TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Entrevista nas Seleções de Emprego

Por:   •  11/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 3

A entrevista nas seleções de emprego

A entrevista é uma fase de suma importância para quem busca um emprego, pois é através dela que o contratante terá a oportunidade de conhecer melhor os candidatos, suas habilidades, desenvoltura, interrogar sobre as informações relatadas no currículo ou mesmo avaliar sua apresentação pessoal, a qual não se trata apenas da roupa que a pessoa está usando, mas também sobre seu vocabulário, forma de se expressar e comportamento adequado.

Diversos especialistas contam o que costumam verificar na apresentação do candidato durante a entrevista, dando dicas simples como: não utilizar maquiagem e perfume fortes demais, utilizar roupas discretas, estar bem asseado, não utilizar acessórios que chamem muita atenção, dentre outras coisas que o bom senso pede. A ideia é que o mais aparente seja o conteúdo do entrevistado, ou seja, que suas habilidades profissionais a serem verificadas chamem mais atenção do que a sua roupa, por exemplo. Além disso, outro aspecto de suma importância, segundo os entrevistadores é a pontualidade, pois se o candidato não chegar na hora marcada nem mesmo na entrevista, como irá passar uma boa imagem? O atraso, mesmo que justificado, pode levar à ideia de irresponsabilidade, o que não é nada bom para uma primeira impressão.

Passada esta etapa, se o candidato chegou a tempo e bem apresentável, vem o momento decisivo, ou seja, a hora de conversar com o contratante. Geralmente se deixa claro já no primeiro instante que se trata de uma conversa, com o intuito de que o candidato se sinta o mais à vontade possível, visto que as entrevistas são temidas por muitas pessoas, principalmente pelas mais tímidas e podem colocar a perder excelentes oportunidades. Esta conversa visa obter maiores informações sobre o candidato, para que se saiba se o mesmo apresenta o perfil desejado para o cargo a que concorre.

De modo geral, perguntam-se quais são as suas principais qualidades, os seus principais defeitos, como é a sua melhor técnica para trabalhar em grupo, relatos de experiências de sucesso, dentre outros questionamentos que devem ser respondidos com a maior sinceridade possível, pois de nada adianta querer passar uma imagem de alguém que você não é, já que mesmo que consiga convencer o entrevistador (o que será muito difícil, visto que eles geralmente estão preparados para identificar candidatos que mentem) e conquistar o emprego desejado, logo a máscara irá cair e provavelmente você não passará da experiência na empresa que tanto almejou.

Sendo assim, vale ser sincero sempre e alguns dias ou mesmo algumas horas antes da entrevista buscar se preparar, recordando de suas principais ações de sucesso e mesmo aquelas que fracassaram, com o intuito de mostrar como você deu a volta por cima. Para quem não possui experiência na área, o ideal é ter também algo de bom para contar ao entrevistador, sejam projetos desenvolvidos na escola, pesquisas realizadas na faculdade ou mesmo boas iniciativas em seu estágio obrigatório ou remunerado.

Além disso, é importante lembrar que não é adequado dizer ao entrevistador que só está concorrendo à vaga porque precisa de um emprego ou porque o salário é alto. O que o entrevistador deseja é alguém que busque mais que um simples emprego, mas sim uma oportunidade de contribuir para a melhoria da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com