TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empresa Ulymais S/A

Por:   •  27/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.625 Palavras (19 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E JOGOS VIVENCIAIS        4

2.1.1 Competências        5

2.1.1.1 Treinamento e Desenvolvimento para Auxiliar de Produção        6

2.1.1.2 Treinamento e Desenvolvimento: Supervisor de TI        7

2.1.1.3 Treinamento e Desenvolvimento para a Diretoria de Recursos Humanos        7

2.2. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL        8

2.3. SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO        10

2.4. NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS        13

3      CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

4      REFERÊNCIAS        17


  1. INTRODUÇÃO

É notório que os atuais avanços nos processos produtivos, trazem aspecto mais produzidos em relação ao uso da tecnologia avançada, elevando o ideal de automatização para um patamar bem acima do que a indústria está habituada. Pois, o emprego das inovações tecnológicas visa integrar os processos produtivos convencionais com tecnologias de ponta para produzir bens de consumo: big data, computação em nuvem, impressão 3D, nanotecnologia) os sistemas de automação, os sistemas ciber físicos, a inteligência artificial.

Assim, este trabalho tem como tema o estudo de caso da Empresa Ulymais S/A, mais especificamente, a análise de práticas de gestão de pessoas no contexto da Indústria 4.0. Uma vez que, a empresa identificou a necessidade de adaptar seus processos operacionais, administrativos e de gestão de pessoas ao contexto da indústria 4.0, considerando-se sobretudo o risco de perder competitividade em curto/médio prazo.

A indústria 4.0 efetiva é um fenômeno bastante amplo dentro das organizações, transformando a maneira como máquinas se comunicam e utilizam as informações para otimizar o processo de produção, tornando-o mais econômico, ágil e autônomo. Os especialistas apontam ainda que a indústria 4.0, trará impactos para o mercado de trabalho, diminuindo as ofertas de emprego e exigindo profissionais preparados para lidar com essas novas tecnologias no ambiente interno das empresas. Surge assim, o grande desafio dos profissionais de Recursos Humanos contemporâneos, adotarem procedimentos que permitam adaptar práticas e políticas de gestão de pessoas aos impactos que a indústria 4.0 causará para a área.

Assim, este trabalho tem como objetivo realizar a análise de práticas de gestão de pessoas na Empresa Ulymais SA, bem como aprimorar suas políticas e práticas alinhando-se ao contexto da indústria 4.0, a partir dos desafios para a área de Recursos Humanos referente ao Treinamento, Desenvolvimento de Pessoas e Jogos Vivenciais, a utilização de Sistemas de Informações Gerenciais na gestão das pessoas, os impactos desse contexto na Saúde e Segurança do Trabalho e ao desenvolvimento de habilidades de Negociação e Gestão de Conflitos.


  1. DESENVOLVIMENTO

Segundo Chiavenato (2000) para uma empresa ser bem-sucedida deve-se pensar em toda sua estrutura organizacional, para isso acontecer o capital humano é de fundamental importância. Com a crescente globalização dos negócios e a gradativa exposição à forte concorrência mundial, a palavra de ordem passou a ser produtividade, qualidade e competitividade (CHIAVENATO, 2000, p. 11).

Diante desse contexto, a moderna gestão de pessoas tem que focar no desempenho dos negócios da organização, pois as organizações estão em um período de mudanças. Como sempre a gestão de pessoas vem na frente, coordenando todas essas alterações, desenvolvendo e ampliando os horizontes das organizações e de seus colaboradores (CHIAVENATO, 2014). Uma equipe de Recursos humanos bem posicionada, trabalhando para a melhoria continua do seu cliente interno. Traçando as estratégicas para a obtenção dos resultados esperados pela organização (MONTEIRO et al., 2015).

De modo geral, pode-se entender a indústria 4.0 como um novo paradigma de produção desenvolvido na s empresas, resultado da quarta revolução industrial, a qual trouxe como marca um significativo avanço na relação entre homem e máquina.

Diante do exposto, pode-se inferir que a área de Recursos Humanos contribui para a estratégia da empresa, desde a elaboração de seu planejamento estratégico, com a participação da Diretoria de RH no Comitê de Direção. Visto que é o Comitê que decide as metas e prioridades da Companhia, a partir das diretrizes da alta direção da Ulymais SA.

  1. TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E JOGOS VIVENCIAIS

O termo, indústria 4.0, refere-se às transformações pela qual a economia está passando atualmente. Deste modo, a indústria 4.0, caracteriza-se pelo desenvolvimento de novas tecnologias, pois, trata-se da fusão das tecnologias entre si, tornando mais tênues as linhas que separam os mundos físico, digital e biológico.

De tal modo que a empresa Ulymais S/A, encontra-se inserida no contexto da Indústria 4.0, ambiente dinâmico e desejoso por mudanças, onde a capacidade de inovar é um dos fatores-chave para a sobrevivência das empresas e, por conta disso, treinar e desenvolver pessoas tornou-se hoje uma necessidade estratégica.

A moderna gestão de pessoas tem que focar no desempenho dos negócios da organização, pois as organizações estão em um período de mudanças. Como sempre a gestão de pessoas vem na frente, coordenando todas essas alterações, desenvolvendo e ampliando os horizontes das organizações e de seus colaboradores (CHIAVENATO, 2014). Nesse sentido, faz-se necessária uma equipe de Recursos humanos bem posicionada, trabalhando para a melhoria continua do seu cliente interno. Traçando as estratégicas para a obtenção dos resultados esperados pela organização (MONTEIRO et al., 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (236.2 Kb)   docx (43 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com