TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empresa Hemejan

Por:   •  19/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

A empresa Móveis Hemejan é uma empresa familiar criada pelo Sr. Rubens. Ele é o Diretor Geral e cada departamento está liderado por um de seus filhos e um sobrinho: Marcio está no financeiro, Juliana no setor de Marketing, Alberto na produção e seu sobrinho Lauro é responsável pelo departamento de RH.

A Hemejan atualmente trabalha com a gestão burocrática, com isso estão com dificuldades para manter a competividade e agilidade, sendo que tudo precisa passar primeiro pela aprovação do Sr. Rubens.

Diante desta situação, fui contratada para propor mudanças no modelo de gestão, na gestão eficiente de projetos, para buscar inovações e para averiguar aos requisitos legais, de ética e de responsabilidade socioambiental.

Modelos de gestão:

A empresa Hemejan, trabalha atualmente com o modelo de gestão burocrático, esse modelo como o próprio nome já apresenta é extremamente administrativo e isso interrompe atividades e decisões que deveriam ser mais rápidas. Em uma empresa com o modelo burocrático todas as respostas finais são tomadas por um superior e tudo é analisado de forma rígida e conforme ele decidir.

Alguma de suas características são:

  • Autoridade
  • Hierarquia e divisão do trabalho
  • Formalidade nos atos e comunicações
  • Especialização dos funcionários
  • Impessoalidade nas relações

Esse modelo em questão não é o recomendado quando o objetivo da empresa é ter dinamismo, rapidez e se quer estar sempre dentro das escolhas dos clientes em geral.

O recomendado para trazer um formato mais participativo a Hemejan, seria a gestão participativa, que é um modelo de gestão atual e contemporâneo que envolve os funcionários nas decisões. A administração participativa é um conjunto de sistemas, com condições organizacionais que propõem e incentiva a participação de todos no processo. Com essa administração a Hemejan irá consequentemente melhorar a qualidade de trabalho de todos, pois dessa forma cada funcionário se sente motivado a participar e ser realmente parte da empresa, ajudar no crescimento e se especializar para sempre ter ideias novas e que podem proporcionar melhorias para todos os envolvidos.

Já o modelo de gestão que traria a empresa um formato mais orientado para resultados, seria a Gestão Orientada a Processos.

Tudo o que é realizado dentro da empresa envolve um processo de pessoas, procedimentos, recursos e objetivos a serem alcançados e é dessa forma que é trabalhado dentro do modelo de gestão orientada a processos.

A Hemejan cria um móvel por exemplo desde o início, com o esboço do desenho, escolha de material, decoração, cor, enfim. Esse processo seja de criação, venda, financeiro ou em outro departamento engloba uma quantidade grande de pessoas e decisões, saber como proceder neste caso é de extrema importância, pois essa gestão trará muitos benefícios a empresa, estudando mais a fundo todos os departamentos poderão ver que alguns serviços podem ser automatizados por exemplo e isso lhe diminuiria custos e pouparia tempo. A terceirização pode também ser uma opção com essa gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com