem do estabelecimento fixo, ou seja, o mundo se tornando cada vez mais tecnológico. A facilidade de comprar em casa e receber na mesma se tornou a necessidade das empresas buscarem a evolução. Essa compra e venda acontece através de meios eletrônicos que está numa realidade constante. Uma loja virtual é um poderoso canal de vendas que pode alcançar o oferecimento de produtos a nível mundial.

Características

Hoje em dia as lojas virtuais são comuns no mercado, existem diversos softwares disponíveis que são chamados de plataformas (onde é permitido incluir produtos e gerenciá-los, entre outras funções do comércio eletrônico).

A maioria dos consumidores analisa as plataformas e seus diferenciais de confiabilidade ao se realizar uma compra. A partir dela o investidor consegue alcançar vendas mundiais. Para isso a plataforma deve ser flexível e qualificada. Com tantas mudanças este negócio vem exigindo diferenciais para ter vantagens no mercado competitivo. “É muito importante o empreendedor investir em uma plataforma de e-commerce. Nela, o potencial de criar e personalizar sua loja são infinitamente maiores do que em uma mídia social”, destaca Christoph Mayer-Loos, consultor da Dr. e-commerce e especialista em e-commerce.

A loja virtual oferece informações detalhadas (tamanho, cores, modelos etc.) e objetivas de cada produto. Devem transmitir confiança, transparência e segurança referente a cada informação expressada, e claro é um diferencial se responder duvidas rapidamente e garantir devolução de produtos.

Uma característica comum das lojas virtuais é o carrinho que está presente em todo comércio eletrônico, onde permite que o consumidor inclua mais de um produto na compra.

Maiores empresas do comercio eletrônico

Segundo pesquisa da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), a B2W é a maior empresa de comércio eletrônico no Brasil. A elevada penetração faz das categorias eletrodomésticas, eletrônicos e informática as líderes em vendas online.

Para compor o ranking, a SBVC usou dados divulgados em balanços e sites oficiais ou fornecidos diretamente por representantes das empresas.

Dentre as 10 primeiras são elas:

  • B2W (lojas: americanas.com, submarino.com.br, soubarato.com.br)
  • Cnova (lojas: Casasbahia.com.br, Ponto frio.com.br, Cdiscount.com.br, Barateiro.com, Extra.com.br)
  • Magazine Luiza (loja: Magazineluiza.com.br)
  • Máquina de Vendas (lojas: Ricardoeletro.com.br; Insinuante.com.br, Citylar.com.br, Salfer.com.br, Eletroshopping.com.br)
  • Privalia (loja:Privalia.com)
  • Netshoes (loja: Netshoes.com.br)
  • Gfg (loja: Dafiti.com.br, Kanui.com.br, Tricae.com.br)
  • Saraiva (loja: Saraiva.com.br)
  • Walmart (loja: Walmart.com.br)

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Vantagens

  • Mais profissionalismo e segurança – Aqui inclui todas as plataformas que você oferece para cliente, passando segurança e sensação de empresa séria.
  • Vendas a qualquer horário – O cliente não depende do vendedor, e pode fazer uma compra 24hs por dia, de acordo sua comodidade.
  • Maior praticidade no processamento de pedidos – A plataforma de vendas é muito mais prática e organizada. O lojista e o comprador têm controle de todo processamento da compra detalhadamente.
  • Maior visibilidade dos produtos – Funciona como uma vitrine, onde o comprador encontra um estoque de produtos e todas as características especificadas do mesmo.
  • Possibilidade de comunicação eficiente por e-mail – São registradas as atividades de navegação e cadastro do comprador, e assim o Lojista pode usar as melhores estratégias via e-mail para aprimorar a venda do produto, oferecendo uma maior atenção ao cliente.

Desvantagens

  • Aos produtos – Os mesmos não podem ser experimentados. Há grandes chances de trocas, afinal as fotos podem enganar muito.
  • Segurança – Hoje em dia devida ao grande aumento das vendas pela internet, e o uso da internet para realizar vários serviços, vem também aumentando o número de casos em que tanto o cliente, quanto as empresas acabam sofrendo ataques que visam o roubo de informações.
  • Atrasos e danificação de mercadoria – Uma grande parte do comercio eletrônico oferece muito tempo de entrega de mercadoria, ou seja, sua necessidade pela compra online não pode ser feita para recebimento ‘no agora’. Além disso o cliente pode se decepcionar com possíveis danificações no produto durante a entrega.
  • Qualquer um pode criar um site de Comércio Eletrônico – Baixa barreira para entrada de um negócio virtual, assim para o comprador a confiabilidade pode ser um problema. Muitos consumidores têm receio de comprar em uma loja desconhecida por medo de não receber o produto ou até mesmo de informar seus dados pessoais e bancários.
  • Infraestrutura em telecomunicações e acesso a rede – O Brasil ainda sofre com problemas de estrutura, ainda mais em cidades afastadas, que se encontram nos extremos de nosso país. Portanto a falta de um computador, ou de um celular moderno que contem com uma rede adequada de internet (3G, 4G e 4.5G), ainda é um grande problema.

CONCLUSÃO

A definição da empresa virtual, como já embasado no começo da pesquisa, quer dizer que é feito atividades econômicas por meio da utilização da tecnologia, que no mundo de hoje, se torna fundamental por sua funcionalidade.

Concordamos que, a tecnologia veio para nos auxiliar em diversas escolhas no meio empresarial, sendo assim, uma maneira de gerirmos mais lucros e diminuindo retrabalhos. Hoje em dia, temos como características fundamentais, as lojas virtuais, que podem passar ao cliente, uma maneira sofisticada e cada vez mais simples, de oferecer ao cliente produtos e serviços, que traves de um layout funcional e que visa a praticidade, proporcione ao usuário realizar suas compras e pesquisas de maneiras mais atrativas. Verificamos também que é extremamente importante que a empresa tenha, (principalmente as grandes empresas), independente do tipo de produto ou serviço que ela ofereça, uma estrutura logística muito bem planejada e estruturada, inclusive, em muitas casos vimos que as grandes empresas já possuem grandes centros de distribuições espalhados por regiões estratégicas ligadas as principais rodovias, além disso, possuem grandes operadores logísticos – empresas parceiras que são contratadas para cuidar de toda a operação logística envolvida no processo de supply chain.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com