TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL NAS REDES SOCIAIS PARA GESTORES PÚBLICOS

Por:   •  1/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.939 Palavras (12 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 12

A ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL NAS REDES SOCIAIS PARA GESTORES PÚBLICOS

BARROS, Marcílio Moreira[1]

TONIN, Matheus Henrique Nogueira[2] 

RESUMO

Este artigo destacou como tema a estratégia de marketing digital nas redes sociais para gestores públicos, como uma estratégia de comunicação e relacionamento entre gestores e cidadãos. O Marketing Digital há alguns anos é realidade das grandes empresas que usam de suas ferramentas para vender seus produtos. Por isso, a pesquisa buscou contribuir para uma comunicação clara entre gestores e a população local, utilizando as redes sociais como ferramenta para esse fim. Quanto à metodologia adotada, o presente artigo baseou-se na pesquisa bibliográfica, a partir da análise pormenorizada de materiais obtidos em projetos específicos e sites com assuntos do tema explicitado.

Palavras-chave: Marketing digital. Redes sociais. Estratégias. Gestão pública, Empatia.

INTRODUÇÃO

O Marketing Digital nas redes sociais há alguns anos é realidade das grandes empresas que usam de suas ferramentas para vender seus produtos, realizar inbound marketing[3], criar relacionamentos e se comunicarem de forma clara com seus clientes. A forma cada dia mais personalizada que as empresas tratam seus clientes e a atenção dispensada mesmo após as vendas, sendo conhecedoras que as críticas e comentários negativos influenciam novos clientes, já não é mais novidade no mundo coorporativo.

Para Vitor Peçanha, Co-fundador da Rock Content,

o Marketing Digital (mkt digital) é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

No setor público, muitos gestores veem o marketing digital como inimigo da gestão. Afinal, a população, na maioria das vezes, usa as redes sociais para atacar o gestor. No entanto, não caberia aos gestores públicos dar a mesma atenção aos cidadãos que as empresas ofertam aos seus clientes? Os gestores deveriam buscar relacionamento com os cidadãos e usar as redes sociais para receberem críticas e sugestões, assim evitariam desabafos em redes sociais.

Nesse sentido, o presente artigo tem como tema a estratégia de marketing digital nas redes sociais para gestores públicos como um meio de comunicação e relacionamento entre gestores e cidadãos.

Marketing é a ciência e a         arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Ele aponta quais os segmentos que a empresa é capaz de servir melhor e que projeta e promove os produtos e serviços adequados. Philip Kotler (Marketing Management)

Neste contexto, as mídias sociais se tornam uma ferramenta poderosa para ouvir as críticas e sugestões e, assim, criar políticas públicas que realmente transformem a vida do cidadão.

Sabendo utilizar o marketing digital, por meio das redes sociais, os gestores públicos poderão saber os anseios da sua população e criar ações que vão de encontro desses interesses, comunicando de forma clara e ofertando à população o que ela realmente precisa. Portanto, diante da atualidade do tema a análise da estratégia de Marketing digital nas redes sociais para gestores públicos é considerada de grande relevância social, pois traz contribuições para o cenário da gestão pública.

OBJETIVO GERAL

O presente artigo apresenta como objetivo contribuir para uma comunicação clara dos gestores com a população local, utilizando a estratégia de marketing digital nas redes sociais como ferramenta para esse fim.

MATERIAIS E MÉTODOS

Para dar fundamento a essa análise, a pesquisa baseou-se na pesquisa bibliográfica, a partir da análise pormenorizada de materiais obtidos em projetos específicos e sites. Segundo Macedo (1994, p. 13), a pesquisa bibliográfica: “Trata-se do primeiro passo em qualquer tipo de pesquisa científica, com o fim de revisar a literatura existente e não redundar o tema de estudo ou experimentação”.

A pesquisa bibliográfica, para Fonseca (2002), é realizada

[...] a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. Qualquer trabalho científico inicia-se com uma pesquisa bibliográfica, que permite ao pesquisador conhecer o que já se estudou sobre o assunto. Existem, porém, pesquisas científicas que se baseiam unicamente na pesquisa bibliográfica, procurando referências teóricas publicadas com o objetivo de recolher informações ou conhecimentos prévios sobre o problema a respeito do qual se procura a resposta (FONSECA, 2002, p. 32).

A partir dessa fundamentação metodológica o autor identificou as contribuições do marketing digital para uma comunicação clara entre os gestores públicos e sua população local.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

        O uso das redes sociais está cada dia mais presente na vida dos brasileiros. Com o objetivo de conectar as pessoas umas às outras, elas se tornaram um meio que em grupos se encontram e se relacionam. Segundo Santos (2010 apud TORRES, 2009), as mídias sociais são sites da internet que permitem a geração e o compartilhamento social de informações, dessa forma, possibilitando que o usuário esteja atento a essa informação. As redes sociais são livres e abertas ao público.

        Por sua amplitude e dimensão, pessoas com gosto, muitas vezes, pouco comuns em uma cidade pequena, por exemplo, hoje conseguem se conectar a outros com as mesmas crenças em lugares diversos. Isso formam os grupos e o nichos, os quais dão o sentimento de pertencimento a indivíduos. Os amigos de faculdade, familiares, as pessoas que compactuam dos mesmos ideais, todos estão presentes nas redes.

Segundo KOTLER, 2017 “o acesso à informação e a velocidade em que elas se propagam pelo mundo deram força às pessoas, onde agora o poder não reside mais nos indivíduos, mas sim nos grupos sociais”. Dessa forma as redes sociais são plataformas focadas em criar conexões e se manter perto de pessoas conhecidas. Para o gestor público estar nessas plataformas é praticamente uma obrigação se ele deseja se manter na gestão pública e manter relacionamento com os cidadãos. Como nos diz FALDA, REGONATO, FRASCARELI, 2016 “a importância das redes sociais para o marketing é tamanha que se podem considerar bastante razoável afirmar que as empresas que não se adequam a essas ferramentas tendem a perder seu espaço no mercado”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (173.2 Kb)   docx (46.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com