TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing Digital em Redes Sociais

Por:   •  26/9/2019  •  Resenha  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 5

RESENHA IBF

Nome: DANIEL PEREIRA COSTA - COD 456827

Curso: MARKETING E REDES SOCIAIS

Disciplina: MARKETING EM REDES SOCIAIS

TÍTULO: MARKETING DIGITAL EM REDES SOCIAIS

As sociedades com o decorrer do tempo sempre passaram por constantes processos de transformação. A forma de viver, de interagir, de vender, de consumir, sempre foi alterada com as diferentes décadas. O Marketing é um exemplo dessas mudanças. Considerado um dos principais autores sobre o tema, chamado até de pai do Marketing, Philip Kotler definiu o tema como “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. Contudo, as formas de garantir este processo se alteraram com o advento da internet. Atualmente, é impossível ignorar que a maior parte da população mundial esta conectada à internet e adquire seus produtos online. Dentro desse âmbito que surgiu o conceito de Marketing Digital. Todavia, antes de definirmos melhor essa visão, vamos entender com mais clareza o contexto do surgimento deste tipo de marketing.

Nos anos 90, constituiu-se a chamada “Era da Informação”, um período por qual a internet passou por uma onda de crescimento e que muitas empresas se aproveitaram para se desenvolverem. Nesta época, surgiram os primeiros mecanismos de busca, como o Google, na sua forma mais rústica. O nascimento da Internet como nós conhecemos ficou conhecido pelo nome de Web 1.0. O processo de comunicação era feito por via de mão única, das empresas para o público. As publicações eram feitas pelas empresas, centradas nelas e a audiência recebia de forma passiva. Nesse meio tempo, que o termo Marketing Digital começou a ser utilizado. Resumidamente, podemos definir o conceito como todos os esforços de marketing que uma empresa faz dentro do ambiente online, usando canais digitais como blogs, sites, motores de busca, redes sociais, e-mail e outros. Tudo isso para tentar resolver problemas e desejos de clientes e potenciais clientes.

Dentro desses canais, temos um que tem uma relação muito importante com o Marketing Digital e que é o fruto do tema desta resenha: as Redes Sociais. Se hoje em dia é difícil vermos as sociedades sem a utilização da internet, o mesmo pode ser dito sobre as Redes Sociais. Elas são plataformas facilitadoras das conexões sociais, pelas quais é possível se relacionar com outros indivíduos baseado em nossos interesses, visões de mundo, localização e etc. Resumindo, essas redes têm como principal objetivo conectar pessoas dentro de um mundo virtual seja para conhecer indivíduos diferentes ou para manter relações já existentes. Porém, as Redes Sociais não se desenvolveram no período da Web 1.0, mas sim na Web 2.0, que é a fase que estamos mais acostumados, pois é a que vivemos nos últimos anos. Como principais características e diferenças em relação à web 1.0 podemos destacar que agora o público não é mais passivo, ele participa do processo de troca de informações o qual tem como objetivo centrado nessas comunidades de interesses, muitas delas desenvolvidas pelas próprias Redes Sociais como Orkut (mais no passado), Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp, etc.

Entendendo melhor o Marketing Digital e as Redes Sociais e o contexto em que eles foram criados, desenvolvidos e se dão atualmente, podemos estabelecer um paralelo entre os dois termos e salientar as vantagens e desvantagens dessa relação. Antes de tudo, devemos entender que as Redes Sociais são um instrumento de estratégia de Marketing Digital, por meio delas se garante mais eficiência no processo de vendas de produtos e serviços.

Primeiramente, o Marketing Digital oferece vantagens em relação ao Marketing tradicional tanto para empresas como para consumidores. Dentre estas melhorias temos a questão da interatividade com o público, o foco deixa de ser o produto e passa a ser a experiência do usuário no processo de compra. Outra vantagem é a maior capacidade de análise e mensuração de dados, no mundo do marketing online, a obtenção e análise de dados é uma etapa fundamental para a melhoria contínua da sua estratégia. Assim, as empresas podem identificar falhas rapidamente, colocando melhorias em prática, algo que era impensável no passado. Por fim, temos a questão do direcionamento como um dos grandes diferenciais do Marketing Digital. As empresas conseguem agora fazer ações para atrair e conquistar as pessoas certas. Ou seja, aquelas que realmente têm o perfil ideal para consumir da sua empresa. Isso é um grande benefício porque você economiza dinheiro e passa a conhecer melhor o seu público-alvo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (167.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com