TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EQUIPE DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO INTENSCARE

Por:   •  28/10/2019  •  Resenha  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

MEDISYS CORP.: A EQUIPE DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO INTENSCARE

Referências: ANNE DONNELLON / JOSHUA D. MARGOLIS

A resenha crítica a seguir trata do lançamento do produto IntensCare, da MediSys Corp, empresa norte-americana de capital aberto, fundada em 2002, com receita anual em 2008 de US$ 400 milhões, 1750 funcionários, responsável por fabricar equipamentos médicos. Seu sucesso e reconhecimento do mercado veio depois que lançaram dois produtos de monitoramento renal e pulmonar, com boa repercussão.

O produto que iria ser lançado é o Intenscare, um novo sistema de monitoramento remoto, para uso de tratamento intensivo em hospitais. Este era o projeto mais ambicioso da empresa em seus 10 anos de história. O investimento seria de US$ 20,5 milhões, com lançamento previsto para agosto de 2009.

Ao longo do processo de criação do produto, foi anunciado por duas grandes empresas, concorrentes diretas da MedSys, que lançariam um produto similar, concorrendo diretamente com o IntensCare. Por medo da ameaça, foi contratado no início de 2008 um novo presidente o Sr. Art, Beaumont que possuía um perfil agressivo e tinha como objetivo aperfeiçoar o foco estratégico – ao mesmo tempo, preservar a cultura inovadora, que já era característica da empresa, e também reestimular o crescimento acelerado na produção.

Em algumas semanas o novo presidente introduziu várias mudanças, manteve a estrutura funcional, porém criou um Comitê Executivo composto por seus 5 subordinados diretos: Os vice-presidentes de Vendas & MKT, de Pesquisa & Desenvolvimento, de Designer & Engenharia, Produção e de Administração. Seu maior objetivo com essa reestruturação era que trabalhando em conjunto, seria mais fácil para eles criarem e implementarem uma estratégia para que o negócio crescesse mais rapidamente. Ao longo dos primeiros meses ficou claro que sua equipe estava enraizada em seus antigos papéis e que essa mudança levaria mais tempo do que ele imaginava.

Simultaneamente, Belmont trabalhava na formalização do processo de desenvolvimento do produto, atuando com equipes multifuncionais para superar seus concorrentes com a aceleração do desenvolvimento do IntensCare. Em agosto de 2008 introduziu um sistema paralelo para desenvolvimento do produto, onde foi criada uma equipe central, formada por pessoas das áreas críticas, para que eles trabalhassem juntos do início até a fase final do projeto, eles tinham um líder central para gerenciar as atividades como um todo e servir como representante junto a Gestão Sênior.

Mesmo que a maioria dos funcionários tenham abraçado as mudanças das equipes multifuncionais, e o processo de desenvolvimento paralelo, o grande desafio era como atuar dessa maneira se os funcionários ainda trabalhavam em suas equipes funcionais e eram avaliados e supervisionados pelos seus gerentes. Além da necessidade de mudança dos executivos, que precisavam descentralizar as obrigações, confiando mais e dando autonomia para os seus subordinados.

O projeto IntensCare era urgente, dois concorrentes anunciaram sistemas de monitoramento semelhantes para o mesmo ano de lançamento. Dessa forma, o presidente alocou mais vinte milhões de dólares para acelerar o desenvolvimento do produto até agosto de 2009.

Os desafios eram inúmeros, os prazos estavam se esgotando e o cronograma de entregas não estava sendo cumprido. O projeto modular não estava formalmente especificado nem aprovado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com