TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTRATÉGIA GLOBAL DA KOMATSU DRESSER

Por:   •  11/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO

SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

        

RESUMO: A ESTRATÉGIA GLOBAL DA KOMATSU DRESSER

DUQUE DE CAXIAS / RJ

2017


ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA:

RESUMO: A ESTRATÉGIA GLOBAL DA KOMATSU DRESSER

Trabalho apresentado à disciplina de Administração Estratégica, do Curso Superior em Administração da UNIGRANRIO como requisito de avaliação na mesma.

       Professor: ALEXSANDRE DE CASTRO  

DUQUE DE CAXIAS / RJ

2017

1. Caso a Komatsu seja uma empresa transnacional, explique como funciona a estratégia empregada para esta empresa se manter competitiva perante as concorrentes, considerando as diferentes culturas?

A Komatsu é uma empresa transnacional, e nesse contexto se utiliza de ferramentas estratégicas adequadas a concorrência no mercado, sendo a estratégia de intento que se caracteriza pelo estabelecimento de um (raramente mais do que um) intento estratégico para atuar como meta de longo ou longuíssimo prazo. É importante não confundir intentos estratégicos com objetivos táticos e operacionais. Elevar as vendas, os lucros ou a participação no mercado no próximo ano são objetivos táticos ou operacionais.

Os exemplos antológicos de estratégia de intento são os da Coca-Cola, da Canon e da Komatsu. A Coca-Cola definiu há muito tempo o objetivo de "ficar ao alcance das mãos de todos os habitantes da Terra"; a Canon almejou "alcançar a Xerox em reprografia" e a Komatsu estipulou "vencer a Caterpillar", que é a grande líder do mercado em tratores de esteira.

Toda empresa que declara a pretensão de conquistar a liderança no seu mercado tem, implicitamente, essa EG.

2. Quais são os fatores críticos de sucesso desta empresa?

Entre os seus fatores críticos de sucesso estão o objetivo de concorrer com a Caterpillar, o primeiro objetivo tinha que ser melhorar a qualidade de sua linha de pequenas máquinas de terraplanagem, e para isso a Komatsu teria que interceptar a tecnologia da Caterpillar, sendo assim logo após realizou o lançamento dos seus produtos, melhorando a qualidade e começou a proteger o mercado doméstico, usando os concorrentes norte-americanos da Caterpillar para se equiparar a liderança tecnológica dela, capturando volume nos mercados de exportação e expandindo a linha de produtos antes de se concentrar nos mercados mais sofisticados.

3. A Komatsu utiliza-se da análise estratégica segundo a metodologia de análise SWOT, entretanto, seria viável fazer uma análise segundo a metodologia GE, para suas unidades estratégicas de negócio espalhadas pelo mundo? Fundamente sua resposta.

Poderia ser viável devido ser um formato inovador com técnicas validadas pela investigação científica internacional com sessões envolvendo um sofisticado simulador de criação de valores, o que permitiria a Komatsu a obter as oportunidades imediata de aplicação dos conhecimentos adquiridos e a capacidade de formulação de estratégias competitivas para concorrer no mercado mundial.

4. A estratégia de diferenciação é utilizada pela empresa? Explique.

Sim, é utilizado quando analisamos o fato da Komatsu focar no desenvolvimento de características originais, com o intuito de que se tornem vantagens competitivas que possam ser percebidas e tomadas como preferenciais por seus consumidores, diferenciando um produto para dar valor a ele.

A Komatsu utiliza-se dos estratégias de diferenciação, como por exemplo: alta tecnologia, serviços oferecidos, qualidade diferenciada, acesso à pesquisa, equipes qualificadas e capacidade de inovação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (118.5 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com