TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia da Qualidade

Por:   •  26/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 5

Forum I -  Engenharia da Qualidade

Explique com as suas palavras os conceitos que estão sendo apresentados no documento lido

Analisando o documento lido, o histórico e a demonstração da elaboração de como a ferramenta do CEP surgiu e como é utilizada para solucionar problemas no processo da fabricação e auxilia gestores na tomada de decisão, contribuindo assim uma diminuição do desperdício de matéria prima e o melhor aproveitamento do insumo, garantindo a qualidade do produto, buscando aumento de lucratividade. O objetivo é apresentar a ferramenta CEP e suas aplicações dentro dos processos produtivos da indústria, de forma a auxiliar o controle diário e ampliar o conhecimento já existente dentro da mesma.

O Controle Estatístico do Processo surgiu meados de 1920 como gráfico de controle realizados por Water Shewhart (considerado como o pai da ferramenta). Após 1944, a Europa e Japão começaram a utilizar o CEP devido à produção em grande escala, sendo uma ferramenta eficiente, segura e prática para detectar os problemas ocorridos no processo produtivos.

Controle Estatístico do Processo (CEP)

Possibilita padronizar o processo produtivo para que não ocorram desperdício, por haver muita variabilidade em cada processo de fabricação dos produtos, utilizando esta ferramenta é possível controle e evitar que os produtos se tornem “sucatas” ou que ocorram retrabalhos; mostra diretrizes para resolução de problemas ocorridos durante a fabricação e também como se deve agir, assim possibilitando tornar atitudes econômicas e eficazes. O objetivo do controle estatístico é fazer com que o processo produtivo seja realizado de forma eficaz, reduzindo custos, aumentando a qualidade, a produtividade e competitividade da empresa no mercado.

Para uma melhor análise de dados é necessário conhecer bem o processo produtivos, o comportamento do processo, suas variáveis e problemas para tornar as ações necessárias. O controle estatísticos tem como base inicial e coleta de dados seguindo com outras ferramentas utilizadas pela qualidade como técnicas estatísticas, análise de interpretação de dados, comparação de desempenho, verificação de desvios para se controlar o processo através de ações de melhoramento e controle da qualidade de produtos e serviços e que tem como ferramenta básica usada, os gráficos de controles, cujas as funções são: monitoramento e variabilidade e avaliar a instabilidade do processo. Através dessa coleta é possível realizar análise criteriosa sobre o que foi encontrado.

Conceitos de Processo e de Variação

Em geral as características de um produto manufaturado apresentam variabilidade. Isto se deve a flutuações na qualidade dos materiais usados e de variações nas condições de operação do processo de produção.

Diversos fatores podem contribuir para a variação no nível de defeitos encontrados num processo. Podem ser, por exemplo, irregularidade no material utilizado na produção (não é perfeitamente uniforme), temperatura, manutenção do equipamento, estado físico dos operadores, etc.. Estes fatores, que podem ser identificados, chamam-se fatores particulares ou causas especiais de variação. Mesmo eliminando-se todos esses fatores particulares, o processo ainda irá produzir artigos defeituosos. Isto ocorre devido a existência dos fatores inerentes ao processo, os quais não são identificáveis. Quando se elimina um a um os fatores particulares de variação, o gráfico de controle mostrará somente a variação aleatória causada pelos fatores de variação inerentes ao processo. Neste caso, o processo será estável, ou, de acordo com a terminologia criada por Shewhart, o processo estará sob controle. O gráfico mostrará então um processo aleatório estacionário. Quando se consegue atingir a estabilidade, eliminando-se as causas especiais, pode-se construir os limites de controle, que delimitam uma região onde com uma grande probabilidade o processo irá operar. Estes limites determinam a chamada capacidade do processo.

Gráfico de Controle

No meu entendimento esse tipo de gráfico de controle ele tem como objetivo:

  1. “Mostrar evidências de que um processo esteja operando em estado de controle estatístico e dar sinais de presença de causas especiais de variação para que medidas corretivas apropriadas sejam aplicadas”.
  2. “Manter o estado de controle estatístico estendendo a função dos limites de controle como base de decisões”.
  3. “Apresentar informações para que sejam tomadas ações gerenciais de melhoria dos processos”.

Tipos de gráficos de controle

Existem dois tipos básicos de gráficos de Controle:

  • Gráficos por variáveis:
  • Gráficos [pic 1] e R  (média e amplitude)
  • Gráficos [pic 2] e S  (média e desvio padrão)
  • Gráficos [pic 3] e R  (mediana e amplitude)
  • Gráficos para [pic 4] ou [pic 5] Valores Individuais (X ou I) e Amplitude Móvel (MR)
  • Gráficos por atributos:
  • Gráfico p  (proporções não conforme)
  • Gráfico np  (unidades não conforme)
  • Gráfico c  (número de não conformidade por unidade)
  • Gráfico u  (taxa de não conformidade por unidade)

Benefícios dos gráficos de controle

Os gráficos de controle, ao distinguir as causas comuns das causas especiais de variação e indicar se o problema é local ou merece atenção gerencial, evita frustrações e o custo de erros no direcionamento da solução de problemas.

Ao melhorar o processo os gráficos de controle produzem:

  1. Um aumento na porcentagem de produtos capazes de satisfazer aos requisitos do cliente.
  2. Uma diminuição do retrabalho e sucata, diminuindo, consequentemente, os custos de fabricação.
  3. Aumenta a probabilidade geral de produtos aceitáveis.
  4. Informações para melhoria do processo.

Minhas Considerações:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com