TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empresa unique em estrategia empresarial

Por:   •  5/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.232 Palavras (9 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIQUE RUBBER TECHNOLOGIES

PROF. ME. UÉLINTON TELMO ERMEL

Novo Hamburgo

2017


SUMÁRIO

1 Introdução        2

2 Descrição da empresa e mercado        3

3 DIAGNÓSTICO Ambiental        4

4 Elaboração do planejamento estratégico        5

5 Objetivos estratégicos – mapa de objetivos        6

6 painel de controle dos objetivos        7

7 painel de controle dos objetivos e planos de ação        8

8 Considerações finais        9



1 Introdução

O presente estudo tem como tema a utilização da Matriz SWOT como ferramenta estratégica, onde foi feito um estudo de caso em uma empresa de recapagem de pneus, a Unique Rubber Technologies. No estudo será apresentado o conceito da matriz SWOT e suas quatro variáveis. É uma ferramenta usada para a realização de análise de ambiente e serve de base para planejamentos estratégicos e de gestão de uma organização. Nota-se que a utilização de ferramentas estratégicas hoje é considerada um fator importante no crescimento e desenvolvimento organizacional.

O mercado está cada vez mais competitivo e os clientes mais exigentes, e por isso as empresas buscam diversas estratégias para manterem-se competitivas. O objetivo geral deste estudo é demonstrar como a empresa utiliza o planejamento estratégico para atender as novas exigências e obter a liderança de mercado, captação, satisfação, retenção de clientes e rentabilidade.

O estudo apresenta os seguintes objetivos específicos:

  • Descrever a estrutura da matriz SWOT dentro de uma empresa de recapagem de pneus, levando em consideração suas quatro variáveis;
  • Como são determinados os planos de ação para cada variável (Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças);
  • Identificar e descrever o seu papel e a visão que ela possui acerca da sua importância;
  • Identificar os pontos fracos e fortes dessa ferramenta estratégica dentro da empresa.


 2 Descrição da empresa e mercado

A Unique foi criada em setembro de 2013, com a separação das operações da Tipler, fundada em 1975 em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre.

As operações de fábrica de borracha passam a se chamar Unique Rubber Technologies e marca de produtos para recapagem de pneus permaneceram com o tradicional nome Tipler.

A Unique possui ampla expertise na fabricação de  produtos de borracha. Situada na Avenida Parobé na cidade de São Leopoldo, sua unidade industrial conta com mais de 240 mil metros quadrados de área, dos quais 65 mil são dedicados à estrutura fabril, preparados para atender às mais variadas demandas do mercado de borracha com tecnologia de ponta e soluções eficazes que garantem maior qualidade e competitividade para os clientes.

Hoje a Unique é uma das maiores indústrias de borracha do Brasil, tendo como principal produto a banda de rodagem, que é utilizada pelos seus mais de 70 concessionários espalhados pelo país, prestando serviços de recapagem de maneira padronizada. A empresa possui uma completa linha de bandas de rodagens pré-moldados com uma extensa gama de larguras. A recapagem de pneus Tipler é responsável pela economia de recursos naturais, evitando que pneus velhos sejam jogados na natureza.


3 DIAGNÓSTICO Ambiental

A história da Unique/Tipler é escrita com base nestes conceitos: inovação e rentabilidade. Desde o início de sua operação, a empresa orientou suas atividades para buscar diferenciação em seu mercado, implantando novos conceitos e focando questões importantes aos diferentes nichos que atendia.

Em 23 de Abril de 1975, a Tipler surgiu como uma indústria de borracha com foco no setor de recapagem. Ao longo de sua trajetória, lançou mão de avançadas tecnologias e embasou seu trabalho em pesquisas a fim de desenvolver produtos e soluções únicas.

A inovação é uma constante na empresa, ela foi uma das primeiras do mercado a investir na recapagem a frio, que revolucionou o mercado de bandas de rodagem. Também chegou a frente em desenhos próprios, buscando, através de estudos aprofundados, desenvolver aplicações adequadas as principais demandas.

Hoje a Unique é uma das maiores indústrias de borracha do Brasil, tendo como principal produto a banda de rodagem, que é utilizada pelos seus mais de 70 concessionários espalhados pelo país, prestando serviços de recapagem de maneira padronizada.

A empresa possui uma completa linha de bandas de rodagens pré-moldados com uma extensa gama de larguras. A recapagem de pneus das marcas da empresa Unique é responsável pela economia de recursos naturais, evitando que pneus velhos sejam jogados na natureza.

Os produtos foram definidos para atender a uma necessidade de mercado, pois reduz consideravelmente o custo de manutenção do item pneu em uma frota, além de que irá atender diretamente o modal rodoviário, que ocupa no Brasil mais de 60% do mercado logístico.

As bandas de rodagens pré-moldadas da Unique, colocam-na como uma das maiores fabricantes do País neste segmento. Para alcançar o conceito de confiabilidade e desempenho quilométrico, foi necessário investir em consolidação de alianças existentes em sua rede de concessionárias e uma assistência técnica qualificada e atuante junto a parceiros e clientes.

Os obstáculos encontrados pela comercialização, foi um maior preço do produto em relação a concorrência, devido a utilização de matérias primas nobres na fabricação, porém o produto resultante terá maior qualidade, gerando melhores resultados ao cliente.

A empresa pretende atuar em todo mercado nacional com algo em torno de 20% de espaço no mesmo, tendo como concorrentes diretos: Vipal e Bandag.

Como diferencial competitivo, a empresa possui uma fábrica mais moderna, com equipamentos mais sofisticados, produtos com maior qualidade e desempenho do que os demais, porém isso torna o preço maior quando comparado com a dos concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (207.1 Kb)   docx (110.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com