TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Equipe de Desenvolvimento do Produto IntensCare

Por:   •  16/7/2019  •  Resenha  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 5

Inicialmente, o caso em questão trata do Projeto IntensCare, um novo sistema de monitoramento remoto da empresa MediSys, utilizado em unidades de tratamento intensivo de hospitais.

MediSys Corp. foi fundada em 2002 nos Estados Unidos e desenvolvia, fabricava e vendia sistemas de monitoramento médico para o segmento hospitalar. A empresa mesmo que pequena em relação as que existiam no mercado, era muito lucrativa, devido aos seus dois primeiros produtos desenvolvidos, que foram os sistemas de monitoramento pulmonar e renal, que neste caso, foram muito bem-sucedidos. Havia um pensamento inovador em toda a empresa e várias iniciativas promissoras em diferentes estágios. Porém dois famosos concorrentes da empresa anunciaram que entrariam no mercado com produtos para concorrer com o IntensCare.

Art Beaumont foi contratado em janeiro de 2008 como novo presidente, com o intuito de aperfeiçoar o foco estratégico, reestimulando o crescimento acelerado, mas preservando ainda a cultura de inovação que acompanhou a MediSys desde o início. Beaumont criou um Comitê Executivo, englobando seus cinco subordinados diretos para, conjuntamente, criarem e implementarem uma estratégia para que o negócio crescesse rapidamente.

O desenvolvimento de produtos na MediSys era, anteriormente, sequencial: a concepção do produto vinha do pessoal de Pesquisa e Desenvolvimento, passando pelo Marketing e encaminhada para o Design e Engenharia de Software, que desenvolviam as especificações do produto e prosseguia para o grupo de Assuntos Regulatórios. Por fim, era encaminhado ao departamento de produção para fabricação e montagem do produto.

O IntensCare foi idealizado em setembro de 2006 por Aaron Gerson, e se tratava de um sistema de monitoramento de pacientes que coletaria dados de pacientes em UTIs e os colocaria num banco de dados eletrônico que forneceria um perfil integrado da saúde do paciente, enviando e-mails para os vários médicos e enfermeiros envolvidos no tratamento. A ideia foi desenvolvida por mais dois colegas da empresa, e em pouco tempo o grupo de desenvolvimento já estava organizado para informalmente iniciar o desenvolvimento.

Ao longo do ano de 2007, o mesmo grupo que iniciou o desenvolvimento do produto, iniciou pesquisas preliminares de desenvolvimento de pesquisas de mercado, e levaram a ideia para os líderes seniores da MediSys, para que um financiamento fosse negociado e dar continuidade no desenvolvimento do produto. Um capital de US$500.000 foi disponibilizado em julho de 2007 para o grupo utilizar no desenvolvimento do software e na engenharia do novo produto. Não foi um progresso rápido, pois as pessoas envolvidas frequentemente se afastavam do projeto para trabalhar em outras prioridades de suas áreas funcionais.

Um ano após o financiamento ter sido aprovado, Beaumont formalizou uma equipe central e a responsabilizou por acelerar o desenvolvimento do IntensCare. A equipe era formada pelos dois desenvolvedores iniciais do projeto, Aaron Gerson e Bret O’Brien. Jack Fogel, gerente de produção sênior e nomeado líder de projeto pela sua vasta experiência com produção na empresa; Dipesh Mukerjee, design de desenvolvimento de software; Karen Baio, para Assuntos Re gulatórios e Valerie Merz, encarregada de supervisionar o lançamento e gerenciar o P&L do novo produto. Beaumont tratava o projeto do IntensCare com senso de urgência e alocou mais verba, cerca de US$20 milhões para que houvesse mais tempo e menos erros, pois dois concorrentes anunciaram que lançariam sistemas semelhantes no mesmo ano.

Apesar dos esforços depositados, a equipe passou por diversos problemas, o prazo era curto e houve alguns impasses durante o desenvolvimento. O líder de desing, Mukerjee resolveu terceirizar o design e desenvolvimento de software para uma empresa na Índia, e em 2 de fevereiro de 2009 o software ainda não estava pronto. Bret também enfrentou problemas com a engenharia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com