TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Elaboração e Gestão de Projetos

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.833 Palavras (8 Páginas)  •  1.046 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CEDERJ – POLO BOM JESUS DE ITABAPOANA

ATIVIDADE AVALIATIVA A DISTÂNCIA I

ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS

ALUNO: ANDERSON NASCIMENTO FERREIRA

MATRÍCULA: 12213110257

ATIVIDADE

Resolver os exercícios do caderno didático Unidade 1 (páginas 35 a 37, exercícios 4,7,8,9 e 10) e Unidade 2 (páginas 62 a 65, exercícios 2,3,4,5 e 6).

UNIDADE 1

EXERCÍCIO 4 – PÁGINA 35

Utilizando como referência os dados da tabela 1, lance num gráfico de coordenadas (xy) os estágios do ciclo de vida (eixo x) versus o porcentual de valor financeiro acumulado (eixo y), uma os pontos das ordenadas (x;y) e faça o desenho para você identificar o possível formato de comportamento da curva de valores financeiros acumulados ao longo do ciclo de vida do projeto.

EXERCÍCIO 7 – PÁGINA 36

Por que realizar compras por licitação ou por concorrência em uma organização pública não pode ser considerado um projeto, enquanto pensar em um novo processo de compra informatizado pode sê-lo?

RESPOSTA

A realização de compras e licitações ocorrem em várias administrações, o que deixa de ser único, uma das características de um projeto. Já um novo processo de compra informatizado, reúne três características de um projeto (temporário, único e necessita de recursos).

EXERCÍCIO 8 – PÁGINA 36

Considere a seguinte situação fictícia de demanda de uma empresa privada que envolve ações de responsabilidade socioambiental por meio de parcerias com ONGs e Prefeituras e reflita se ela pode ser resolvida pela secretaria de Educação da prefeitura em forma de projeto, justificando seus argumentos à luz dos conceitos estudados e identificando as características e as fases do ciclo de vida dos projetos:

Em janeiro de 2010, o Sr. Antônio e o Sr. Paulo, diretores de uma empresa do segmento de telecomunicações com negócios em jornal e telefonia, tomaram conhecimento dos resultados de uma pesquisa sobre interesse de crianças pela leitura. A pesquisa sinalizou um nível de interesse baixíssimo e um dos motivos era a falta de livros e ações proativas dos educadores. Como a empresa desenvolve ações de responsabilidade social, procurou a Secretaria de Educação do município para desenvolverem ações, em parceria, no sentido de aumentar o nível de leitura e conhecimento das crianças alfabetizadas. O estudo contemplou a distribuição de jornais nas escolas e, como contrapartida, os estudantes foram estimulados a produzir textos a partir das leituras de reportagens. As escolas selecionaram os melhores trabalhos para publicá-los aos domingos num caderno especial do jornal. Os professores perceberam a mudança de interesse dos estudantes pela leitura e pela participação na iniciativa”.

RESPOSTA

Sim, pode ser considerado pela secretaria de educação como um projeto. Identificamos os ciclos de vida de um projeto, a iniciação onde serão previstos os benefícios que o projeto pode trazer e quem será beneficiado; o planejamento que terão os prazos, etapas, os bens e valores quantificados para a realização do mesmo, a execução do projeto utilizou os profissionais e materiais, o monitoramento  do que foi planejado com o que foi executado e a conclusão pois o projeto foi implantado. No referido evento, identificamos as três características para afirmamos se tratar de um projeto: é único, percebe-se por meio de pesquisa inédita sobre um problema específico; temporário, pois teve seu início e fim, a prova disto foi a sua implantação e necessitar de recursos humanos, financeiros e materiais, como se observa através dos empresários com seus recursos.

EXERCÍCIO 9 – PÁGINA 37

Em meados de 2000, Prefeitos e Governadores de alguns Estados disputaram a instalação de novas usinas para a produção de açúcar e de álcool nos seus respectivos municípios. Alguns prefeitos e governadores chegaram a ofertar vantagens fiscais para que as usinas fossem instaladas nos seus municípios e Estados. Ocorreu, porém, a reação de alguns especialistas em alimentos alertando as autoridades e a sociedade sobre a substituição de áreas usadas para produzir alimentos em detrimento da produção de álcool. Os políticos de esquerda se posicionaram contrários à destinação de dinheiro público para empresários. Se você fosse gestor público de projetos da Secretaria de Indústria e Comércio, que grupos de interesses contrários este projeto estaria afetando? E que grupos o projeto estaria beneficiando?

RESPOSTA

Afetaria os grupos produtores de alimentos, sem dúvida, em razão da perca de campo para os novos empregadores (das usinas). Estaria beneficiando os compradores desse tipo de produto (açúcar e álcool) e derivados na localidade que conseguiriam a compra por um valor reduzido pela economia com transporte e de valores mais baixos, devido o incentivo fiscal.

EXERCÍCIO 10 – PÁGINA 37

Suponha que você seja integrante de uma equipe de projetos de um grupo empresarial do setor de álcool que está negociando incentivos fiscais e subsídios com o estado e município. Em que estágio do ciclo de vida do projeto (conforme figura 1) você contemplaria esses aspectos de interesses descritos na nona questão de forma a minimizá-los? Justifique sua resposta argumentando a favor do projeto. Que ações você colocaria no plano para minimizar os interesses contrários?

RESPOSTA

Esses aspectos de interesse surgiriam durante o ciclo de iniciação do projeto onde se observa buscas de respostas para as dúvidas, como as sondagens preliminares dos grupos a serem beneficiados, das possíveis dificuldades, dos possíveis parceiros; as conversas com especialistas e lideranças políticas. Então, para diminuir os interesses contrários, experimentaria um contato com os especialistas e, alimento, combinar formas para evitar prejuízos para ambos os lados,  

UNIDADE 2

EXERCÍCIO 2 – PÁGINA 62

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (128.6 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com