TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empresa Salton

Por:   •  5/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 1 (Dados da empresa, História.) Páginas 6 à 10

3. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

3.1 HISTÓRICO DA EMPRESA, RECURSOS E RESULTADO

Na caracterização da empresa e de seu ambiente serão expostos alguns dados gerais da empresa, uma breve descrição do histórico da vinícola, suas estratégias, estrutura organizacional, principais produtos e  mercado.

        A história da Salton inicia-se no ano de 1878 com a chegada da Família Salton a Bento Gonçalves, na época, Vila Isabel. Sendo formalmente constituída no ano de 1910 quando os irmãos Paulo, Ângelo, João, Cezar, Luiz e Antônio Salton, figura 1, deram cunho empresarial aos negócios do pai, o imigrante Antonio Domenico Salton, que vinificava informalmente, como a maioria dos imigrantes italianos, fundando a empresa “Paulo Salton Armazéns Gerais” que tinha o objetivo de comercializar vinhos, cereais além de fiambreria e secos e molhados em geral.

        Nos anos 30, a empresa passa a dedicar-se a cultura de uvas e elaboração de vinhos, espumantes e vermutes, com a denominação social de “Paulo Salton & irmãos”.

 No ano de 1948 fundou-se a filial em São Paulo, iniciando-se a elaboração do Conhaque Presidente e a distribuição para todo país. Outras grandes mudanças vieram na década de 80, quando a vinícola inicia seus investimentos em tecnologia, recebe suas primeiras autoclaves e tanques de aço inox para estocagem de vinhos, nesta época a empresa passa a ter uma produção semi-automatizada.

        Nesta fase, o Conhaque Presidente passa a responder por 90% do faturamento da empresa. Até então o foco eram produtos populares de custo acessível para o consumidor de menor poder aquisitivo. Os produtos elaborados até então eram conhaque, vinhos de mesa e filtrados, como ilustra a figuras 2, que mostra o sistema de produção da época, manual.

        

        Diante de uma nova realidade do mercado, nos anos 90 a Salton passa a investir em produtos de maior valor agregado. Com esta nova crescente detectou-se a necessidade de centralização da produção a fim de reduzir não só custos logísticos bem como ter um melhor controle dos seus processos, com isso em 2000 iniciou-se a construção da nova sede que hoje está situada no distrito de Tuiuty, até então a Vinícola localizava-se no centro da cidade enfrente a Igreja

3.1.2 100 ANOS DE HISTORIA        

Um século depois, a Salton é reconhecida como uma das principais vinícolas do país e, na extensa lista de conquistas desses 100 anos de história, completados no dia 25 de agosto, comemora o fato de ser familiar e 100% brasileira.

Líder na comercialização de espumantes no país há cinco anos consecutivo, a vinícola destaca uma trajetória marcada por inovações constantes. A principal aconteceu em junho de 2004, quando a vinícola passou a funcionar em sua nova sede, numa área repleta de belezas naturais, no distrito Bento-Gonçalvense de Tuiuty,

Figura 7: Fachada da Vinícola Salton em Tuiuty, Bento Gonçalves.                                        Fonte: Arquivo Salton - 2010[pic 1]

Ao longo destes 100 anos de história, a Vinícola Salton tem sua trajetória marcada por inovações constantes e ousadia onde a prioridade é colocar no mercado produtos de valor agregado, com qualidade, porém não necessariamente com maior preço.  Para isso, tem-se feito, constantemente, investimentos na qualificação das uvas, através de técnicas e treinamento dos parceiros fornecedores de uva, hoje quase 550, tecnologia e mão-de-obra especializada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (233.8 Kb)   docx (147.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com