TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental

Por:   •  15/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 2

Como discutido no conteúdo, a depender do contexto podemos falar de Educação Ambiental Formal ou de Educação Ambiental Não Formal.

- Pesquise sobre exemplos de Educação Ambiental Formal ou de Educação Ambiental Não Formal em sua cidade.

- Discuta importância e os desafios desses tipos de Educação Ambiental para sua cidade.

Até a década de 50, tínhamos uma concepção de educação ambiental que era voltada somente para o espaço escolar. Conforme a sociedade foi se modificando e passando por mudanças sociais, econômicas, políticas, tecnológicas, entre outras questões, percebeu-se que eram necessárias novas transformações para atender as demandas da sociedade. A partir da década de 70, as concepções de educação se ampliaram, e trouxeram uma ideia de educação formal e não formal.

Educação formal é aquela desenvolvida em ambientes escolares, como instituições de ensino públicas e privadas. Esse formato de educação segue leis e diretrizes desenvolvidas pelo corpo docente, e são aplicadas todas metodologias e didáticas necessárias para os alunos. A educação não formal acontece a partir da formação do ser social, isto é, dentro de diversos espaços como, contextos familiares, sociais, urbanos, projetos públicos, etc. É realizada com intencionalidade e objetividade de modificar, transformar e moldar o indivíduo dentro da sociedade como, em campanhas de conscientização ambiental.

A educação ambiental pode ser extraída de diversos atos do nosso cotidiano, como um simples gesto de não jogar lixo em vias públicas, plantar árvores, economizar água e por aí vai, de um modo informal e corriqueiro onde conseguimos contribuir de forma positiva.

Um desses atos ganhou bastante força, sendo conhecido como "Carona solidária" que teve sua origem formalmente no Instituto Federal do Rio de Janeiro, através de um grupo de alunos do curso de meio ambiente, junto com seu respectivo professor de educação ambiental.

Esse sistema consiste em reduzir o uso de meios de transporte individual, tendo em vista que um grupo de pessoas vai para o mesmo lugar, poderia-se utilizar um único veículo, gerando melhorias no trânsito e reduzindo a emissão de poluentes no ar.

É de suma importância implementar e dar forças para esse tipo de projeto, onde vai impactar diretamente no meio ambiente de forma positiva, reduzindo os riscos de diversos problemas de alta complexidade, que impactam na vida dos seres humanos e poderiam facilmente ser evitados.
Em síntese, o maior desafio sobre a conscientização ambiental através da educação é integrar o homem social ao entendimento de que, o modo de viver contemporâneo capitalista é extremamente nocivo ao meio ambiente. E somente através de um conjunto educacional é possível colocar o homem dentro de seu dever social que é, recuperar e preservar os biomas necessários para a sua sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (29.7 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com