TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolha da empresa para investir

Por:   •  13/8/2019  •  Artigo  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

Matriz de atividade individual*

Módulo:3

Atividade: Individual

Título: Escolha das empresas para investir

Aluno: Rafael Ribeiro Magalhães

Disciplina: Introdução ao Mercado de Ações a Vista.

Turma: 10

Introdução

O mercado de ações é muito abrangente e requer vários estudos na execução dos investimentos. Para embasar as escolhas realizadas são apresentadas duas análises, a fundamentalista e a técnica, que tem como objetivo demonstrar ao investidor qual a atua situação econômica da instituição e quais as possíveis projeções futuras no curto prazo. Além disso, estudar outras variáveis como o mercado interno e global, reconhecer as características do comportamento humano que influenciam no processo de tomada de decisão é extremamente eficaz na escolha da empresa que adéqua ao perfil do investidor.

Prós e contras da análise fundamentalista e da análise técnica

A análise fundamentalista de avaliação de ações, que leva em consideração as informações contábeis e os indicadores relativos à empresa e a seu ramo de atuação. Busca informações que possibilitam avaliar a eficiência e a rentabilidade com que a empresa realiza suas atividades. Como contra pode-se citar os inúmeros dados que devem ser levantados, dificultando o processo de decisão, Mas por outro lado ela é baseada em dados sólidos da economia e do mercado e é a metodologia adotada pela grande maioria dos investidores profissionais no mundo todo.

A análise técnica é uma ferramenta que se torna mais eficiente quando combinada com a análise fundamentalista. É um método que utiliza a avaliação de títulos que utiliza as estatísticas geradas por atividades do mercado, preço histórico e volume. Voltada para investimentos de curto prazo, dificultando a análise em investimentos de médio e longo prazo.

Práticas de governança corporativa valorizadas em uma empresa

Segundo o Instituto de Governança Corporativa, governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas são monitoradas e motivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes.  As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e aperfeiçoar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum. 

Algumas práticas são essenciais para o bom funcionamento da governança corporativa: a transparência das informações, a equidade no tratamento dos stakeholders, accountability e responsabilidade corporativa.

Influências no momento da escolha da empresa

O mercado de ações tem suas variações intrinsecamente relacionadas à economia. Periodicamente fatores como a inflação e tendências de mercado influenciam nos investimentos de acionistas que procuram um novo mercado. Fatores internos como futuros investimentos na expansão do negócio e principalmente qual a saúde financeira da empresa influenciam no momento da escolha da empresa. Para isso é necessário a utilização de alguns índices, entre eles pode-se citar:

  • Índice de Liquidez Corrente, que evidencia a capacidade de pagamento no curto prazo.
  • Grau de endividamento: Relaciona o grau de dependência da empresa em relação ao capital de terceiros.
  • Taxa de retorno sobre o ativo: É o lucro auferido mediante os investimentos realizados no ativo da empresa. Investimentos são as ações tomadas no sentido de obter lucros (Retorno). Esse índice é interessante para avaliar a lucratividade da empresa como um todo, independentemente de onde vierem os recursos aplicados. O resultado desse indicador reflete o poder de ganho da empresa, ou seja, para cada real investido no ativo foi gerado determinado ganho.

Em relação à economia global, crises econômicas influenciam no processo de tomada de decisão, já que qualquer decisão mal tomada pode acarretar em grandes prejuízos no curto, médio e longo prazo. O movimento da economia global segue em uma reação em cadeia, onde todos de alguma forma são impactados pelas ações sofridas, muitas vezes fazendo com que o perfil do investidor torne-se mais conservador do que agressivo, desacelerando a economia em geral.

Inúmeras variáveis do comportamento humano podem influenciar na escolha. Algumas características em especial, podem ser cruciais no momento de decisão, tais como: o otimismo, a aversão ao risco, a perseverança, entre outros. O feeling do investidor também é importante no processo de investimento.

Conclusão

Várias vertentes são necessárias no processo de investimento. A análise de variáveis como o mercado interno e mercado externo são extremamente cruciais no processo de decisão de qual empresa investir. A utilização de índices na identificação da saúde da empresa pode beneficiar ainda mais o investimento nesse processo. A combinação entre a análise técnica e a fundamentalista é o melhor caminho para realizar um investimento mais coerente e eficaz.

Referências bibliográficas

<http://academiadoinvestimento.com/analise-tecnica-grafica-x-analise-fundamentalista/ >Acesso em maio de 2016.

<http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2012/04/27/analise-tecnica-e-fundamentalista-entenda-e-saiba-quando-usar-cada-uma.jhtm>Acesso em maio de 2016.

Material FGV

<http://www.ibgc.org.br/inter.php?id=18161> Acesso de maio 2016.

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (51.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com