TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola Empreendedora

Por:   •  5/3/2017  •  Resenha  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  2.397 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS

Resenha do Livro: Livro Safári de Estratégia

Referência: MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Autor (a): Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel.

Data: 02/03/2017

Discente: Ana Cassia dos Santos Cardoso

Docente: Dr. Paulo Henrique Martins Desidério

Disciplina: Planejamento e Gestão Estratégicas Organizacionais

A Escola Empreendedora: A Formação da Estratégia como um Processo Visionário

No livro Safari de Estratégia, desenvolvido pelos autores Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand, Joseph Lampel, no qual apresenta uma abordagem com objetivo de entender as escolas de pensamento estratégias.

No entanto o capítulo 5 aborda Escola empreendedora é a 4ª escola do pensamento estratégico, no qual focalizou o processo de formulação de estratégia exclusivamente no líder único, destacando o conceito de visão, seu surgimento nasce da Economia assim como a escola de posicionamento, foi desenvolvida pela área gerencial e faz parte das escolas descritivas.

Henry Mintzberg elaborou a metáfora do pensamento estratégico como “ver”, ou seja, ver a frente, abaixo, para os lados, ver através e além.

Para a escola empreendedora centraliza a formação de estratégia em cima de seu líder que a torna mais flexível e disponível às mudanças. O líder deve ter a capacidade de visão multifuncional, saber para onde a empresa deve ir, ver o futuro de uma forma clara e mesmo com mudanças não sair do objetivo estabelecido. No entanto a visão estratégica de uma líder é fundamental para a organização, pois a falta dessa visão desorienta a organização e os seus membros quanto às suas prioridades.

Conforme Mintzberg (2000) há quatro personalidades empreendedoras que atuam na formulação da estratégia organizacional sendo a geração de estratégia é dominada na busca de novas oportunidades, predomina que os problemas devem ser resolvidos imediatamente; organização empreendedora realiza a centralização do executivo principal por serem capaz de guiar a organização com ações ousadas; a geração estratégica na empresa que significa dar grandes saltos para frente e o crescimento que é a meta de toda e qualquer organização empreendedora, em que o empreendedor está sempre motivado pela necessidade de realização.

Surge as premissas da escola empreendedora, destaca-se a estratégia que existe na mente do líder como perspectiva como uma visão de futuro da organização, a formação da estratégia é semiconsciente, enraizada na experiência e na intuição do líder, possibilidade de conceber a estratégia ou a adotar de outros, o líder promove o controle pessoal da implementação para ser capaz de formular aspectos específicos, caso necessário, a organização  é igualmente maleável uma estrutura simples e a estratégia empreendedora tende a assumir a formar de nichos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (96.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com