TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Equipe de desenvolvimento do produto IntensCare

Por:   •  15/2/2018  •  Resenha  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU – ESPECIALIZAÇÃO EM LIDERANÇA E COACHING

Fichamento de Estudo de Caso

Aluno: José de Anchieta Fernandes Neto

Trabalho da disciplina PLANEJAMENTO NA CONDUÇÃO DE TIMES,

Tutor: Prof. BRUNO SOARES MACHADO

Disponível na biblioteca virtual do curso

2018

Estudo de Caso:

PLANEJAMENTO NA CONDUÇÃO DE TIMES

A equipe de desenvolvimento do produto IntensCare

REFERÊNCIA: DONNELLON, Anne. MARGOLIS, Joshua D. A equipe de desenvolvimento do produto IntensCare. Disponível em: Acesso em: 15 de fevereiro de 2018

O produto ItensCare foi um verdadeiro desafio para a organizacão MediSys Corp, mostrando a relevância do planejamento enquanto estratégia  com suas devidas etapas: elaboração, implantação e avaliação. Mesmo que de forma empírica, o ato de planejar é percebido como fundamental em qualquer situação que se pretenda alcançar um objetivo estabelecido e foi exatamente isso que ocorreu com a equipe do estudo de caso.

Após a contratação do novo presidente Art Beaumont, ele identificou a necessidade de criar equipes multifuncionais para a empresa atingir novos patamares. Com seus subordinados ele percebeu que os indivíduos possuem informação, fato que os permite enxergar o todo e isso os motiva a contribuir de forma interdependente. Esta mudança na empresa exigiu um novo tipo de liderança, ou seja, o desafio começava a partir dele mesmo.

O conceito de espaço participativo exige uma série de rompimentos de padrões. Dentre os principais, podemos listar: todas as decisões devem ser fruto da construção coletiva do consenso, o treino rotineiro do primeiro aspecto cria um ambiente de confiança entre os indivíduos, que culmina no conhecimento compartilhado pelo time, e permite que cada indivíduo reúna as condições necessárias para inovar e agir dentro de suas atividades e a prática da comunicação dialogada deve ser comum entre todos os integrantes, podendo ser estabelecida a qualquer momento por qualquer indivíduo e percebida por todos como algo positivo para o crescimento e o fortalecimento do time. Porém, time montado por Beaumont parecia estar indo contra todos estes requisitos do sucesso.

O time dependia da motivação de seus integrantes, no sentido de alcançar os objetivos propostos. Porém, o compromisso do time em alimentar a motivação de todos os integrantes não estava ocorrendo, frente às dificuldades estavam buscando culpados e não soluções. Apesar do comprometimento de todos quanto ao projeto, todos estavam sem um senso de direção. Faltava uma referência clara do caminho a ser seguido pelo time. Ou seja, os objetivos não estavam refletindo na razão de existir do time.

Apesar disso, o projeto estava avançando e Beaumont estava colocando em prática a verdadeira liderança: confiar na equipe. Pra mim foi um caso de sucesso, pois o resultado de um adequado planejamento na condução do time implementado, começa por um líder preocupado em extrair o melhor de cada indivíduo, formando um time de líderes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (194.3 Kb)   docx (213.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com