TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empresa Bombril

Por:   •  16/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.794 Palavras (16 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

Este projeto tem como objetivo apresentar dados financeiros, a área financeira e assim também como um pouco da história e visão da empresa BOMBRIL S.A, sediada em São Paulo, que tem atividade na indústria de higiene e limpeza há 69 anos. Uma empresa de capital aberto que fornece informações a sociedade de sua área financeira, seus indicadores e resultados.

 Apresentaremos também algumas teorias relacionadas a pratica na administração financeira da empresa Bombril.

 

A EMPRESA

A Bombril S.A. (“Bombril”) é uma sociedade anônima de capital aberto listada na BM&FBOVESPA S.A. –Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, sob o código BOBR4, com sede e principal local de negócios na cidade de São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo. A Companhia  com  69  anos  de  atividade  e  atuação  no  segmento  da  indústria  de  higiene  e  limpeza,  fabricando produtos de consumo doméstico e industrial. Detentora de marcas consagradas, como Limpol, Mon Bijou, Sapólio Radium,  Kalipto,  Pratice,  Pinho  Bril  e  Bom  Bril.  Com  um  quadro  de  aproximadamente  2,4  mil  funcionários, distribuídos em três fábricas, localizadas no ABC Paulista, em Abreu e Lima (Pernambuco) e em Sete Lagoas (de Minas Gerais).O portfólio da Bombril reúne mais de 20 marcas e cerca de 300 itens de limpeza em diversas categorias, incluindo esponjas de aço, detergentes, amaciantes, desinfetantes, limpadores multiuso, saponáceos, limpadores perfumados, esponja  sintética  e  outros  itens  essenciais  da  limpeza  doméstica.  Também faz  parte  da  organização  a  Bril Cosméticos, unidade que mantém em seu portfólio marcas como Ecologie, Out Insete Dash .Desde sua fundação, em 1948, a Bombril construiu uma relação de confiança com os brasileiros, oferecendo uma cesta completa de soluções para o lar e adotando uma linguagem irreverente no relacionamento com o consumidor. A história da companhia se confunde com a evolução da indústria nacional de higiene e limpeza: prova disso é que, em 2000, a Bombril conquistou o título de “Marca do Século”, além de figurar periodicamente no Top of Mind de seu segmento por meio da marca que dá nome à Companhia .

Dados da empresa

 

Razão Social: BOMBRIL S.A

Sede: São Bernardo do Campo/São Paulo

Data de Constituição: 14 de Janeiro de 1948

Forma de Constituição : Sociedade anônima de capital aberto

País de Constituição : Brasil

CNPJ: 50.564.053/0001-03

Setor de Atuação: Consumo não Cíclico, Produtos de Limpeza e Produtos de Uso Pessoal.

Fundador: Roberto Sampaio Ferreira

Website:  www.bombril.com.br

História

Hoje em dia quando falamos sobre a lã de aço, muitos desconhecem do que possa ser ou que é, mas quando citamos Bombril então não importa qual marca você deseja, você sabe que é aquele produto para dar um brilho na panela ou “1001 utilidades” como diz as donas de casa.

Em 14 Janeiro de 1948 Roberto Sampaio Ferreira se interessa por um produto inovador, fabricado nos Estados Unidos, a lã de aço. Onde o mesmo funda a Abrasivos Bombril LTDA, e inicia-se então a fabricação de lãs de aço. O produto era uma revolução para donas de casa, que utilizavam não somente para polir.

 

panelas como para limpar azulejos, vidros e ferragens, sendo conhecido então como “1001 utilidades”.

Em 1961 incorpora a Companhia de Produtos Químicos-Fábrica Belém, dona das marcas Sapólio e Radium, que virou a linha Sapólio Radium. No ano seguinte, compra a Q'Lustro, dona de 25% do mercado nacional de lã de aço na época.

Em 1978 surge o "Garoto Bombril", interpretado pelo ator Carlos Moreno. Também começa a ser vendido o detergente Limpol. Em seguida, são lançados produtos como os desinfetantes Pinho e Kalipto.

Em 1982 a empresa muda o nome para Bombril Indústria e Comércio Ltda. No ano anterior, morreu Roberto Sampaio Ferreira o fundador da Bombril. Em 1983, é lançado o amaciante Mon Bijou.

Em 1984 a empresa abre capital e vira Bombril S/A, passando a ter ações negociadas na Bolsa de Valores. Também inaugura a Bombril Nordeste, em Recife (PE). Em 1987, começa a operar a Bombril Minas, em Sete Lagoas (MG).

E assim ao passar dos anos a empresa fez várias parcerias e cresceu muito. Uma vez completada a atividade industrial, as marcas BOMBRIL contam com 320 mil pontos de venda no Brasil. Bombril se faz presente em 20 Países principalmente na América Latina, Angola e Japão, que faz com que a empresa esteja presente em vários lares brasileiros e também no exterior.

A qualidade Bombril também está presente no segmento industrial, produzindo e distribuindo derivados do aço para a fabricação de produtos de diversos setores da economia: automobilístico, ferroviário, construção civil e muitos outros.

Unidades Industriais

BBA (Bombril Anchieta) Onde: São Bernardo do Campo (SP) O quê: Sede da companhia e fabricação principalmente de lã de aço, amaciantes, detergentes e limpadores.

 BBM (Bombril Minas) Onde: Sete Lagoas (MG) O quê: Produz principalmente lã de aço, saponáceos e limpadores.

BBN (Bombril Nordeste) Onde: Abreu e Lima (PE) O quê: Produz principalmente lã de aço, detergentes, amaciantes e limpadores.

Organograma dos acionistas e do grupo econômico

[pic 1]

Descrição das principais atividades do emissor e suas controladas

7.1 - Descrição sumária das atividades desenvolvidas pela Companhia e por suas controladas:

A Companhia tem por objeto social:

a) a indústria e comércio, por conta própria ou de terceiros, de saneantes domissanitários e afins, tais como lã

e palha de aço; de preparos e substâncias para alvejar, perfumar, limpar, polir, desengordurar, esmerilhar,

desentupir; desinfetar.

b) a impressão gráfica em geral;

c) as atividades de limpeza, conservação e tratamento de materiais;

d) a indústria e o comércio de produtos de higiene pessoal e tocador, na forma líquida, pastosa ou cremosa ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (401.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com