TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Eficiência, Eficácia e Competitividade

Por:   •  19/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.289 Palavras (14 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 14

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL- RESUMO SEMINÁRIO

Tema: Eficiência, Eficácia E Competitividade

INTRODUÇÃO

O objetivo principal deste capitulo é examinar os critérios básicos de mensuração e a avaliação do desempenho das organizações, que são elas: eficiência, eficácia e competitividade.  

As organizações nada mais são que um sistema de recursos com objetivos.  A eficiência e a eficácia são os principais parâmetros para avaliar e medir o desempenho destas organizações, juntamente com o de seus administradores.  A eficiência está diretamente relacionada a eficácia, de maneira determinante. Logo, se ambas forem utilizadas corretamente, com os recursos disponíveis, o objetivo certamente será atingido. Por outro lado, a eficácia depende da escolha dos objetivos corretos, que também depende da compreensão do ambiente e sua evolução.

Além disso, algumas organizações precisam ser competitivas, isto é, precisam demonstrar mais eficácia que suas concorrentes, para que tenham preferência dos consumidores e clientes.

EFICIÊNCIA

A eficiência é um princípio de administração de recursos, que está ligada ao ato de realizar tarefas ou atividades de maneira correta, inteligente, com o mínimo de esforço e com o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.  Logo, quanto menor o esforço para a produção de um resultado, mais eficiente será o processo. A antítese da eficiência é o desperdício.

Para analisar a eficiência de um processo utilizamos dois critérios inicialmente: Produtividade e qualidade.  

  1. Produtividade

 A produtividade é um sistema que está relacionado com os recursos utilizados e os resultados obtidos. Todos os sistemas possuem um índice de produtividade, que está diretamente ligado com a verificação da contagem da quantidade produzida por unidade de recursos.  A produtividade, pode ser calculada para qualquer fator isolado ou recurso.  

[pic 1]

De uma forma geral, quanto mais elevada a quantidade de resultados obtidos com uma mesma quantidade de recursos, mais produtivo será o sistema.  A produtividade pode aumentar ao longo de um período, pois a produção aumenta, ao mesmo tempo, que diminuí os o volume de recursos empregados  

[pic 2]

  • Ideias básicas da produtividade:

Dois sistemas que utilizam uma mesma quantidade de recursos, será mais produtivo aquele que possui mais quantidade de resultados.

Dois sistemas que produzem a mesma quantidade de resultados, será mais produtivo aquele que fizer com menor quantidade de recursos.  

À medida que a produtividade de um sistema aumenta a quantidade de recursos diminuí para que sejam produzidos os mesmos resultados.  

A produtividade de um sistema aumenta à medida que a mesma quantidade de recursos produz resultados cada vez maiores.  

Com o aumento da quantidade de recursos aplicados a produtividade tende a diminuir.

Com isso, temos que a produtividade é uma ideia de tradução de eficiência.  Entretanto, avaliar a eficiência de um sistema somente por esse critério de medição de sua produtividade não é o suficiente, pois não leva em conta o aproveitamento ou a qualidade dos itens produzidos.  

  1. Qualidade

No contexto do estudo da eficiência, a qualidade representa a coincidência entre o produto ou serviço e sua qualidade planejada. Se houver coincidência, há qualidade de conformidade, ou qualidade de aceitação. Quanto mais alto o número de itens aproveitáveis em relação ao total de itens produzidos, mais qualidade (e eficiência) o sistema tem. A qualidade se divide em qualidade planejada e qualidade de conformidade.

  • Qualidade planejada

É o conjunto das especificações de desempenho, forma ou conteúdo de um produto ou serviço. Exemplos:                                                                                                                                                              

   - pisar o pedal do freio deve provocar o efeito de diminuir a velocidade e parar o carro;                     - a leitura de uma placa de sinalização na estrada deve possibilitar que o motorista encontre o caminho correto.

  • Qualidade de conformidade (ou de aceitação)

E o grau de coincidência entre a qualidade planejada e o desempenho, formato ou conteúdo que o produto ou serviço apresenta na realidade. Exemplos:

- O freio tem qualidade de conformidade quando produz o efeito desejado de parar o veículo.  - A placa de sinalização tem qualidade de conformidade quando contém a informação correta e o motorista encontra o caminho desejado.

Quanto maior a coincidência entre a qualidade planejada e a qualidade de aceitação, mais alta é a qualidade do produto, ou seja, um produto ou serviço tem alta qualidade quando está livre de deficiências, atendendo as especificações.

Ausência de deficiências é um dos significados do conceito de eficiência, quando se leva em conta o aproveitamento dos itens produzidos. Um sistema ou processo é eficiente quando tem alta proporção de itens aproveitáveis em relação ao total de itens produzidos:

[pic 3]

[pic 4]Se a qualidade de conformidade não coincide com a qualidade planejada, o produto ou serviço não tem conformidade ou não tem qualidade. É defeituoso ou deficiente, tem defeitos ou deficiências. A qualidade e, consequentemente, a produtividade, caem conforme diminui a quantidade de itens aceitos em relação ao total de itens produzidos.

Falta de conformidade, ou falta de qualidade, significa que o produto ou serviço precisa ser refeito ou descartado, se for impossível consertá-lo. A falta de qualidade acarreta os custos da não-qualidade, como os seguintes:

  • Reclamações e perda de clientes.
  • Projeção de imagem pública comprometedora.
  • Reposições e consertos que devem ser efetuados sem custo para o cliente, se o produto estiver no período de garantia.
  • Retrabalho — consertos efetuados na própria linha de produção.
  • Perda de produtos que devem ser descartados porque não podem ser recuperados.
  • Custos de defesa em tribunais quando os consumidores ou os poderes públicos promovem ações judiciais contra os fornecedores de produtos ou serviços defeituosos.

Todos esses custos da não-qualidade representam desperdícios que podem ser evitados. Os sistemas que produzem esses custos são ineficientes. Um objetivo básico no processo de aumentar a eficiência é minimizar as variações que ocorrem no processo de fornecer produtos e serviços.

  1. Medidas combinadas de eficiência

Produtividade e qualidade combinam-se para gerar várias medidas de eficiência. Existem formas de avaliar a eficiência de um processo:

  • Considerar simultaneamente a produtividade e a qualidade de seus resultados

[pic 5]

As informações do gráfico mostram que a produtividade mais alta está nos processos produtivos 2 e 4, em que cada pessoa produz 20 unidades. São, porém, os processos mais ineficientes do conjunto, pois apenas metade da produção é aceita. Os processos 1 e 3 são os mais eficientes do conjunto. Todos os itens produzidos são aceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (620.2 Kb)   docx (491.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com