TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empregabilidade

Por:   •  18/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.171 Palavras (21 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

UNIFACS – UNIVERSIDADE SALVADOR

GESTÃO COMERCIAL

CYRO ABADE

EVERTON CORREIA

JÚLIO CESAR

MATHEUS REIS

RICARDO DALBAO

VITOR RIBEIRO

EMPREGABILIDADE

SALVADOR

2017

CYRO ABADE

EVERTON CORREIA

JÚLIO CESAR

MATHEUS REIS

RICARDO DALBAO

VITOR RIBEIRO

EMPREGABILIDADE

Trabalho de pesquisa exploratória apresentado ao curso superior de graduação tecnológica em Gestão Comercial da Universidade Salvador, que visa apresentar, ilustrar e comparar abordagens sobre o tema empregabilidade.

SALVADOR

2017

Sumário

Introdução3

A Empregabilidade4

Como aumentar a empregabilidade na carreira 6

Empregabilidade x Empresabilidade8

Era pós emprego10

Mudanças na Consolidação das Leis Trabalhistas no Brasil 14

Referências bibliográficas18

Anexos


  1. Introdução

        

        Diante da atual dinâmica de inserção no mercado de trabalho, observa-se um esforço árduo na manutenção de sua posição no contexto empregatício.  A empregabilidade entra como uma ferramenta de competitividade e de mudanças de paradigmas com relação ao comportamento das pessoas diante da nova dinâmica de atrativos profssionais. Onde se provoca e estimula um trabalho continuo de aprendizagem e investimentos pessoais para impulsionar a carreira.

        A empresa em face disto estabeleceu maneiras de tornar-se atraente para seus futuros stakeholders e fazer a manutenção e retenção de seus talentos, no qual podemos inserir o conceito de Empresabilidade, que é o conjunto de atitudes internas e externas que irá determinar o grau de atratividade e o quanto a empresa quer associar uma imagem positiva a sua marca.

        Tudo isso engloba uma nova fase, onde vai existir uma grande mudança nas relações de trabalho. A tecnologia e seus avanços irão ditar o novo ritmo desta “Era” que já chegou. E no cenário brasileiro como as mudanças na Consolidação das leis trabalhistas reconstrói e mudam a relação entre empregado e empregador.


2 - A Empregabilidade

        Adequação vocacional, competência profissional, idoneidade, saúde física e mental, reserva financeira e fontes alternativas e relacionamentos. Estes são os seis pilares que sustentam a empregabilidade. Funcionam em conjunto, são a base. Assim como, em geometria plana, três pontos determinam um plano.

        A união de todos eles dá segurança ao profissional, confere a empregabilidade, isto é, a capacidade de gerar trabalho, de trabalhar e de ganhar. (MINARELLI 1995, p. 49)

        Segundo Rafael Souto. Presidente da Produtive em entrevista a Revista Exame a empregabilidade também é formada por 6 pilares mas com algumas abordagens diferentes. São eles:

  1. Satisfação: Aquilo que você gosta de fazer, uma atividade que ofereça prazer, vocação e adequação.
  2. Saúde: Saúde física e emocional, cuidado com o corpo e a mente, eles em equilíbrio produzem uma sustentação maior para a carreira.
  3.  Finanças pessoais: O controle e a boa organização financeira ajudam na gestão dos recursos que o profissional tem pra insistir na própria carreira, no cuidado da gestão própria dos recursos e o impacto que isso gera no conforto do dia a dia.
  4. Competitividade do currículo: Formação acadêmica e histórico do profissional, onde trabalhou, projetos e realizações.
  5. Reputação: A história dos profissionais, a imagem que se associam a eles nas empresas nas quais trabalharam.
  6. Marketing Pessoal: Marketing dentro da organização, relacionamento dentro da empresa e network, seus relacionamentos fora da empresa.

        Segundo Malschitzky (2002, apud, PELUCIO, 2013) a empregabilidade é a busca constante do desenvolvimento de habilidades e competências agregadas por meio do conhecimento especifico e pela multifuncionalidade, as quais tornam o profissional apto à obtenção de trabalho dentro ou fora da empresa.

        Para Bitencourt (2004, apud, PELUCIO, 2013) a empregabilidade significa desenvolver um conjunto de habilidades, aptidões e conhecimentos compatíveis com as exigências do mercado de trabalho, de forma a consolidar um perfil profissional interessante e atraente para futuros empregadores. Para se tornar um profissional exigido pelo mercado é necessário que a pessoa se interesse em buscar periodicamente desenvolver as habilidades e qualidades de forma a proporcionar à organização serviços de qualidade

        A empregabilidade surgiu devido o alto índice de desemprego. Ela provém, portanto, da diferença entre a velocidade das mudanças tecnológicas, as quais exigem do indivíduo novos conhecimentos e habilidades e a velocidade da reaprendizagem. (CHIAVENATO, 1999, P.64, apud, PELUCIO, 2013).

        De acordo com os autores empregabilidade, diferente do que muitos pensam, não é manter- se no emprego, mas procurar um constante movimento, sempre em alguma atividade produtiva relacionada ao seu foco de trabalho. É a disponibilidade que o profissional tem em aprender e estudar sempre. Comprometimento e qualidades que vão além da formação acadêmica, esses profissionais buscam constantemente o conhecimento e principalmente inovações dentro da demanda de mercado. Pessoas que se antecipam aos movimentos dentro e fora das empresas e sabem se expressar da maneira correta.

        Outra abordagem que é muito citada entre os profissionais no mercado de trabalho é a historia de vida, a vivencia e experiência pessoal, competências que o profissional vai adquirir para além da sua formação especifica. Podemos exemplificar com a “vivencia no exterior’’, que segundo Professor Dante M. Girardi, o profissional estará preparando-se para novas situações, solucionando problemas de ordem mundial nas empresas que tem uma visão mais globalizada, irá abrir relacionamentos, conhecer outras culturas e assim tomar decisoes que são gerenciadas localmente, mas com uma visão globalizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (385.7 Kb)   docx (191 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com